Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
Vynycius: oi Vynycius!! tudo bem?? sobre as suas imagens, meus Parabéns, todas estão muito lindas, bonitas, com uma ótima iluminação mas você vai me desculpar, mas concordo em gênero, número e grau com o nosso amigo e colaborador \"Mindeye\", tudo bem??
Veja bem: Se a sua cena interna é predominantemente iluminada por uma luz que parece ser difusa e direta, e perceba até pelas projeções das sombras que é como se o seu ambiente estivesse predominantemente de dia, e o seu background ( B.G ) está totalmente de noite.
Outra coisa: Iluminação natural só existe o sol e iluminação artificial tem milhares de lâmpadas artificiais que fazem iluminação noturna e nem de longe iluminando noturnamente ( noite ), você conseguiria que o nível de \"radiosidade\" do seu ambiente chegasse nem a 25,00 % da iluminação que está na sua cena.
Por mais que a lua esteja iluminada, ela não é uma fonte de luz própria, ela é um corpo secundariamente iluminado pelo sol e ela ( lua ) jamais vai conseguir iluminar esse seu ambiente interno com um nível de \"radiosidade\" tão grande como é esse que está na sua cena.
Acabei de voltar de uma pós-graduação que fiz em Iluminação natural e artificial de exteriores e posso lhe garantir que vi todas as luzes: incandescentes ( que vão sair do mercado de iluminação ), lâmpadas halógenas ( elementos halogêneo da tabela periódica ), lâmpadas de vapor metálico, lâmpadas negras, lâmpadas dicróicas, LED, o-LED, e lhe garanto que nem acendendo todas essas lâmpadas ai que falei ao mesmo tempo, iluminaria tão bem essa sua cena como está iluminada.
Se você usa o render V-Ray com certeza usa o v-ray sun e o v-ray sky, perceba que o seu v-ray sky deve estar com uma iluminação diurna ( dia ) e não noturna. Para resolver este seu problema é simples.
Basta mudar a posição da v-ray sun e regular o horário de iluminação para de noite ( depois das 17:00 h ); coloque várias luzes photometrics e acenda elas com o facho de iluminação do efeito mostrando na parede, como esses fachos que você produziu em quase todas as suas lindas imagens, tudo bem??
Mesmo que você colocasse milhares de luzes photometrics com iluminação direta, a iluminação artificial depende também da cor da superfície que a luz está incidindo para que ocorra o fenômeno da reflexão física, seja ela direta ( i=r ) ou difusa ( i diferente do ângulo de reflexão ( r) ), e depende também do tipo de material/ textura da parede, ou seja, se a parede é rugosa, lisa, depende também do fluxo luminoso da lâmpada em lúmens ( lm ), depende da intensidade luminosa em candela ( cd ), depende da temperatura de cor ( cor mais fria ou cor mais quente ), depende também do IRC- índide de reprodução de cor e depende da altura da luminária em relação ao plano de trabalho.
O cálculo da reflexão é utilizado na técnica de síntese de imagens tridimensionais Ray Tracing em Computação Gráfica.
Então por mais que você considere todas essas variáveis que citei anteriormente da luz artificial, mesmo assim você não conseguiria iluminar com perfeição como somente a luz do sol ( difusa e natural ) consegue, tudo bem??
As luzes artificiais podem simular a luz branca, mas a melhor luz branca em termos de espectros de cor são as cores do arco-íris e delas são provenientes do nosso sol.
Em anexo lhe mostro dois exemplos muito clássicos; o primeiro de ILUMINAÇÃO DIURNA e o segundo de ILUMINAÇÃO NOTURNA.
ILUMINAÇÃO DIURNA:
http://imageshack.us/photo/my-images/85/imagemfinalluzdiurna.jpg http://img85.imageshack.us/img85/7104/imagemfinalluzdiurna.jpg
ILUMINAÇÃO NOTURNA:
http://imageshack.us/photo/my-images/688/imagemfinaluznoturna.jpg
http://img688.imageshack.us/img688/1840/imagemfinaluznoturna.jpg
Perceba a clara diferença de iluminação como é grande, entre uma cena com uma iluminação direta que é o sol e uma cena com iluminação noturna com várias luzes artificiais. Veja que tanto o Mental Ray quanto o V-Ray são dois \"renderizadores fisicamente corretos\" e eles jamais iriam iluminar uma cena diurna com um background noturno e vice-versa também, tudo bem??
Corrija isso que o nosso amigo e colaborador \"Mindeye\" falou que sua cena ficará 100,00 % linda e excelente.
Parabéns pelos seus lindos trabalhos. Ajuste somente, por favor, o background ( b.g ) e você terá obtido todo o êxito possível.
Forte abraço e sucesso!!
__________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...