Velho Hippie - Trabalhos em Madeira

Por: Velho Hippie  

Em: 01/07/2010 16:35

Olá menino Juliano! Fico Muito Agradecido pelo teu elogio (Aliás eu é que devo te elogiar e parabenizar pelos trabalhos postados no teu blog, pois desde que iniciei a leitura dos posts no fórum imediatamente acessei teu link para conhecer teu trabalho e devo concluir de forma simples e sucinta: EXPETACULAR!!!). Declaro que até fiquei tentado a te enviar uma MP, pelo fato de morarmos na mesma cidade, mas pensei: "O cara é fera no que faz!".... "É Moderador no fórum!"... "Nem vai ligar para minha mensagem"... Mas.... São encontros e acontecimentos como este que me fazem acreditar a cada dia no sonho de REALI-Zar meus anseios. Fiz minhas primeiras postagens neste fórum na seção "Buteco" (não tenho nem idéia do por quê este título me atraiu...). E positivamente incentivado pelo menino T-Rex resolvi criar este tópico para demonstrar o início dos meus trabalhos e "tentar me encontrar" ou seja DESCOBRIR o melhor caminho a seguir. Acredito que agora ficou mais claro a linha de trabalho que desejo seguir, mas devo ser muito sincero: As dúvidas ainda giram e rodopiam tresloucadas em torno deste pequeno cérebro desgovernado que sou EU! No entanto, apesar de cada vez mais perdido (porém cada vez melhor amparado) acho que começo a expressar de forma mais clara a dualidade da situação... - Não pretendo utilizar qualquer forma de animação. - Não tenho necessidade de renderização. - Não utilizarei texturas ou materiais. - Não há necessidade de iluminação. O resultado da modelagem que busco é estática, plana (porém volumétrica???)... Hehehehe! Estou vendo que vou ser xingado já, já! Peço desculpas aos meninos, mas é que ainda não domino os termos corretos do mundo da "Modelagem 3D". Espero não ter confundido ainda mais! Grande Abraço e Muita PAZ!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro
caraca, mto loko isso! piro nessas artes. cara, esse é o forum para vc! aki, todas as suas duvidas serão respondidas! meus parabens pelo projeto e o seu sonho, que já tem lindas formas! tenho certeza q tu vai bem longe! grande abs!
http://www.rodrigojinks.com
hehe... é, como o jinks falou, vc realmente está no lugar certo, rsrs n encontrei em nenhum lugar da net um site até hj (nem do Brasil nem de fora) um fórum onde os usuários sejam tão solícitos a nos tirar dúvidas e em ajudar. Digo por experiência própria, sou autodidata em 3d e praticamente tudo o que aprendi foi nesse fórum (é literamente uma escola para mim, rsrs) vamos la... bom, no zbrush existe uma expressão que define mais ou menos isso (2.5 D)... modelos com volumes 3d mas não totamente tridimensionais (com uma base plana, assim como as que vc precisa, pelo fato da maquina só esculpir de cima para baixo, certo?). basicamente não tem diferença! rsrs. as tecnicas de modelagem serão sempre as mesmas, não importa qual software é, o que muda é a ferramenta. como vc disse que vai usa o blender, bem, não é bem o soft mais usado, talvez seja um pouco mais dificil achar pessoas aqui no fórum para tirar duvidas e tutoriais, mas sempre tem pessoas que usam. Se vc optar pelo 3ds max acho que vc vai encontrar muito mais conteúdo e pessoas para ajudar, pois ara ele existe muito conteúdo de estudo. mas seja qual for o primeiro passo é conhecer a interface, se familiarizar com o soft e conhecer esses conceitos básicos do 3d. vou te passar alguns links aqui da 3d1, usam o software 3ds max, mas fala basicamente sobre técnicas aplicaveis em 3d em geral. http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15639 http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14662 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=22738 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=16148 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14575 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14568 espero que ja ajude um pouca, técnicas de modelagem via de regra são aplicáveis em qualquer software, ter essa noção de como se obtem os modelos é sempre válido.
