Oi, Milton. Realmente, usar apenas Importons, como complemento para cálculo de Photons, até que é bem simples, e aconselhável, no caso de net render ou de querer torar na cena 20, 30 milhões de photons, para reduzir drasticamente o raio deste na cena e gerar um mapa bem acurado.
O problema mesmo é usar para produção o Irradiance Particles, um verdadeiro path tracing. Tive bons resultados em cenas para produção em resoluções medianas - 1200-1500px, mas para cenas maiores, trava tudo e fica inviável.
Estou louco para testar e usar de verdade estes novos algoritmos de render, mas fiquei decepcionado do Max 2011 não ter nenhuma novidade em relação a isso, o que me faz pensar que o IP foi deixado meio de lado. Vieram com essa solução do Quick Silver, mas que não é para produção (beauty pass) e não usa algo relacionado ao tão propagado IP.
Para falar a verdade, estou começando a cansar de usar algoritmos de aproximação e suavização que pecam na qualidade do mapa de GI (Photons, Final Gather, Irradiance Map, Light Cache e similares), e esperava novidades já neste ano para isso, com render via GPU.
Mas, assim como a transição de sistemas 32-64 bits, essa é uma estória que parece caminhar a passos curtos para os usuários comuns como eu.
abrç