Oi vizinho... Então.. memória n é pq o processamento q a viewport usa é a do video (no caso seria falta de ram da placa de video não do sistema, mas isso iria acontecer só com uma cena muito mais complexa do que isso... por exemplo uma cena bucolica grande com grama e arvores cheias de folhas tudo em geometria e sem proxy nem instancia, etc..). N é normal tbm pq no lugar iluminado ele mostra cor. N é bug do Vray ou aquele problema de vray pirata pq onde a luz bate mostra a cor (se tivesse bug no vray, ou aquele problema de vray pirata, ia ficar preto mesmo onde a luz bate diretamente...).
Se é problema da viewport com relação à performance do computador, a viewport ia ficar travando só de vc mexer nela...
O unico jeito q eu ví essa situação (não essa, mas algo quase idêntico), foi com uma articulação equivocada de unidades de medida..
Por exemplo, se vc acha q a unidade de medida está setada como Metros, e na verdade tá em Milimetros, a luz fica toda estourada super forte e tal, e se vc acha q a unidade de medida está em Milimetros mas na verdade tá em Kilometros, fica bastante similar à aparencia dessa cena aí...
Pode também ser questão da propria versão do programa, q eu n uso o 2018 (como eu trabalho praticamente só com modelagem, ainda n ví razão pra instalar esse.. mas acho q daqui algumas decadas vai aparecer alguma novidade de relevancia no 3ds, eu tenho fé... no maximo pro fim do século eu tenho certeza.. aí eu instalo o novo XD..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..