Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE
GabrielVInicius   Ipatinga,MG - MG
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC
Tomodachi   Belo Horizonte

Portfólios Ver Mais

Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
Fabio dzn   Guaratinguetá-SP - SP

Corona HDRi - problema com a exposição

Por: Johnathan Oliveira  

Em: 13/02/2019 12:08

Galera seguinte estou tendo o seguinte problema quando tento usar o hdri no corona, toda vez que eu renderizo o render fica mais escuro, eu acabo mexendo na exposiçao pra corrigir, so que isso não ta certo, ficar ocilando de um render pra outro sendo q nada na textura foi alterado, queria saber se isso é um bug da versao 1.72 do corona ou se eu to fazendo algo errado, a textura segue o seguinte processo:
Corona bitmap > Corona output > Enviroment
Oi Johnathan, tudo bem?

Se a iluminação está oscilando de um Frame para o outro numa animação, o problema é a qualidade do GI, pois animação exige muito mais qualidade no GI do que imagem estática justamente para ele não mudar a interpolação da iluminação de um Frame para o outro.

Eu não uso o corona e infelizmente ele não tem uma documentação on-line mostrando os menus, então, não sei quais são os recursos do Corona Bitmap.

Porém, em todos os outros renderizadores que eu conheço sempre tem algum Multiplier para ajustar a intensidade da imagem HDR até ficar correta com a exposição da sua câmera 3D.

O Fernando Cunha postou este ótimo vídeo tutorial em português que anexei no início, ele explica como usar HDRI com o Corona, também está neste link: https://3d1.com.br/noticia/68202

Se fizer igual ele ensina, tem que dar certo, dai terá certeza se a oscilação é um Bug ou baixa qualidade na configuração do GI.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Boas Johnathan, tudo bem?

Vai depender muito da HDRI ou EXR que você estiver usando, como o André falou tem o multiplier do Corona bitmap e ai você controla a intensidade da imagem até chegar na exposição adequada, ou então controla pela exposição da camera.
Se tiver algum problema em resolver coloque aqui uma imagem que eu ajudo no que puder.
Nesse video que o André postou falo sobre o Vray, mas o principio é o mesmo não interessa se é vray, Corona ou outro render qualquer todos vão dar um resultado parecido, pode mudar um procedimento ou outro na aplicação da HDRI mas o resultado vai ser o mesmo.

Qualquer coisa pode falar tranquilo, Abraço
Opá galera então a questão e a seguinte não é de um frame para o outro, pq é so uma imagem estatica mesmo.
Eu estava fazendo uns teste de iluminação agora com HDRi no Corona, ai constatei que realmente é algum bug nos mapas CoronaBitmap e no CoronaOutPut, oque acontece é que ele trava em uma certa setagem de exposição ai quando vc mexe nos parametros de basic photographic settings pra deixar com mais ou com menos exposição e clica pra renderzar de novo ele volta pra setagem antiga mas os parametros no basic photographic settings ficam distorcidos, eu não consegui decobrir ainda o por que esse bug acontece, mas a soluçao é dar um clear no scene evinroment e colocar o mesmo mapa de novo ai vc volta a ter controle ate bugar de novo.

Valeu galera por sempre contribuir, o forum aqui nunca me deixa na mão.

Eu vou testar uma versão mais recente do corona pra ver se esse bug acontece.
Oi gente, tudo bem?

Desculpe a lambança que fiz, não notei que o vídeo era do V-Ray nem estando escrito nele. rsrsrs
Fiquei na cabeça que o Fernando só estava usando o Corona no momento, então, fui direto e nem pensei.

Agradeço ao Fernando por esclarecer a dúvida e também achei legal saber que o esquema é o mesmo no Corona.

Assim que tiver um tempo vou estudar um pouco do Corona para pelo menos conhecer os recursos dele.

Agradeço também ao Johnathan por informar sobre este Bug, pois apesar de não conhecer o Corona, pela descrição fica claro que é um Bug, portanto, seria legal se alguém tentasse reproduzir, porque pode ser apenas na versão 1.72 e já estamos na versão 3.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707599.

Total de membros registrados: 135219

Últimos membros registrados: Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220.

Usuário(s) on-line na última hora: 1062, sendo 3 membro(s) e 1059 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, Ztesu026, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.