Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
biomarx: oi biomarx!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Acho muito difícil e muitíssimo pouco provável que o Sketchup ultrapasse o 3ds Max no quesito de Maquete eletrônica aplicada a Arquitetura.
Sem querer fazer propaganda, pois sabemos que o maravilhoso site da 3d1 é preferencialmente sobre 3ds Max, mas no geral, tem também ótimas notícias de muitos outros softwares 3d high-end que o mestre André Vieira sempre nos informa e nos atualiza. Obrigado mestre André Vieira.
Mas realmente eu acho muitíssimo pouco provável que o Sketchup venha a ultrapassar o 3ds Max no quesito maquete eletrônica aplicada a Arquitetura, apesar de saber que existe o V-Ray para Sketchup para gerar imagens foto realistas.
Porém o Sketchup há uma falta muito grande de plug-ins robustos para você fazer qualquer efeito especial extra que você queira, sem falar na modelagem que na minha opinião no Sketchup é muito trabalhosa e onerosa de se fazer.
Se quiser fazer uma animação 3d convincente e bem realista de casas, prédios, comércios usando SOMENTE a plataforma do Sketchup acho muito difícil mesmo, para não dizer quase impossível.
Infelizmente o Sketchup era da empresa Google e foi comprado pela empresa \"Trimble\" que não chega nem nos pés da gigantesca e premiadíssima Autodesk, com todo o respeito a empresa \"Trimble\" é claro, pois com certeza tem ótimos profissionais lá também.
O 3ds Max é disparado o software 3d high-end mais usado no mundo em algumas regiões, em outras predomina o Maya, em outras predomina o Cinema 4d...etc, mas isso tudo nem seria necessário eu ficar falando, pois somente o que realmente importa, não é e nunca foi qual software os artistas gráficos usam e SIM O QUANTO VOCÊ DOMINA O SOFTWARE QUE USA PARA PRODUZIR EXATAMENTE O QUE VOCÊ QUER/ DESEJA.
Portanto querer dizer que o Sketchup vai ultrapassar com o 3ds Max é realmente sem sentido, me desculpe, a Autodesk é a maior e melhor empresa do planeta de Computação Gráfica, e quando ela vê que tem uma empresa concorrente com um ótimo software 3d no mercado, ela acaba comprando esse empresa e há uma fusão de empresas.
Portanto a Autodesk vêm comprando ao longo dos anos várias pequenas empresas e havendo uma fusão dessas empresas somadas a Autodesk, foi assim que aconteceu com o Lagoa do SoftImage, que era antigamente chamado de SoftImage XSI, foi assim com o Revit que não era da Autodesk mas foi comprado por ela, hoje o Revit é genuinamente da Autodesk, foi assim com o antigo Shave and haircut que foi evoluindo e existe hoje o hair and fur, foi assim com o Naiad que concorrendo com o Real Flow é um dos softwares mais robustos do mundo para fazer simulações de líquidos, viscosidades, graxas, óleos.. etc.
A Autodesk comprou o Naiad, inclusive essa foi uma das aquisições mais novas da Autodesk.
Quando fizeram o filme Avatar ( que foi desenvolvido no Maya usando o Linux como S.O ) a primeira coisa que o diretor James Cameron fez no ano de 2009 foi contratar a gigantesca e robusta Autodesk para fazer toda a parte de motion graphics, efeitos especiais.
E que inclusive ganhou vários Oscars como de melhor fotografia, melhores efeitos especiais graças a Autodesk o filme Avatar poderia ter ganhado muitos outros Oscars se não fosse a péssima atuação dos juízes e julgadores do Oscar, na minha opinião é claro.
Jon Landau que foi o produtor sênior do filme Avatar falou que \"... Sem a Autodesk seria impossível de se criar o filme Avatar e que a mesma fez o impossível, o possível para criar todos os robustos efeitos visuais, especiais e muito mais. Nós ( Jonh Landau e James Cameron ) agradecemos demais a Autodesk por isso\".
Realmente a Autodesk está bilhões de anos-luz a frente de qualquer outra empresa de C.G.
Abraços e sucesso!