Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos!! :D
Marco A.Artacho: ola Marco!! tudo bem?? aqui mesmo na 3d1 o mestre Andre Vieira postou umas dicas e informacoes sobre MR proxy.Na sessao de plugins se nao me engano tem um arquivo de MR proxy.Vc pega esse arquivo e coloca na pasta raiz "plugins" do seu Max com o programa fechado e claro.Quando o abrir e so clicar na setinha preta em standard primitives que aparece o nome MENTAL RAY.Vc clica em um icone que aparece e clica na sua vegetacao que ela automaticamente se transforma em proxy ok?
O Shader usado para isso é o "Is MI Object", ele transforma qualquer objeto em primitiva do Mental Ray.
Mas a Autodesk disse que vai implantar o suporte para Geometry Shaders no Max 2009 e vai ter o Proxy do Mental Ray já disponível no programa sem grandes dificuldades...;)
Mas não é necessário, mesmo em cenas pesadas, só em circunstâncias muito críticas mesmo, porque o Mental Ray já tem um recurso de Proxy embutido, é mais simples, mas é super prático...
Basta habilitar o Use Palceholder Objects(quadradinho) na ficha Processing, assim, apenas quando o Bucket de render estiver sobre o objeto, que ele será carregado na RAM.
Ainda tem muitas outras opções de otimização nesta mesma ficha, como o Conserve Memory(CM),use Mental Ray Map Manager, o Memory Limit e tem também o Large BSP na ficha Renderer, ele deve ser usado em cenas pesadas.
Outra alternativa é diminuir o Bucket de render(vem com 48) coloca 24(metade) assim, vai menos informação para a RAM a cada cálculo, principalmente com o Use Placeholder Objects e com o Use Mental Ray Map Manager habilitados.
Uma outra dica boa pra deixar a cena bastante leve é desabilitar o Generate GI das árvores na janela do Properties(clicando no objeto com o botao direito do mouse) porque assim vai economizar muita RAM, não tendo que gerar GI com as árvores, deixando elas apenas recebendo GI, e não vai mudar quase nada no resultado final.
Uma manha interessante é colocar um pouquinho de "Selt Illumination" nos materiais delas, assim, fica idêntico como se tivesse gerando GI, ainda mais se tiver AO na cena...
Abracos e espero ter ajudado...xau!! :D
"FORCA E CORAGEM SEMPRE"...