Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Alexandro   Cascavel - PR
An3dre   Araras / SP - SP
cristiano.porfirio   Indaiatuba - São Paulo

Portfólios Ver Mais

batata25   padre miguel
Marcleiramos   Catu-BA - BA
flauretti   São Paulo - SP
ricardorr   South River / NJ - USA

Viola Caipira.

Por: tK  

Em: 03/05/2014 03:16

Olá galera, praticamente terminei a modelagem da viola, faltam agora pequenos ajustes e já estou me esforçando para conseguir mapear / texturizar corretamente, além das configurações de luz. Aqui está ela, até o momento:

Qualquer crítica e comentário será muito bem vindo !

Abraços,

// Tukith
Bela modelagem Tukith,
So ilumina mais um pouco esse lado direito.
Vamos esperar a texturizacao, ta ficando joia!
Muito obrigado JoaoFreitas !

Farei isso, trabalharei em uma iluminação melhor, e estou tentando, um dia eu consigo texturizar corretamente ! Haha.

Abraços,

// Tukith
A modelagem esta ótima Tukith, bem detalhada, parabéns cara!!

Vamos aguardar as etapas de texturização, iluminação e render final.

Grande abraço!
Muito obrigado Helio, fico feliz que tenha gostado !

E agora a primeira versão texturizada. Apenas um pedaço eu utilizei o Pelt para mapear, o resto apenas apliquei a textura e selecionei o melhor modo com o UVW Map. Utilizei materiais prontos do Max e algumas texturas que achei na internet. Não mudei muito a iluminação pois não sei bem o que fazer. E sobre as texturas, não tenho conhecimento ainda para arrumar direitinho, além de não conseguir encontrar boas texturas para a viola. Estou perdido, não sei o que fazer para melhorar as texturas / adicionar um brilho de verniz. Como eu faço para adicionar um verniz por cima da madeira, alguém poderia me dar uma luz ? Bom, aqui está a imagem:

Qualquer crítica e comentário será muito bem vindo !

Abraços,

// Tukith
Qual render você usou?
Abraços, Jorpaes
Pro caso do verniz, é questão de \'brilho\', pra alterar essa questão nos shaders, vc vai ter que alterar os parametros de \"gloss\" ou \"glossiness\"..

O \'shading\' é uma razão matemática segundo a qual a luz vai \'pintar\' um objeto.. É como a luz vai se dispersar sobre o material, etc.. Cada tipo de material vai ter um shading em especifico, e o material Standard tem shaders classicos do Scanline (metal, blinn, etc..)..

Tente usar um faloff pro glossiness, inicialmente, num shader do tipo phong ou blinn.. Se não der muito certo tenta num com shader strauss.. Pode também tentar usar, pra quaisquer desses shaders, um mapa de glossiness também o q fica bastante bonito..

Num material do V-ray, por exemplo, é bom usar um mapa de glossiness pra madeira..

Um bump bem sutil fica bem aplicado nesses casos algumas vezes, mas aí tem q testar caso a caso, etc..

Você também pode usar um material como \'base\' e outro material como \'verniz\'(laca), com o material do tipo \"Shellac\".. esse material tem o \'blend aditivo\' que é pra fazer coisas desse tipo mesmo..

@obs (sobre a Laca): O \'verniz\' pra madeira, mais antigo, celebre e conhecido é a Laca-Indiana, ou simplesmente laca.. A laca é uma secreção do inseto-da-laca (\'she lac\' ou \'shellac bug\').. É um tipo de cochonilha que come a seiva da planta e \'secreta\' (ela evacua isso, hehe) o verniz.. Mas a cochonilha da laca é tão \'gulosa\' que ela nunca para de \'comer\', então o que acaba ocorrendo é que ela deixa (ex: \'ela evacua\'(ex: ela \'cága\')) uma camada de até 4cm de \'laca\', como \'casquinha\' na planta, depois de ela ter \'empesteado\' a planta.. Comercialmente se aproveita essa \'gulodice\' da cochonilha da Laca.. Se deixa ela prosperar em plantações de arvores mais propicias pra ela (inseto da laca) e então se \'colhe\' a Laca, evacuada pelos insetos da Laca..

Ela (a laca) colhida já está endurecida e necessita dissolução pra ser usada em obras de arte e mobiliário.. Essa laca tradicional é conhecida como \'Laca\' ou como \'Laca-a-asa-de-barata\' (pq a laca endurecida se desprende em floquinhos, que se assemelham à asas de barata.. engraçado né XD..).. No caso se usa dissolução classica (Alquimica) em alcool ou Oleo preparado para o fim..