olá Meninos! Jinks = Já não tenho dúvidas de que o conteúdo do fórum e a ativa participação dos membros só me levarão à uma direção: Em Frente! Agradeço tuas palavras de apoio e incentivo. T-Rex = Também sou um AUTODIDATA por natureza ou pela FORÇA dela (instinto de sobrevivência) sabe-se lá.... Vou deixar para comentar sobre minha história de vida e formação acadêmica mais tarde, assim evito citações e julgamentos plausíveis. :) Agora vamos ao que interessa (para mim, hahahaha!!!!).... Acho que você está realmente entendo meu dilema. O conceito talvez seja exatamente o 2.5D pois a minha intenção é simular o tridimensional em uma base plana mas ainda assim com profundidade (não em proporção real). Ou seja: É o que se conhece por "bass-relief", "high-relief" ou "carving method". O que tenho me questionado é se devo modelar um personagem em sua proporção real em todos os ângulos (360 graus) e depois extrair somente um angulo de visão (frontal, lateral, etc...) e retrabalhar este para criar meu relevo usinável, ou devo me concentrar em desde o início modelar a forma final? Talvez eu não esteja conseguindo me expressar de forma correta ou talvez esteja simplesmente perdido mesmo.... Afinal acontece, hehehe! Até pensei em utilizar programas como o Make Human e Poser para criar os meus personagens e depois eu poderia trabalhar sobre estas formas para modelar os relevos que desejo. Quanto a adotar o Blender e ele não ser um padrão de mercado, realmente já percebi isto. Mas acho que a ferramenta não é o problema ou o entrave neste momento, me atrevo a pensar que minha busca é pelo encontro da técnica ou do caminho ideal. Desde já esclareço que estou me sentindo o verdadeiro CHUPA-CABRAS pois parece que só vim aqui para colher o fruto que preciso e depois PUFFF.... Desapareço! Reforço à todos os meninos que me disponibilizo integralmente à comunidade, pois tenho acompanhado, lido e estudado cada novo tópico do fórum desde que me cadastrei. Só não tenho participado, respondido, opinado ou criticado porquê ainda não tenho qualquer conhecimento ou embasamento para tal. Espero que de alguma forma minhas dúvidas possam gerar novas inspirações à todos os participantes! Grande Abraço e Muita Paz!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Cara, eu conheço esses dinossauros aí heim!! hehe Trabalhei numa empresa que tinha máquinas de corte laser, lembro de ter cortado vários dinossauros desse em chapas de inox de 1,5mm também cortamos mosquitos, aranhas, borboletas e águias, vantagens de se trabalhar a noite, hehe.... Tenho um conhecido aqui na cidade que fabricou uma CNC também, lembro que meu pai quem fez toda a parte de usinagem pra ele, estrutura, eixos, suporte das fresas, etc.... Ele acabou vendendo depois e perdemos um pouco o contato e não sei como andam os projetos dele no momento.... Sinto não poder ajudá-lo no momento em relação a suas dúvidas, mas sei que estudando juntos poderemos estar sempre nos ajudando mutuamente.... Abraços e sucesso...
Cara, parabéns pelo seu trabalho, muito legal! Já passou pela idéia de trabalhar com maquetes físicas para construtoras tb? É uma boa oportunidade, se eu tivesse uma maquina dessas não pensava duas vezes. Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho!
Portifólio:
www.studioup.net.br
Velho Hippie, Parabens pelo seu trabalho muito legal, sempre achei interessante essa parte de CAM, poder tornar "REAL" o que só está no PC. Vai enfrente amigo, concerteza o pessoal do forum vai te ajudar. Vi que vc citou o 3ds max e o Rhino, cara o Rhino é *oda tb, modelagem absurda baseado em calculos matematicos ele gera formas inacreditaveis.A base dele e a modelagem em NURBS.( ou seja em curvas, ele usa curvas para gerar surfaces) O 3DS MAX é o soft 3d mais usado do mundo então despensa apresentações. O forte da modelagem dele é a poligonal.Ou seja baseada em vertices arestas faces... Como citaram ae o Z-Brush soft de escultura digital também pode ser legal para vc ....modelagem dele é organica.....utradelalhista. Uma dica: Entra na seção de tutoriais do site aqui...vc vai encontrar ótimo tutoriais bem completos de todos esses softs Abs!!!
