Sala de informática (WIP) - Mental Ray

Por: EvilWata  

Em: 06/07/2007 16:04

Olá Evilwata! 10000 photons é muito pouco! O ideal é abusar dos photons com raios menores. Por isso que a sua cena está meio borrada! E também por isso demorou tanto pra renderizar. Uma imagem com essa definição deve sair com uns 30 minutos ou menos para um teste com uma qualidade bem razoável! É claro que para um render final de 3200 x 2400 usando valores maiores de FG como 512, levaria alguma horas como todo bom render e sem precisar usar o render passes. Para uma impressão em A4, essa definição é suficiente. Faz assim: usa 400000 photons, 3 no raio e 400 no average. Tenta conseguir um mapa de photons com o aspecto de algodão. Tu pode salvar o mapa de photons uma vez e testar quantas vezes precisar modificando apenas o valor do raio até conseguir um aspecto de algodão. Daí o FG demora bem menos pra suavizar a cena e tu pode usar valores como 64 ou 128 e ter uma cena quase que totalmente suave. Testa iluminar com photometrics free area e aumenta os valores do arealight e usa um tipo de luz branca. Esse lance dos photons é muito importante numa cena interna. Sabendo fazer esses ajustes, tu regula rapidinho a iluminação, o GI, o granulado e RENDER!!! Bons estudos! abração!
Não consigo apagar essa mensagem!
Cursi Design: Ae cara, blz? Então, vou ainda mexer de novo nessa cena pq não terminei ela ainda... Obrigado pelo comentário!!! eduardoqf: Olá Eduardo, vou testar isso que vc me passou e posto aqui para vc e o pessoal analisar!!! Obrigado pelo toque... abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Olá, Evilwata, está ficando bem legal a sua cena. Um diferencial legal, que eu acho que o MR trabalha bem, é essa qualidade do GI, por exemplo, na influência da proximidade dos gabinetes às paredes, provocando essa iluminação diferenciada. Vc usou o MR 3.5 do Max 9, ou Max 8? Se foi no Max 9, na minha opinião, acho que vc usou quantidade de FG até demais, acho que dá para conseguir bons resultados com viabilidade de tempo de render diminuindo a quantidade de FG e controlando o raio. Também estudo MR e foi desse modo que fiz essas imagens: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=23755 Com certeza usou poucos fótons no GI, o melhor mesmo é usar, para renders finais, valores na casa de centenas de milhares (200-300-400-500mil) controlando o tamanho dos fótons para a imagem já ter certa suavidade antes de aplicar o FG. Também aumentaria o valor de Maximum Num Photons Per Samples, de 500 para algo maior que 1000. No AA, o valor de 0,02 no Spatial e Temporal já está ótimo para configuração de 1/4-16. Esse valor de 0,01 deve estar aumentando o tempo de render desnecessariamente, pois penso que não é a razão de configuração de AA que está provocando certo blur na imagem. Poste depois seus testes futuros. Parabéns pela cena. Abraço.
"Dudamel" disse: ... No AA, o valor de 0,02 no Spatial e Temporal já está ótimo para configuração de 1/4-16. Esse valor de 0,01 deve estar aumentando o tempo de render desnecessariamente, pois penso que não é a razão de configuração de AA que está provocando certo blur na imagem. .. Abraço.
Só mais uma dica: se vc não for trabalhar com animação, então não precisa modificar os valores do "temporal", pois ele só altera alguma coisa para animação. Para imagens still, só mude os valores de RGBA do spatial. O conhecimento do AA é também muito importante para diminuir o tempo de render e o valor de 0,02 é bom, mas dependendo da cena ele pode ser aumentado para ganhar tempo de render como é perfeitamente explicado no vídeo curso de MR. Tudo depende de analizar a imagem para detectar as áreas mais difíceis para o render suavizar o serrilhado, que são as áreas de contraste claro / escuro. Numa imagem mais uniforme, dá pra aumentar esse valor sem perdas na qualidade. abrs!