(a laca dissoluta em oleo ou alcool se aplica no mobiliario, e então o proprio oxigenio do ar reage com ela a endurecendo, e provendo qualidades de \'glossiness\' e de toque bastante agradáveis.. É o \'top do top\' pra madeira.. a Laca Tradicional... mas a Laca (tradicional) é \'delicada\' e sucetivel a risco e humidade.. apesar de que vc pode aplicar a laca novamente, em cima de um movel já desgastado.. A Laca é facil de aplicar, mas meio \'chata\' ou \'laboriosa\' uma vez que é mandatório se esperar uma \'demão\' secar perfeitamente antes de aplicar outra... Hoje em dia, é bastante popular em móveis de \'altissimo padrão\' se por INUMERAS camadas de laca, de maneira a se suavizar cantos, em móveis de madeira, de maneira a que o movel inteiro pareça \'feito numa peça só\' (de madeira)... De uma maneira que vc venha a compreender bem imediatamente, a \'resina\' que sempre falam, no acabamento de violões e violinos, é a Laca =D.. então pesquise um pouco sobre o aspecto dos acabamentos com a Laca tradicional.)..

Convém, nesse parêntese, expor que a Laca é o Verniz Primeiro, foi o primeiro verniz de todos, usados desde a China (antiga) e antigas civilizações da India do Saraswati Védico (a mudança de curso do Rio Saraswati, no Oriente, marca a \'mudança\' de uma era anterior, para a nossa)..

(ex: Uma obra de arte em madeira, pintada e tratada com a Laca, é capaz de durar para sempre. Tendo-se o cuidado de se fazer a \'manutenção\' da Laca (com o tempo, a propria atmosfera vai corroendo a \'resina\' (a laca), mas a laca tem uma manutenção bastante facil (\"a \'resina\' cai \'automaticamente\' nas falhas\", talvez essa seja a vantagem mais imediataente perceptível na Laca..))

Lakh, em indiano antigo, equivale aproximadamente ao valor de Cem Mil.. A palavra \'laca\' também tem esse viés, de vc poder proveitosamente usar milhares de \'demãos\' caso seja necessário ou estéticamente proveitoso..

(obs da obs (científico apenas): Não sei se é uma \'cochonilha\' mesmo e tal.. é q acontece q já \'genocidei\' populações inteiras de cochonilhas nas minhas pet-plantinhas.. E o que ocorre é que as cochonilhas têm mesmo esse comportamento.. Elas comem sem parar mesmo e vão \'evacuando\' um óleo mesmo, a cujo proprio toque parece verniz, mas um verniz ou óleo de toque agradável mesmo hehe.. é.. e eu nem sou roceiro. só gosto de cuidar duma plantinha mesmo =3.. (ex: minha mão ficou \'agradavelmente envernizada depois de eu ter genocidado as cochonilhas duma planta minha :)\')..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Jorpaes, estou utilizando o Mental Ray.

ScreamingFox, muito obrigado pela luz ! Seguirei suas dicas e veremos o que consigo.

Espero postar um novo render entre hoje e amanhã, com o resultado alcançado.

Abraços,

// Tukith
O violão é uma temática bastante apaixonante pra se fazer (modelar/renderizar/etc..).. Espero que toque alguma coisa pra comemorar, num violão ou viola, depois de ter \'matado\' essa aí, nem q seja um \'greensleeves\' XD, :)..

Na cidade do meu pai.. tem um violeiro-professor (creio q um mestre dessa arte e tal, etc..) de um sitio na area da \'roça\'.. Quando vou pra cidade do meu pai eu \'apareço\' lá, proximo à cerca dele, e fumo um cigarro (feito, q nem os roceiros faziam, etc.. XD), com a minha típica \'cara-de-mau\', e me apoiando num caibro da cerca, enquanto o ouço improvisar.. Ele sempre tá tocando uma coisa random.. Mas por ter uma grande proficiência nos tempos e intervalos-de-notas, qualquer coisa que ele toque tem aquele caráter melodioso, acometido de caráter apaixonado e quase apaixonante, típico de uma viola-sertaneja.. Então fico olhando ele com uma cara-de-mau, e ele com uma cara meio desafiadora, como se eu fosse um tipo de \'demônio-estranho\' (até pq é meio raro eu aparecer lá.. mas o que ocorre é que eu curto muito mas tenho até timidez/vergonha de ir falar isso pra ele e tal =3..), e então eu saio do angulo de visão dele e ele fica olhando pros lados.. é uma relação bastante interessante.. Mas aí dá até pena de conversar com ele, e quebrar essa \'fantasia\' e tal.. heuhueuhue.. =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Haha, eu não toco nenhum instrumento, mas achei que seria legal modelar uma hehe. Tenho vontade de tocar algo, mas não tenho paciência para aprender kkk.

Abraços,

// Tukith

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1186, sendo 11 membro(s) e 1175 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.