A modelagem a mim também me parece muito boa..
Só achei que os materiais, pro caso de render, estão meio crús.. Acho q se daria pra obter muito mais que o q vc conseguiu, nessas imagens e, inicialmente ou \'de maneira inicial\' (inicialmente pode querer dizer também \'de maneira mais facil\', etc..mas não é, de exata certeza, o caso propriamente dito...), diretamente, dando uma trabalhadinha a mais nos materiais...
Pra madeira com verniz ou laca (o que é o mais comum ou \'tradicional\' (essa \"laca\" pode ser a laca mesmo ou um primer sintético mais costumeiro, etc..) vai ser uma das vias mais fáceis de obter o efeito, uma aplicação de um material do tipo \'Shellac\' (q tem uma \'logistica\' = Material e \'Verniz\'(a laca (\"Shellac\" quer dizer \'laca\', literalmente)..)..
@Resumen: \"Laca\" é uma \'resina\', no caso da laca realmente, é o q vc pode chamar de \'resina natural\'... A Laca é o primeiro \'primer\' conhecido da humanidade.... (\"Primer\" aí, no caso, entenda como algo que é feito pra, tanto conservar as obras de arte em madeira, quanto pra as embelezar.. A resina vai \'negar\' (num sentido um tanto lógico (não deveria ter usado essa palavra.. veja essa palavra (negar) num sentido um tanto didático) até certo ponto o decaimento (\'decaimento\' eu to falando o apodrecimento, ou, em termos puramente estéticos, a degradação típica do material..)..
E, \'pior\' (ou.. melhor, realmente =D..) é que os materiais(\'/mapas procedurais típicos de se usar\' nesses(as)) \'logisticos\'(no caso \'as\') de blending típico desse tipo \"Blend, Mix, Shellac, Composite,\" etc..Vão servir desde um render com Scanline... Vc vai poder usar esse tipo de material com blending típico em qualquer renderizador :)..
@edit: Ah... Mas é claro... eu nem tinha pensado na questão cênica pura.. :)..
Ouça essas duas musicas, de maneira intercalada ou não, na concepção dos materiais e direção de cena do seu render:
https://www.youtube.com/watch?v=HDMcuCSBvvw
E também né.. perceba uma questão, um tanto simplistica e também, um tanto quanto \'mistificada\' (pessoal mistifica mesmo varias questões (talvez eu, do jeito que escrevo, deixo de uma maneira \'mistificada\' também.. hehe.. por questões muito mais poéticas XDD).. mas isso é pq eles mesmos n manjam muito realmente (quem manja faz (e explica) as coisas facil..)), no que tange aos materiais (e qualquer outra coisa..).. Medite um pouco ouvindo essas musicas algumas vezes e vai conceber de maneira um pouquiiiinho melhor, levando-se em conta o que eu disse também o que eu falei, deixe um pouco que a cena \'ilumine\' o seu ambiente, e deixo que o seu objeto, com as características dos materiais dele, \'ilumine\' um pouco também à sua cena.. Isso envolve coisas realisticas e não-realisticas, pra vc obter uma \"imagem realista\", vc vai articular as tecnitas realisticas e não-realisticas.. Lembrando que, \"realista\" é diferente de \"realistico\"... Vc vai poder perfeitamente articular as tecnicas \'não realisticas\' pra se obter um resultado final \'realista\'.. etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..