Olá Meninos! Hugo = Agradeço suas palavras. É bem divertido cortar os dinos não é? Com certeza aprendemos um pouco a cada dia e estudando em grupo é muito mais fácil e prazeroso. Bergiliano = Sobre atuar com a montagem de maquetes físicas é uma possibilidade sim. É óbvio que não tenho qualquer experiência ou prática para tal, mas como em tudo o que manda é estudar, praticar e adquirir experiência. Vou fazer um estudo sobre este mercado aqui na região e quem sabe os participantes mais experiêntes aqui de Curitiba não possam dar algumas sugestões? Como já expressei existem muitas possibilidades para atuar com uma máquina como esta. Quem sabe não surge uma oportunidade de parceria ou algo assim? Saulo = Realmente o que me encantou no processo CAD/CAM foi justamente a possibilidade de materializar as criações, hehe... Pois é, como comentei não tenho nenhum conhecimento sólido em quaisquer destes programas, mas tenho brincado um pouco com eles. Não sei se tu chegou a assistir o vídeo da cnc usinando que postei, a vinheta de entrada eu criei no Max. É óbvio que foi apenas uma brincadeira despretenciosa e totalmente amadora, mas foi muito divertido fazê-la para exercitar. Quanto ao Rhino é realmente muito bom e dediquei um pouco mais de tempo no estudo dele, lendo as apostilas e assistindo alguns tutoriais em vídeo. O projeto da minha CNC foi todo modelado nele. Posto algumas fotos para exemplificar: A primeira e a segunda foto são os desenhos dos mancais que criei para a sustentação dos fusos, projetei no Rhino, modelei em MDf e massa epoxy, fiz os moldes em silicone e moldei em resina poliéster. A terceira foto são os mancais já prontos. A quarta e quinta foto mostram o projeto da parte que chamamos de "Movimento Composto" e na sexta foto uma das etapas de montagem desta parte. Bem, quanto a decisão de optar pelo Blender é porque realmente me identifiquei com ele, achei simples e funcional mas extremamente poderoso para o que necessito. Claro que dedicando mais tempo em um programa com maior mercado, como o Max as oportunidades tendem a aumentar, mas vou tentar dar um passo de cada vez, hehehe... Vejo que independente da ferramenta escolhida, o fundamental é praticar e aprimorar meus conhecimentos em desenho e escultura tradicional e desenvolver as técnicas para transpor ao 3D. Então é isto.... Estudar, estudar e estudar, hehehehe...... Quero ver se consigo modelar alguma coisa básica no Blender hoje a tarde e depois posto para exemplificar as minhas necessidades. Grande Abraço e Muita PAZ!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Boa Noite Meninos! Espero que todos tenham tido um Feliz Natal e aproveito para registrar o mais sincero desejo de que 2011 seja um ano repleto de Saúde, Paz e Realizações! Tenho certeza de que os estudos, projetos e trabalhos conquistados neste ano que finda serão o fomento para iniciar o novo ano com sonhos e metas ainda maiores. Agradeço à todos os meninos, companheiros e amigos pelo acompanhamento, pelas críticas e incentivos! Espero poder retribuir cada palavra e cada ação, com ao menos a mesma intensidade! Grande Abraço e Muita PAZ!!! Elton "Velho Hippie" Ribeiro Reali-Z - Arte e Decoração Curitiba - PR
Olá Velho Hippie, Parabéns pelos trabalhos realmente são ótimos! :D Achei esse blog tem muitos tutoriais do blender: http://blendertotal.wordpress.com/ (Se não puder podem apagar :) ) E Feliz 2011! :D
O Alquimista3D http://alquimia3d88.blogspot.com.br

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716859.

Total de membros registrados: 142967

Últimos membros registrados: paulovini0315, RootzCollagen, VultrioxTrimmer4355, CAMILA CHAGAS, JunikoAbreu, Thales_T3, ErexivaKapseln355, ArthryonHeat.

Usuário(s) on-line na última hora: 258

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.