Oi drvb, tudo bem?
Eu já brinquei com o Maxwell no 3ds max durante alguns meses, mas faz muito tempo, pelo menos uns 10 anos atrás.
Naquela época o problema dele era justamente a lentidão, não sei como está hoje, devem ter melhorado muito, mas não acredito que ele é muito mais rápido do que o V-Ray.
Pode ser que nos testes a pessoa conhecia melhor o Maxwell do que o V-Ray, pois ele fica parelho com qualquer renderizador moderno, até com o Redshift.
O V-Ray também renderiza pela GPU, ele tem duas opções, renderização híbrida com CPU e GPU ao mesmo tempo e renderização apenas pela GPU.
Se estiver estudando no SketchUp em vez do 3ds max, ainda tem a vantagem de não precisar aturar o lixo antigo na interface para manter compatibilidade com versões anteriores.
Portanto, a interface é mais limpa e direta.
O V-Ray pode ser configurado modificando apenas um parâmetro e mais nada, o Noise Threshold.
Não é a toa que só existe objetos para maquete configurados com o V-Ray, no máximo o Corona, não tem para outros renderizadores, pois apenas estes dois são usados em maquete.
Eu acho que você vai tornar a sua vida muito mais difícil neste ramo se não adotar o V-Ray ou o Corona, nas outras áreas pode escolher o Render porque sempre modela e texturiza tudo, mas na área de maquete não.
Abração e tudo de bom.
André Vieira