[Dúvida] Manipulação do Objeto na tela no blender

Por: Insurgente  

Em: 21/04/2019 14:49

Olá,

Estou eu aqui com mais uma dúvida de iniciante em modelagem 3D.

Estou usando o Blender e não estou conseguindo fazer o "Select", ou seja, nao consigo selecionar uma parte que seja do objeto na tela. O botão esquerdo não seleciona nem o botão direito. Já utilizei os cliques do mouse com alt, ctrl e shift pra tentar selecionar parte do objeto e não consigo mesmo selecionar partes do objeto.

Não sei como selecionar parte do objeto...é isso.

No caso gostaria de selecionar apenas a parte debaixo do objeto(o círculo inferior da figura da tela):

https://i.ibb.co/MGZSsdw/Select.png

Obrigado por qualquer ajuda.


--- EDIT ---

Consegui. Usei a tecla "B" conforme está nesse tutorial:

https://siemfoco.wordpress.com/2011/06/16/teclas-de-atalho-no-blender-3d/


Obrigado.












Oi Insurgente, tudo bem?

Espero que já tenha conseguido resolver o problema, como disse na outra mensagem, vai ser difícil conseguir ajuda sobre o Blender aqui porque eu ainda não uso ele e os poucos leitores que ajudam os outros também não.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu uso o 3ds, mas vejo o Blender com muito carinho mesmo.. Tenho até uns (2, só pra poder falar 'uns' ao invés de 'um' =D) livros sobre o Blender, que é o q eu recomendaria (pegar uns livros) mesmo pra começar... Os livros sobre Blender geralmente não tem aquelas traduções vagabundas (quase ao nivel de um 'google translate') dos livros sobre programas de empresas grandes e etc..(pelos livros geralmente serem de autores nacionais tbm.. entusiastas de Blender..).. E como, pelo menos as questões de modelagem poligonal (e tbm questões triviais como manipulação de viewport e seleção de objetos ou elementos) não mudam muito, esses livros ajudam muito mesmo, e n são muito caros n (pega usado mesmo, n tem problema nenhum.)... Eu lembro q é bem bacana de fazer modelagem poligonal com o Blender... o Blender meio q 'te força' a memorizar e usar varios hotkeys (teclas de atalho) pras questões de modelagem, mas qdo vc tem bem memorizado, fica bastante legal e intuitivo de fazer modelagem poligonal com o Blender... 


Mete uma busca nos sites de sebos e tal, q com certeza vc vai achar algum livro sobre o Blender.. Dá preferencia pra autores Brasileiros ou Portugueses mas caso só tenha traduzido pega tbm (ou se vc entender bem inglês, pode facilitar tbm..)... Vê (qdo vc comprar livro) com atenção especial às partes de manipulação de viewport, seleção de objetos, e modelagem poligonal... 

Cara.. se vc pesquisar bem (fiz uma pesquisa rapida aqui) c acha até em pdf... Apesar q eu gosto mais de livro fisico e tal (q dá pra vc deixar aberto numa pagina lá, enquanto vc mexe no programa...).. Mas pô.. se vc tiver um tablet, ou um celular bacana, dá pra vc ter o PDF pra ler e conferir as coisas quase como se fosse um livro (não q nem um livro e tal, mas no sentido de vc deixar aberto o 'livro'(no caso o PDF) em outra "tela" e tal.. etc..)... 

Cara, pra vc ver o quanto eu dou moral pro Blender... Se tivesse um moleque novo e tal, que quisesse aprender um 3d e tal, e não mexessse já com nenhum programa 3d (tirando o 3ds, pelas razões q o André explicou tbm..), eu ia recomendar q começasse com o Blender... MESMO. Embora q eu use o 3ds e tal, eu costumo recomendar o Blender XD...

Mas, cada vez mais, o Blender é 'árido' e 'dificil'... Mas, como eu tbm já disse sobre o 3ds, o Blender tbm, cada vez mais é um programa 'árido', 'dificil'... ou 'intimidador', num primeiro vislumbre... Mas o Blender só é essas coisas por ser um programa muito vasto mesmo (que é vasto em possibilidades)... Quando vc abre um programa como o Blender ou o 3ds (ou qualquer programa bom de 3d), vc vai ver àquela cena vazia, o que pode até amedrontar uma pessoa que não conhece do programa ou das tecnicas, mas, articulando à Volição de uma maneira diligente, ou, tendo dominado às tecnicas e conceitos do que se quer fazer, o programa se torna muito mais amigavel do que intimidador, mesmo que não se conheça comandos especificos e particularidades proprias do programa..

Imagino que o dominio das disciplinas classicas do 3d (a modelagem/escultura, a animação/rigging, render (materiais, iluminação, e tecnicas da Arte da Fotografia)), etc..) seja uma questão de "Arte Técnica".. E, o quão mais a pessoa tem intimidade com a ferramenta (no caso com o programa com o qual lida), mais a Técnica vai poder dar alento ou espaço à Arte.





@edit: Hoje em dia, quisera eu saber do Blender, assim como eu ja soube do 3ds... Mas quando eu abro qualquer um desses programas, não há nada em cena a não ser uma possibilidade que é da ordem do 'talvez'...



A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135161

Últimos membros registrados: WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts.

Usuário(s) on-line na última hora: 845, sendo 25 membro(s) e 820 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Catelleno, Fabio Amorim, LASLF, Eber.Silva, Moura, luckweb, Ronaldo Junior, Felipe Duarte, gouvearb, Nuno, Abilio, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, WASHINGTON.NBO, rafa.carvalho, Tomas, Thiago Couto, marcelo de moraes, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Gabriel.C, pauloreis2000, lucielen, byboca, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.