Olá amigos, obrigado pelos comentários
Bem, o processo é chato mas resolve
Para inserir um BG de maneira correta o melhor a fazer é que a imagem do max venha com um canal Alpha.
mas como o render do trabalho era feito sempre em pedaços, e toda hora tinha q reiniciar o max para começar denovo....vc tem q salvar cada vez que ele fazia um render de um pedaço, com um nome diferente...no fim das contas vc tinha, por exemplo 20 pedaços do memso trabalho....assim como vinte pedaços de canal alpha
ai como eu fiz, peguei o desenho base, por exemplo o "001" e abri. Depois abro o desenho "002", arrato o pedaço para o desenho "001" no local correto, apago o fundo preto e ai ele aparaçe já compondo com a imagem de fundo. depois volto para p "002", seleciono todo o canal alpha e copio
Volto para o "001", no canal alpha do mesmo, abro um novo canal Alpha (teremos neste momento o da imagem "001" e o da imagem "002") e colo o canal da imagem "002"
com o CTRL pressionado, clico no canal "002" (ele seleciona só a região branca) clico no canal "001" e dou um Edit>Fill, ou SHIFT + F5 (com a cor primária em branco)
Apago o segundo canal e deixo somente o primeiro. Ai a gente vai adicionando o canal alpha dos pedaços até formar a imagem toda.
é chato mas resolve...