Oi Márcio, tudo bem?
Eu não costumo postar aqui no fórum de imagens e nem analisar as imagens das pessoas porque fico constrangido de apontar problemas, também é complicado comentar de uma pessoa e não comentar dos outros por ser o administrador do site.
Mas como você esta pedindo ajuda lá na seção de dúvidas para melhorar suas imagens e agora postou esta pedindo uma análise, vou tentar explicar as coisas que me chamaram a atenção por quebrar o realismo.
A primeira coisa que notei foi o céu, muito azul e muito saturado, completamente diferente da iluminação do ambiente, isso destaca muito na cena porque na realidade o céu sempre fica bem claro quando a foto também pega o chão, o céu só fica bem azul quando a câmera pega apenas ele, pois dai a exposição é ajustada para a intensidade do céu e não para a intensidade do chão.
Eu fiz um ajuste rápido e bem porco no Photoshop apenas para você sentir a diferença na imagem como um todo com o céu na cor certa.
Como a imagem HDR que usou de fundo está muito mais forte e saturada do que o normal, o gramado ao fundo também ficou muito verde e muito intenso, destoando do gramado em frente da casa, então, eu também editei ele no Photoshop para aproximar da cor do gramado da casa.
O gramado da casa também está muito homogêneo, eu apliquei um Noise para variar um pouco, mas não é suficiente, precisa ter variações de cores nas folhas da grama e também nos chumaços de grama, pois todos estão exatamente iguais, da mesma altura e com a mesma cor, isso quebra o realismo.
Ainda senti a falta de um sombreamento secundário na fachada, como um Ambient Occlusion, a impressão é que não tem GI na cena, apenas um Ambient Color igual era feito antigamente antes de existir GI.
O GI ajuda a refletir a luz na cena e gera sombreados suaves nas quinas côncavas dos objetos, mas na sua imagem não tem nenhum sombreado deste tipo.
Eu coloquei um pouco de sombra manualmente com o Burn Tool do Photoshop, um serviço bem porco mesmo e ficou tudo torto porque não tenho Tablet, foi na mão com o mouse, mas é só para você sentir como este sombreado nas quinas ajuda a dar profundidade na fachada e aumenta os detalhes da imagem.
Isso pode ser devido as configurações de Render que estava usando, segue aquelas dicas que o Fernando Cunha e eu demos no seu tópico sobre qual programa usar em maquete, acho que vai melhorar as sombras.
Por fim, precisa prezar por todos os detalhes, o asfalto está muito cinza e muito homogêneo, imagino que queria melhorar com aquele SBS que me enviou, mas não deu, eu indiquei outro asfalto para você lá naquele tópico.
A sarjeta também precisa de um material mais realista de concreto e mesmo de uma modelagem mais detalhada, mostrando os blocos e com cantos arredondados, pois está mais próxima da câmera e vai aparecer estes detalhes.
Note na minha imagem que eu fiz uma gambiarra para adicionar o escoadouro de água junto da sarjeta, tem que reproduzir todos os detalhes da realidade para ficar realista.
O realismo é obtido quando cada detalhe da cena estiver perfeito, então, o mais importante é caprichar muito nos detalhes.
Abração e tudo de bom.
André Vieira