Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Anderson Leao   São Paulo, SP
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP

Portfólios Ver Mais

fejao   São Bernardo / SP / Brasi
Lui   Curitiba
Fidelis   Salvador
Carretel3D   Rio de Janeiro - AC

O que é renderizar co GPU? é melhor?

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 21/03/2019 16:52

Moçada boa tarde. blz?
Descupema ignorância, más o que é GPU e render com GPU?
É melhor?

abraços
renderização por GPU irá utilizar os recursos da placa de vídeo para a renderização. Normalmente quanto maior for a quantidade de CUDA CORES que a placa de vídeo possuir mais rápido será o tempo de renderização. Também é muito importante que a placa de vídeo possua bastante memória para que a cena possa caber. Do contrário o tempo de renderização aumenta muito.

Essa questão de quantidade de memória vai fazer diferença quando a cena for pesada e exigir. Se por exemplo for uma cena simples onde não ocupará mais que 1GB na hora da renderização, uma placa de vídeo de 2GB, 4GB, 6GB, etc, não fará diferença alguma. Mas se for o caso de uma cena que exiga 3GB de memória na hora da renderização e se sua placa de vídeo ter no mínimo essa quantidade ou mais aí sim fará diferença no tempo de renderização.

a lógica é a mesma em relação ao CPU e memória instalada na placa-mãe do computador.
Oi Neosmar, tudo bem?

GPU é o acrônimo de Graphics Processing Unit, que é o processador das placas de vídeo como Nvidia e Radeon.

CPU é o acrônimo de Central Processing Unit, que é o processador do computador como Intel ou AMD.

Até alguns anos atrás os renderizadores usavam apenas o processador do computador (CPU) para calcular o traçamento de raios que permite gerar imagens realistas, este é um serviço pesadíssimo para o computador, por isso demorava muito tempo para renderizar.

Enquanto os processadores dos PCs passaram a evoluir muito lentamente, os processadores gráficos (GPU) desenvolveram uma tecnologia de processamento em paralelo que permite conectar milhares de núcleos para fazer o trabalho ao mesmo tempo, então, os melhores e mais caros processadores de PC (CPU) atuais não passam de 64 núcleos, mas a minha placa GTX 970 que já é antiga tem 1664 núcleos.

Sente o absurdo da diferença?

Por causa disso os renderizadores passaram a desenvolver tecnologias para acelerar a renderização através da GPU, então, hoje tem vários tipos de renderizadores, os puramente por CPU que normalmente são mais lentos, os puramente por GPU que são bem mais rápidos se tiver uma boa placa de vídeo e ainda tem os híbridos, que trabalham com CPU e GPU ao mesmo tempo e são ainda mais rápidos.

Porém, acabaram de lançar uma nova tecnologia para o traçamento de raios rapidamente através da GPU, portanto, com a nova geração de placas de vídeo é mais rápido renderizar tudo por GPU e os renderizadores híbridos tendem a migrarem completamente para GPU apenas.

O V-Ray tem dois módulos, um para CPU que é acelerado por GPU e outro puramente para GPU, você pode alternar entre eles no Render Setup.

Como o New explicou muito bem, o maior problema de renderizar por GPU é a cena toda caber na memória da placa de vídeo, que costuma ser bem menor do que a memória do PC, então, cenas realmente pesadas ainda precisam renderizar por CPU.
Com o tempo vão resolver estes gargalos, as placas de vídeo estão com cada vez mais memória e em poucos anos a renderização vai praticamente desaparecer, pois você verá tudo em tempo real com qualidade diretamente na Viewport sem precisar mandar renderizar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707617.

Total de membros registrados: 135231

Últimos membros registrados: kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero.

Usuário(s) on-line na última hora: 1045, sendo 6 membro(s) e 1039 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: pinart, Anderson Miguel, Willmitnick, LucyCoffee, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.