[quote:77f1adf978]Só mais uma dica: se vc não for trabalhar com animação, então não precisa modificar os valores do "temporal", pois ele só altera alguma coisa para animação. Para imagens still, só mude os valores de RGBA do spatial. O conhecimento do AA é também muito importante para diminuir o tempo de render e o valor de 0,02 é bom, mas dependendo da cena ele pode ser aumentado para ganhar tempo de render como é perfeitamente explicado no vídeo curso de MR. Tudo depende de analizar a imagem para detectar as áreas mais difíceis para o render suavizar o serrilhado, que são as áreas de contraste claro / escuro. Numa imagem mais uniforme, dá pra aumentar esse valor sem perdas na qualidade. abrs![/quote:77f1adf978] Com ctz, Eduardoqf, a configuração do AA é o que realmente pega no tempo de render, mais do que a de FG. No caso da cena do link que postei acima, usei valores de 0,035. Estou até fazendo uns testes, para imagens a partir de 2000px, de usar os valores de samples em 1/4-4 e os de contrast em 0,015, pois já consegui até resultados razoáveis, com menor tempo. Será que para renders em maiores resoluções, há certa tolerância em otimizar o AA, como neste caso que falei agora? Abraço
Olá eduardoqf e Dudamel, muito obrigado pelas dicas, estou testando elas na mesma cena para ver a diferença, e depois posto os resultados... Depois começarei a trabalhar melhor na texturização e modelagem de outros elementos da cena, para então termina-la e postar finalizada... Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Olá pessoal! Uma grande facilidade que o mentalray possui é a de utilizar o anti-aliasing seletivo com o shader IS MI object. Desta forma vc pode determinar individualmente como cada objeto deve receber o tratamento de AA. Imagine uma cena onde a maioria da imagem é "fácil" e apenas um pedacinho é "difícil" para o AA. Sem o uso do shader IS MI object, o valor atribuído no AA serve para a cena toda e teríamos que utilizar um bom valor de AA para ficar tudo suave. Com o shader, vc pode atribuir um valor baixo para as áreas fáceis e um valor mais alto apenas paa a área difícil. Lembrando que quando eu falo em valores altos e baixos eu me refiro à mais e menos tempo de render, porque na prática, valores numéricos mais baixos deixam o render mais demorado e mais suave. abraços!
Ola Evilwata... Realmente sua cena esta muito boa, porem como todos disseram esta pecando um pouco na iluminacao... Nao sei como vc fez (omini, area, photometric...) porem acredito que uma lampada florecente para fazer este efeito existente de iluminacao (parecendo um spot na parede so que mais suave) tem que estar muito proximo a mesma, pela distancia apresentada e pela estrutura em que se apoia a luz (direcionando os feixes para baixo) acredito que este tipo de lampada nao causa este efeito. Tb achei, para a quantidade de lampada, a cena muito escura... acredito que ajustando os parametro do GI e FG vc consiga melhorar isto (como ainda sou estudante nao saberei afirmar o que deve fazer)... Com relacao ao "borrada", o q eu acredito que esta acontecendo eh relacionado aos photos e suas reflexoes ( computador refletindo de mais na parede, etc) penso que os principais objetos da cena devem ter os photons controlados pelo Photon Basic...(Mental ray connection - caustic & gi - photon/ tem que desbloquear e adicionar o photon basic) Difuse eh a cor que vai ser refletida (copia do material) e specular a intensidade de reflexo... So Tome cuidado para nao estourar a cena (clarear de mais).... Acho que esta seria uma outra dica... Por fim diria para vc testar cada alteracao por vez, sempre alterando um valor apenas e mantendo os outros, assim vc consegue ver a diferenca de tempo e efeito Sucesso...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707936.

Total de membros registrados: 135507

Últimos membros registrados: orodrigo, alessfilms, michel.silva, Hyara1234, DUILES, arq.giovelludo, Kaio Grigolato, bannerliam.

Usuário(s) on-line na última hora: 542, sendo 16 membro(s) e 526 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: JMDesign, gago, Abilio, Geraldo Nunes, nicozampiron, alessfilms, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, orodrigo, Victor Mendonça, HALTTEMBERG, João Von Rondow, Vladis, marcola, kmsn, Osvaldo Arquiteto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.