Oi Neosmar, tudo bem?
Agora a sombra apareceu!
A sombra ficar fraca é normal quando ilumina com imagem HDR, porque depende muito da imagem, da resolução dela e do contraste, mas se funcionou com a iluminação HDR também funcionará com a VRay Light comum, porém, se criar uma luz retangular muito grande em relação aos objetos ou muito distante deles também vai criar sombra suave, pois a sombra depende do tamanho da luz e da distância até os objetos, exceto em luzes pontuais iguais a Spot, Direct e Omni, por exemplo.
Quanto menor o tamanho da área de luz, mais definida será a sombra.
Sobre a intensidade da sombra, ela está sendo atenuada pela iluminação vinda de todos os lados proporcionada pela Dome Light, portanto, está correto!!!
É igual ligar uma lâmpada de 100W durante o dia e do lado de fora, ela praticamente não vai iluminar nada e nem gerar sombras fortes porque o sol é muito mais intenso.
Se fizer um ambiente noturno ou interno a exposição da câmera será ajustada de acordo e dai a cena ficará adequada para simular luzes artificiais, mas em ambientes externos com sol forte as luzes artificiais não aparecem exatamente igual acontece na realidade!!!
Se você entender bem essa questão de exposição eu acredito que vai resolver 80% dos problemas.
Eu fiz 3 vídeo tutoriais para ensinar justamente isso, estão neste link:
https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/aula-sobre-exposicao---f-stop--iso--white-point--dof-e-mblurServe para qualquer Render porque os princípios são os mesmos e todos simulam uma câmera real com EV, ISO, ASA, F-Stop e tal, serve até para tirar boas fotos com câmeras profissionais, então, é um conhecimento muito importante para gerar imagens 3D fisicamente corretas.
Qualquer dúvida durante estes estudos é só falar, pois eu aposto que depois que dominar isso vai melhorar bastante em renderização.
Abração e tudo de bom.
André Vieira