Ficou show mesmo, nos da umas dicas de como vc faz a iluminação interna e externa.. Usas gama 1.0 ou 2.2? Parabéns mais uma vez, não tinha visto essas ultimas.
Olá Sávio, obrigado.
Para iluminar eu tenho uma idéia fixa que o Vray já foi programado para usar cálculos absurdos e extrair o máximo realismo na cena, então eu \"mexo\" o mínimo possível, coloco o mínimo possível de luzes...hehehe.. mas cada um tem sua percepção, não é?
Nas internas uso gamma 1,0 que deixa mais contrastado e as cores mais vivas, pq para mim as internas devem passar um certo clima. Para iluminar as internas eu ambos uso Vray Light na janela e Vray sun pra marcar uma sombrinha.
Nas externas eu uso gamma 2,2 com o Vray Sun apenas. O gamma 2,2 deixa a cena mais clara, menos saturada e percebe-se melhor a volumetria já que a sombra não escurece e esconde tudo. Os arquitetos nas cenas externas de fachada gostam que apareçam mais o trabalho deles, então o gamma 2,2 deixa a cena menos marcada.
Porém, eu no meu gosto pessoal, gosto de deixar a cena mais contrastada e no fim tanto as internas quanto as externas eu as deixo bem contrastadas no photoshop. E esse contraste no photoshop acaba por fazer com que eu pudesse fazer tanto as externas quanto internas no gamma 1,0. O que ocorre então, é que eu ainda faço as externas no gamma 2,2 para caso o arquiteto seja um dos que prefere mostrar mais a volumetria, então não preciso renderizar de novo, basta diminuir o efeito no photoshop que o gamma 2,2 revela a volumetria.
Espero ter ajudado, um abraço!