CASA

Por: Gui Silva  

Em: 28/03/2014 22:34

Projeto Arch
show
Quero ser fera também
Perfeito Guilherme, sempre disse que seus trabalhos sao profissionais e nao me arrependo disso, que alias estao sempre melhorando.

So uma observacao, assim que se abri a imagem tive a impressao de uma casa minuscula, acho que alguns objetos ao redor pode tirar essa impressao mas nada que tire a beleza da imagem.
Parabens!
Concordo com o que o João disse.. Pelas proporções, dá-se a entender uma construção relativamente de pouco espaço util...

Mas concordo com as proporções do render.. Aliás, a uma construção desse estilo (usando esse tipo de logica proporcional) é dificil inferir uma medida ideal.. Imagino que qualquer coisa tendo o \'pé direito\' (altura dos tetos individuais) entre 2740mm e 5100mm esteja bastante correto pra esse tipo de estrutura =D..

Acho que é uma expressão acentuada de um conceito de Le Corbuisier (a arquitetura baseada em cubos e \'cuboides\').. Le Corbusier teve grande influencia do estilo Cubista e Modernista de belas-artes (obs: diz-se \'bela-arte\' uma arte que não tem uso instrumental direto, como um quadro ou escultura (\'não tem uso\' alem de inspirar/agradar/apaixonar/mover de maneira sentimental àquele que percebe a obra de arte) e a \'artes-uteis\', como a arquitetura, são artes que mesclam a questão artistica e utilidade), isso se percebe de maneira imediata nessa construção.. Le Corbusier teve também influencia de Saint-Exupery (o cara q escreveu \"O pequeno principe\"), com quem sobrevoou o Rio de Janeiro.. Uma frase famosa de Exupery certemente inspirou Le Corbuisier ao \'Purismo\' ou \'Cubismo Puro\'... \"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado.\")..

De fato, imagino ser uma construção mais conceitual do que ergonometrica realmente.. É um conceito estetico que vem ganhando força tanto na construção, quanto no mobiliario.. Pelo fato de quem projetou a estrutura se preocupar muito mais com a questão estetica do que com a questão ergonometrica, penso desta maneira.

E de fato o incomodo do João é bastante valido realmente.. A Perfeição da Arquitetura está entre a Estesia e a Ergonomia. Essa construção tem viés muito forte para o lado da Estesia, deixando um pouco a Ergonomia de lado... Mas o render tá muito bom mesmo, talvez só com um pouquinho de aliase...

Num conceito que visa exclusivamente a verve artistica da Arquitetura, é algo que tenta passar uma noção de \'modernidade\', devido à \'rigidez geometrica\' que por sua vez remete às ciencias exatas, o que remete às logicas geometricas e computacionais desenvolvidas no inicio do Seculo 20... No mobiliario é muito aproveitado esse conceito de ortogonalidade.. A maioria esmagadora do mobiliario produzido (e inclusive a logistica de produção do mobiliario (ex: moveis de mdf/mdp, criados exclusivamente a partir de modulos \'cuboides\') segue essa tendencia de linhas retas..

Inclusive é engraçada essa questão na Arquitetura.. É algo bastante subjetivo de fato, dizer se a aplicação de curvas ou linhas retas tras consigo a estesia de algo \'moderno\' ou \'arcaico\'.. uma vez que o proprio \'arcaico\' tem o arc como prefixo.. Vejo a curva na arquitetura atual como sendo uma influencia dos estilos artisticos do seculo 18, 19 e inicio do 20, principalmente uma questão advinda do rocaille (barroco/rococó.. o rocaille tenta exprimir uma realidade \'apaixonada\' ou \'sentimental\' e usa muitos elementos vegetais como base e definição final do estilo, o que gera a ocorrencia de muitas curvas... o barroco se utiliza muito de motivos vegetais em forma curvada, pra expressar de maneira poetica a despersonalização do sujeito \'apaixonado\'...diziam muito antes do nosso tempo que \"os apaixonados se perdem nas curvas da Vida\", que \"a Paixão é uma espiral na qual os amantes se perdem\"...), mas que, devido a questões tecnicas, não foi possivel aproveitar muito antes de Niemeyer, que é uma das expressões mais celeres do uso de curvas, bem como, um dos luminares da Arquitetura no seculo 20. Inclusive, acho que o proprio uso da palavra \"Organico\" pra descrever quaisquer elementos curvados advem disso.

(Q pra mim \'organico\' é o que tem Carbono como principal atomo estrutural (independente do formato molecular ou geral).. hehehe..)

@edit: Bom.. eu não tenho formação de Arquitetura.. Mas concordo bastante com a frase q (imagino q inventei agora, etc.. talvez alguem já tenha falado isso, até pq é coisa bem sensata realmente..) disse acima:

-\"A Perfeição da Arquitetura está entre a Estesia e a Ergonomia.\" (ScreamingFox =o)

Bom eu não sou arquiteto mas com o tempo pude perceber que esse tipo de frase que crio as vezes tem um sentido um pouco mais profundo e correto do que eu inicialmente imaginei heuheuhueuheuhueuheuhueheuheuh XDD

@edit(o ultimo XDD): Nessa questão de o reto ou o curvo ser a expressão do \'moderno\' ou até \'pos moderno\'.. realmente é coisa subjetiva e exclusivamente de estilo.. vejam bem.. Zigurates são uma das expressões maximas da arquitetura primitiva (ex: a construção que inspirou o conto \"torre de Babel\" era um zigurate (obs: Zigurate é uma construção massiva e sólida e geralmente piramidal apontando para cima, alem de ter imensas proporçoes..(é uma construção intrinsecamente Religiosa)), e são construidas com linhas bastante retas (o que, para os sacerdotes da epoca, remetia à \'retidão da fé\' ou à \'disciplina meditativa\' (\"Tapasya\"), ao mesmo passo que construções religiosas da mesma epoca nas Cidades Vedicas tem padrões octogonais ou circulares.. Então é uma questão de \'gosto\' mesmo, nada tendo a ver com \'moderno\' ou \'antigo\'.. Ou seja \"a forma não define a temporalidade\", então, como percebeu Gilgamesh, o homem torna-se imortal com seus feitos (ele pensou nisso ao ver uma determinada construção arquitetonica), independente de serem construções com elementos curvados ou de todos os elementos em lógica ortogonal.. Então, de certa maneira, percebendo à propria \'civilização atual\' como algo passageiro, uma particula infinitesimal no Tempo, toda Arquitetura é Arte Bela, expressão do pensamento e temporalidades de quem e para quem se projetou uma estrutura.. :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá amigos,
Interessante que uma cena de arquitetura possa gerar variados pensamentos.

João, realmente a casa não tem dimensões grandiosas, ela é bem compacta, no caso coloquei muita vegetação no cenário, penso que algumas folhas ficaram grandes, talvez isso possa causar esse impressão, assim como o posicionamento da câmera. Mas de qualquer forma passei tanto tempo, ajustando o material da vegetação e o revestimento preto, que não notei isso.

Mas tudo certo, como sempre estudando e aprendendo todos os dias.

Abraço João e ScreamingFox
Mais uma câmera, de outra tomada.
Muito bonita as imagens.
Opa Alex Terra, muito obrigado.
tu tá melhorando bastante em suas imagens.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717067.

Total de membros registrados: 143036

Últimos membros registrados: Coolizi567, Epicooler355, [email protected], ana_vt_, LeslieCMerriman, KeepsTRT335, CHERIF, SaraaahC.

Usuário(s) on-line na última hora: 933

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.