Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Claudio   Vila Velha ES - AC
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Rafael Reis   Rafael Reis - AC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE

Portfólios Ver Mais

andre.denzel   Sao Jose dos Campos
Homerj   Santo André - SP - AC
eromario   Juazeiro/BA - PE

Casa pra análise I

Por: MarcioBottega  

Em: 16/08/2019 21:10

3DSMax e V-Ray
Cara, eu sugiro nunca colocar o que é branco 100% branco; o material mais branco é neve e não chega no talo do que o programa te permite, por isso deixa tudo meio estourado.
cara, acho que falta melhorar um pouco no GI da cena, e também nos materiais. Não é que esteja ruim, mas dá para melhorar um pouco mais aí.

acho que na imagem de fundo que poderia diminuir um pouco na saturação por causa daquele verde que está quase fluorescente.

dentro da casa poderia ter mais objetos. Tá parecendo muito vazio os cômodos.

acho que ficaria melhor se tu tirar essas pessoas. Elas não parecem estar em resolução muito boa.

gostei do gramado.
Ficou  bacana.
Dae galera.
Valeu pelos comentários.
Estou colocando mais objetos no interior.
Quanto ao branco, eu nunca coloco branco total. o que acontece é que o sol estoura um pouco as cores.
Segue um UP
Abraço
Oi Márcio, tudo bem?

Eu não costumo postar aqui no fórum de imagens e nem analisar as imagens das pessoas porque fico constrangido de apontar problemas, também é complicado comentar de uma pessoa e não comentar dos outros por ser o administrador do site.

Mas como você esta pedindo ajuda lá na seção de dúvidas para melhorar suas imagens e agora postou esta pedindo uma análise, vou tentar explicar as coisas que me chamaram a atenção por quebrar o realismo.

A primeira coisa que notei foi o céu, muito azul e muito saturado, completamente diferente da iluminação do ambiente, isso destaca muito na cena porque na realidade o céu sempre fica bem claro quando a foto também pega o chão, o céu só fica bem azul quando a câmera pega apenas ele, pois dai a exposição é ajustada para a intensidade do céu e não para a intensidade do chão.

Eu fiz um ajuste rápido e bem porco no Photoshop apenas para você sentir a diferença na imagem como um todo com o céu na cor certa.

Como a imagem HDR que usou de fundo está muito mais forte e saturada do que o normal, o gramado ao fundo também ficou muito verde e muito intenso, destoando do gramado em frente da casa, então, eu também editei ele no Photoshop para aproximar da cor do gramado da casa.

O gramado da casa também está muito homogêneo, eu apliquei um Noise para variar um pouco, mas não é suficiente, precisa ter variações de cores nas folhas da grama e também nos chumaços de grama, pois todos estão exatamente iguais, da mesma altura e com a mesma cor, isso quebra o realismo.

Ainda senti a falta de um sombreamento secundário na fachada, como um Ambient Occlusion, a impressão é que não tem GI na cena, apenas um Ambient Color igual era feito antigamente antes de existir GI.
O GI ajuda a refletir a luz na cena e gera sombreados suaves nas quinas côncavas dos objetos, mas na sua imagem não tem nenhum sombreado deste tipo.

Eu coloquei um pouco de sombra manualmente com o Burn Tool do Photoshop, um serviço bem porco mesmo e ficou tudo torto porque não tenho Tablet, foi na mão com o mouse, mas é só para você sentir como este sombreado nas quinas ajuda a dar profundidade na fachada e aumenta os detalhes da imagem.

Isso pode ser devido as configurações de Render que estava usando, segue aquelas dicas que o Fernando Cunha e eu demos no seu tópico sobre qual programa usar em maquete, acho que vai melhorar as sombras.

Por fim, precisa prezar por todos os detalhes, o asfalto está muito cinza e muito homogêneo, imagino que queria melhorar com aquele SBS que me enviou, mas não deu, eu indiquei outro asfalto para você lá naquele tópico.

A sarjeta também precisa de um material mais realista de concreto e mesmo de uma modelagem mais detalhada, mostrando os blocos e com cantos arredondados, pois está mais próxima da câmera e vai aparecer estes detalhes.
Note na minha imagem que eu fiz uma gambiarra para adicionar o escoadouro de água junto da sarjeta, tem que reproduzir todos os detalhes da realidade para ficar realista.

O realismo é obtido quando cada detalhe da cena estiver perfeito, então, o mais importante é caprichar muito nos detalhes.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito Obrigao André
Valeu pelas dicas preciosas!
Abração!
GI
Cara,
agora que tu mostrou as configurações que você está usando, Sobre essa questão de sombreamento de GI que o André disse, tu pode melhorar isso habilitando o Detail Enhancement. Ele funciona de forma parecida com Ambient Occlusion, porém respeitando a iluminação da cena (algo próximo do Exact AO do falecido MR, com leve diferença de como é feito os cálculos).

Usando Detail Enhancement você não precisa manter o Irradiance Map em High. Tu pode deixar, no máximo, no Medium ou até Low mesmo. Mas aí tem que testar pra ver.

Agora se quer detalhamento mais preciso de sombreamento é Brute Force.

Sobre a questão do Céu, gramado, asfalto, meio fio, etc, como o André havia lhe dito, é só tu observar em fotos. Daí tu arruma umas texturas bacanas para inserir no seu projeto.

Outra coisa; é mais fácil objetos com chanfro nas quinas do que o contrário. Então é necessário haver chanfros nas paredes, tetos, portas, janelas, meio fios, etc. Nos chanfros maiores é melhor modelar mesmo. Nos chanfros menores tu pode usar efeito de material para conseguir o resultado. Essa questão de chanfro maior ou menor se torna relativo, pois depende muito do quanto está próximo ou distante da câmera. Então aquele chanfro que for pequeno em relação a visão da câmera tu pode usar efeito de material mesmo e boa.

Como o efeito de chanfro do material é apenas uma simulação por meio de sombreamento, não havendo nenhuma alteração na geometria, então tu tem que avaliar a situação que poderá ser utilizado tal recurso. Quando não for adequado o uso dele, Modele.

No Vray tu vai fazer assim:

VRayEdgeTex> Source A do mapa VRayCompTex> Bump do VRayMtl
no Source B tu pode inserir uma textura para relevo de Bump.

depois disso é só tu inserir o valor do raio do efeito de chanfro no VRayEdgeTex mudando para World width e inserindo o valor desejado.
A posição do sol também não ajuda, nunca deixe a luz principal atrás da câmera.
Baixe a câmera, parece que o fotógrafo tem 4 metros de altura, entre 160 e 170cm deve ficar bom.
Pegue boas imagens reais e tente reproduzir tanto a luz como a composição, vai ver que o seu trabalho vai melhorar muito.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707120.

Total de membros registrados: 134881

Últimos membros registrados: Knkuro026, joaoddt, Guifaleta, isabella19, Luciana Pereira, bia199612, Wiliams, Jacson Combos.

Usuário(s) on-line na última hora: 590, sendo 3 membro(s) e 587 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Knkuro026, Edu_Sousa, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.