Oi Márcio, tudo bem?
Eu peguei um teste de uns 2 anos atrás desta casa que o João disponibilizou no fórum para mostrar as configurações que usei no V-Ray 3.5.
Com o V-Ray Next eu usaria o módulo GPU para renderizar através da placa de vídeo, mas como a sua placa não é Nvidia e eu não conheço o poder dela, esta configuração que enviei é mais fácil de ter uma base do tempo que leva para renderizar, tem que renderizar em menos de 1 minuto na sua máquina.
O gramado está bem vagabundo, mas na época eu quis usar o Hair And Fur para testar o tempo de render com ele, que costuma pesar na renderização.
A iluminação é apenas uma Dome Light com HDRI, ainda usei a própria HDRI de fundo, que não é correto e deixou o fundo com baixa resolução, mas é só para você ver como o fundo bate com a iluminação da casa e principalmente como gera sombreados secundários nas quinas côncavas.
É este sombreado que senti falta na sua imagem e provavelmente foi devido ao Irradiance Map, que em baixa resolução não consegue reproduzir estes detalhes.
Eu coloquei o arquivo com este teste no Mega para você baixar e analisar, está neste link:
https://mega.nz/#!t2QTBKpZ!6iMoDlpO9K18hkK0tqNQ8ebqfYoHDQMh8gwGbQrBE-8A cena foi gravada no Max 2016 com o V-Ray 3.5, o arquivo ficou com 120 MB por causa da HDRI de fundo.
As configurações do V-Ray são as padrões, não mexi em nada, apenas diminui para 16 Samples, aumentei o Noise para 0.03 e coloquei o Denoise no Render Elements, só isso!
OBS:
Na mensagem anterior eu disse que o céu nunca fica bem azul quando a câmera pega o chão, mas não é verdade, pois se a câmera estiver numa área muito ensolarada a exposição será menor e o céu pode ficar bem azul, como mostra a ótima imagem do Fernando Cunha que passou a semana nos destaques da Galeria na página principal.
Você pode ver neste link:
https://3d1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-finalizadas-de-maquete-eletronica/100980#895510O importante é os objetos da cena respeitarem a iluminação do fundo igual acontece na imagem do Fernando, se o céu estiver muito azul os objetos precisam receber um pouco deste azul, enquanto o lado onde o Sol incide diretamente fica levemente amarelado.
Abração e tudo de bom.
André Vieira