Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Colli   Maringá - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
Weverson M   Guarapari - ES
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

Gringo   Campinas-Sp - SP
Claudio   Vila Velha ES - AC
Raul Rodrigues   Goiania - GO

Sombras sumiram no matte shadow do vray.

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 25/03/2019 19:01

nova  plane light a pino
nova plane light, sombra aparece mas esta muito fraca.
Oi Neosmar, tudo bem?

Agora a sombra apareceu!

A sombra ficar fraca é normal quando ilumina com imagem HDR, porque depende muito da imagem, da resolução dela e do contraste, mas se funcionou com a iluminação HDR também funcionará com a VRay Light comum, porém, se criar uma luz retangular muito grande em relação aos objetos ou muito distante deles também vai criar sombra suave, pois a sombra depende do tamanho da luz e da distância até os objetos, exceto em luzes pontuais iguais a Spot, Direct e Omni, por exemplo.

Quanto menor o tamanho da área de luz, mais definida será a sombra.

Sobre a intensidade da sombra, ela está sendo atenuada pela iluminação vinda de todos os lados proporcionada pela Dome Light, portanto, está correto!!!
É igual ligar uma lâmpada de 100W durante o dia e do lado de fora, ela praticamente não vai iluminar nada e nem gerar sombras fortes porque o sol é muito mais intenso.

Se fizer um ambiente noturno ou interno a exposição da câmera será ajustada de acordo e dai a cena ficará adequada para simular luzes artificiais, mas em ambientes externos com sol forte as luzes artificiais não aparecem exatamente igual acontece na realidade!!!

Se você entender bem essa questão de exposição eu acredito que vai resolver 80% dos problemas.

Eu fiz 3 vídeo tutoriais para ensinar justamente isso, estão neste link: https://3d1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico/aula-sobre-exposicao---f-stop--iso--white-point--dof-e-mblur

Serve para qualquer Render porque os princípios são os mesmos e todos simulam uma câmera real com EV, ISO, ASA, F-Stop e tal, serve até para tirar boas fotos com câmeras profissionais, então, é um conhecimento muito importante para gerar imagens 3D fisicamente corretas.
Qualquer dúvida durante estes estudos é só falar, pois eu aposto que depois que dominar isso vai melhorar bastante em renderização.

Abração e tudo de bom.

André Vieira



Oi Neosmar, tudo bem?

Eu fiz um teste para te mostrar essa questão da exposição de acordo com o ambiente em relação a intensidade das luzes artificiais.

1- A primeira imagem mostra uma cena simples com uma luz equivalente a 100W, pois como pode ver nas configurações dela eu usei a opção de unidades fotometricas em Lumen e coloquei 1600, que é a quantidade de Lumens que uma luz de 100W emite e você encontra esta informação facilmente no Google.

Trabalhar com intensidades reais nas luzes ajuda absurdamente na configuração da iluminação de qualquer cena e ainda permite configurar as luzes de qualquer renderizador, mesmo que você não conheça ele, pois as intensidades serão sempre as mesmas.

Eu mantive a exposição (EV) padrão da câmera em 6 e veja como a luz gerou as sombras bem densas e definidas, pois só tem esta luz na cena e nenhuma outra iluminação está atenuando as sombras dela.

2- Na segunda imagem em anexo eu adicionei um ambiente HDRI com a Dome Light.
Apesar de ser um ambiente com dia nublado eu tive que aumentar o EV para 8, caso contrário a imagem ficaria toda branca devido a intensidade da iluminação do ambiente diurno.

Veja como agora as sombras da luz de 100W praticamente sumiram e ao mesmo tempo não criou sombras fortes do ambiente HDRI porque num dia nublado a iluminação fica bem difusa e vem de todos os lados com a mesma intensidade.

3- Na terceira imagem em anexo eu troquei o ambiente por uma HDRI de dia claro com céu aberto, então, tive que aumentar o EV para 9, caso contrário ficaria tudo branco por causa da maior intensidade do ambiente.

Veja como agora não consegue mais perceber nenhuma sombra vinda da luz de 100W, pois a iluminação do ambiente é muito mais forte do que ela, então, é a iluminação do sol da imagem HDR que gera as sombras fortes enquanto mata as sombras da luz artificial, exatamente igual acontece na realidade.

4- Porém, trocando a HDRI por uma imagem noturna foi possível baixar o EV para 6 novamente, pois este ambiente é muito menos intenso do que os anteriores e se não fizesse isso a renderização ficaria escura.

Com o EV mais baixo a luz artificial voltou a aparecer e gerar sombras enquanto o ambiente também gera sombras nos objetos sem matar a luz artificial, pois as luzes do ambiente HDRI também são artificiais e as intensidades delas não são tão diferentes da nossa luz artificial na cena 3D, entende?

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Muito obrigado André. valeu

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707734.

Total de membros registrados: 135331

Últimos membros registrados: RICARDO CANÊDO, El puto, FSANZ, Blacklord55, Brinkmantyson, Baruto026, Monizze.o, lhsousac95.

Usuário(s) on-line na última hora: 491, sendo 16 membro(s) e 475 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Baldo, Adalberto Rocha, JMDesign, Victor Mendonça, Alberto Santos, Roberto Movanni, Vladis, João Von Rondow, Abilio, kmsn, Thiago, Reinaldo Silva, Cledson, Geraldo Nunes, Le_Andro, RICARDO CANÊDO.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.