Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!
Leoaks.: oi Leo! Tudo bem? Primeiramente meus
Parabéns por esse seu trabalho da
Igreja, a mesma ficou com uma
modelagem bem legal, alguns materiais poderiam melhorar mais, bem como a
composição dela também e principalmente a
iluminação final dela.
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A seguir posto algumas
dicas e sugestões que acho que pode melhorar ainda mais o seu
trabalho, ok?
1.0- A
modelagem em si da
Igreja está bem legal mesmo, acho que fora esse quesito da modelagem, os outros quesitos da
C.G (Computação Gráfica) é que merecem uma
atenção melhor de você. ^^
2.0- Uma coisa que vai ajudar a melhorar bastante na sua cena é a questão da
iluminação 3d. Uma
iluminação bem feita e muito bem configurada é praticamente a
"menina dos olhos" da
C.G (Computação Gráfica)...
Uma
cena 3d pode até estar com uma modelagem mais ou menos, mas nunca pode estar com uma iluminação 3d final mais ou menos. O ideal obviamente é ter
modelagem e
iluminação perfeitos, mas se tiver que escolher somente 1 dos dois, tenha certeza que a
iluminação 3d bem configurada é uma das grandes chaves para uma
cena 3d foto realista, ok?
Ter isso em mente que falei aí em cima é super importante para os trabalhos e a maturidade de um bom
artista gráfico.
** Não sei qual
renderizador você usa, mas se for o
render V-Ray pro
3ds Max 2019 ou
superior, pode estar tentando iluminar a sua cena com uma
HDRI + v-ray sun ( com um
multiplier bem baixo mesmo ) para não interferir na
HDRI, ou na maioria dos casos, só usar mesmo uma única
luz HDRI...3.0- Outra coisa que precisa ser
melhorada no seu
trabalho é a questão dos
materiais. Bons materiais nativos do
renderizador ( com todos os
mapas devidamente
trabalhados e
linkados ao material ), já vai fazer uma diferença muito grande na sua
cena 3d final.Os mapas que me refiro na minha
3a. observação são os mapas:
specular, ambient occlusion, normal map, displacement, IOR, height map, vector displacement...etc. Os
4 primeiros materiais que marquei em
azul, são um dos mais importantes em qualquer
cena 3d...
**
Todos os materiais precisam estar somente com alguns
mapas gerados (
não todos que citei acima ) mas pelo
menos 4 mapas é ideal cada material seu ter na sua cena 3d final dessa
Igreja, ok?
4.0- Uma questão super importante também para o realismo das suas
cenas 3d é a questão da
angulação da sua
cena 3d, que é gerada por sua
câmera 3d, como bem falou o nosso
amigo e colaborador "Max"...
A altura de uma pessoa média no
Brasil é de
1,70 m à
1,75 m, então uma das vistas mais importantes que você tem que colocar na sua
câmera 3d, é a vista com a câmera a mais ou menos
1,70 m de altura do piso.
Para saber a altura da
câmera 3d, basta clicar com o
botão direito do mouse em cima do ícone
"Move" do
3ds Max 2019 ou
superior, e na opção
"Absolute World" coloque
1,70 ou
1,75 no eixo
"Z", assim a sua câmera irá ficar na altura exata que você digitar para o eixo
"Z" dela.
5.0- Trabalhe um
céu com nuvens na sua
imagem final dessa Igreja, trabalhe ela melhor ou no
Photoshop CC 2019 ou no
After Effects CC 2019. Sempre é bom trabalhar um pouco na
pós-edição, melhorando a
iluminação, os
brilhos, deixando um pouco mais de
contraste e
saturação (saturation) na cena, um pouco mais de
sharpen, vignetting, exposure, curves, chromatic aberration...etc.
** Um bom trabalho de
pós edição de imagem faz toda a diferença em uma
imagem final, principalmente se você for comparar uma boa imagem trabalhada numa
pós edição super bem feita com uma
imagem bruta saída direto do
programa 3d, entende?
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No mais é só isso mesmo. Espero ter
ajudado de alguma forma.
Abraços e muito
sucesso!
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"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...