Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

NataliaEM   Carlos Barbosa, RS - RS
RSFX   São Paulo
Luiz   São Paulo - SP
arqui3dwill   Tiete-SP - SP

Portfólios Ver Mais

aurelio   Rio de Janeiro - RJ
Pedro Henrique   Pernambuco - PE
dauddesign   sao jose do rio preto - AC

Ambiente da cena escuro no max 2018

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 29/03/2019 20:43

Oi Neosmar, tudo bem?

Certamente não tem nada haver com memória ou poder de processamento.

Se ficou iluminado quando você aplicou materiais Standard é porque o problema está na exibição dos materiais VRayMtl.

Comigo os materiais só ficaram pretos por dois motivos, ou não carregou as texturas ou o V-Ray não está habilitado como Render.

Veja se os materiais VRayMtl da cena estão com as texturas, se eles aparecerem pretos nas esferas de amostra no Material Editor é porque estão sem as texturas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Fox, não intendi sua dica?
Oi vizinho... Então.. memória n é pq o processamento q a viewport usa é a do video (no caso seria falta de ram da placa de video não do sistema, mas isso iria acontecer só com uma cena muito mais complexa do que isso... por exemplo uma cena bucolica grande com grama e arvores cheias de folhas tudo em geometria e sem proxy nem instancia, etc..). N é normal tbm pq no lugar iluminado ele mostra cor. N é bug do Vray ou aquele problema de vray pirata pq onde a luz bate mostra a cor (se tivesse bug no vray, ou aquele problema de vray pirata, ia ficar preto mesmo onde a luz bate diretamente...). 

Se é problema da viewport com relação à performance do computador, a viewport ia ficar travando só de vc mexer nela... 

O unico jeito q eu ví essa situação (não essa, mas algo quase idêntico), foi com uma articulação equivocada de unidades de medida.. 

Por exemplo, se vc acha q a unidade de medida está setada como Metros, e na verdade tá em Milimetros, a luz fica toda estourada super forte e tal, e se vc acha q a unidade de medida está em Milimetros mas na verdade tá em Kilometros, fica bastante similar à aparencia dessa cena aí... 

Pode também ser questão da propria versão do programa, q eu n uso o 2018 (como eu trabalho praticamente só com modelagem, ainda n ví razão pra instalar esse.. mas acho q daqui algumas decadas vai aparecer alguma novidade de relevancia no 3ds, eu tenho fé... no maximo pro fim do século eu tenho certeza.. aí eu instalo o novo XD..).. 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox e Neosmar, tudo bem?

É verdade, muito bem lembrado, eu nunca testei porque sempre trabalhei com as unidades corretas, mas em teoria é para escurecer tudo se a escala estiver muito grande, pois a luz ficará fraca demais para iluminar uma cena gigante.
Isso pode acontecer quando abre um arquivo feito por outra pessoa se der OK na mensagem de unidade diferente entre o arquivo e o sistema.

Mas eu baixei a cena que o Neosmar postou no outro tópico e as unidades estavam corretas, então, não sei mais o que pode ser, realmente é muito estranho este problema de não exibir apenas materiais do V-Ray.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ah, se é só material do V-ray, então quer dizer q o V-ray ta mal instalado...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707745.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 477, sendo 17 membro(s) e 460 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Lucas Reis, Fabio Catelleno, Hot, Duda, zuanon82, WinterPT, Pedro Juliato, rodolfosantos3d, Felipe Duarte, Andrezão de Paula, mbranco, zito felix, thiagomaka, D2_Unrio, Osvaldo Arquiteto, Abilio, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.