Trabalho no ramo a um bom tempo e já ouvi cada coisa sobre o assunto que nem vou comentar...
Vou dizer o que eu faço...
Supondo que o folder seja A4, para imprimir ele precisa ter 300 dpi, não vale a pena fazer com mais de 300 dpi por que 90% das impressoras imprimem só até 300 dpi, e se fizer com menos de 300 a impressão fica ruim, então para um folder A4 com 300 dpi precisa de 2.480px por 3.508px, se fosse para web precisaria apenas de 72 dpi ou seja 595px por 842px.
Para outdoor varia muito... depende de onde ele vai ficar e de que distância o público vai olhar pra ele. As vezes você faz uma arte com uma big resolução e o outdoor fica em uma estrada a 50 metros do público, logicamente foi feito em resolução alta desnecessariamente, ou as vezes você faz com resolução baixa e a arte fica na vitrine de uma loja e o público passa a centímetros dele...
Supondo que seja na proporção de uma A4, um outdoor de 3 metros de largura e que ele vá ficar a 20 metros do público, por experiência própria e levando em conta meus 6 anos como designer gráfico, eu faria uma imagem com não mais que 3.500px de largura em 300dpi, talvez até menos, (no caso de outdoors já existem impressoras de até 1.200 dpi, para saber o tamanho é só criar um arquivo no photoshop com as medidas da arte e colocar 1.200 dpi e ver quanto vai dar em pixels).
Agora se for um outdoor que fica perto do público é preciso analizar bem o caso, mas sinceramente eu ainda continuaria com os 3.500px ou menos, pois dificilmente um outdoor fica tão perto do público, ninguém quer esfregar o anúncio na cara do cliente.
Espero ter ajudado...
Abraços!
Jefferson R. Camargo
Designer Multimídia
[email protected]