Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

001   são paulo
ken3   brasil
Peh   Santa Barbara D\'oeste - SP
Richard   Brasil - PR

Tutorial básico do V-Ray em pt-br. Onde encontrar?

Por: jr2011  

Em: 10/08/2019 19:37

Estou começando a mexer no V-Ray recentemente, em específico a versão Next 2.1, mas estou tendo dificuldades. Onde posso encontrar alguns tutoriais sobre o render? O que encontro, geralmente são de versões antigas, em que muita coisa não bate.

Desde já, agradeço a ajuda de todos.
Verdade q é tão diferente assim? Eu peguei esse mais recente pra testar mas nem instalei ainda... Mas pra ser sincero eu nunca usei o Mental Ray (só pra testes, mas achei meio lento (em comparação com o V-ray, pras mesmas coisas) e n usei muito depois disso)...

Eu n ligava muito antigamente, pra render realistico e tal (nem hoje em dia eu ligo muito, pra ser bem sincero, embora q eu goste bastante..), só tive q prestar atenção nesse assunto qdo peguei uns trampo com umas lojas de moveis, e aí precisava fazer os renders realisticos de interiores, aí o primeiro eu fiz com um fakeosity (um gi fake) q ficou até bem bonito (mas n tenho mais o render, mas talvez dê pra achar na internet XD..), mas aí peguei o V-Ray e, o material base dele (o 'Vray Material') é muito bom e bastante versatil mesmo.. Alem de que o uso de luzes e cameras desde o inicio (do Vray) foi pensado pra imitar o efeito da luz em cameras reais, então vc usando as cameras do v-ray pode até estudar algumas questões técnicas de fotografia e tal o q na minha opinião é extremamente valioso... 

Eu n testei esse mais novo (pq hj em dia eu to só fazendo modelagem e algumas animações (vai vendo, mês passado modelei um monte de privadas XD...)), mas com certeza n é tão diferente assim... 

Acho q, pra vc dar uma 'sentida' legal no Vray, vê um tutorial basico de iluminação e render, pra uma cena externa, presta atenção nas questão de luzes e cameras, pode ser uma versão anterior n tem problema.. e tbm nas configurações de render (aí aprende um pouco sobre como o Vray lida com o GI e tal..)... Aí faz uma cena simples externa tudo com material basico cinza e tal, pra vc ver como a luz influencia às cores dos materiais e tal.. No sentido da cena externa (q é tbm pertinente pra uma cena interna) vc pode tbm estudar como iluminar ou complementar à iluminação da cena iluminando à cena com uma imagem HDR, q isso é bastante pertinente...E o 'fog' tbm, do Vray, q é relevante mais pra externas, mas pra internas tbm dá efeitos legais (de luz volumetrica realistica e tal...).. 

Depois vê uns tutoriais de cenas de interiores (eu acho cenas de interiores mais dificeis, pq tem mais luzes e tal, e fica mais complexo tanto de fazer um render realmente aceitavel, quanto de compor pra finalizar bem e de maneira q fique conveniente de editar numa pos (no caso, renderizar varios 'elementos' da imagem, separadamente, pra compor do 'seu melhor jeito' no PS, etc..)) e faz uma cena simples de interior (com os materiais simples do v-ray vanilla e tudo cinza) e testa esses conceitos tbm...

Ai então baixa um pacotão de materiais legais do V-ray (tem naquele site V-ray materiais . de (eu acho.. faz tempo q entrei lá xd..)), e usa essas cenas (a externa e a interna, q eu recomendei fazer e tal...) pra testar uns objetos simples com esses materiais... aí então vc estuda certinho esses materiais e aí vai aprender de uma maneira bastante eficaz os materiais usados no V-ray.. 

Mas manda bala aí no V-ray q ele é bastante 'simpatico' até (no sentido de ser BEM mais facil de pegar, de uma maneira q c faz um render aceitavel, do q o Mental-Ray... Acho q se vc já pegou o Mental-Ray, sozinho mesmo vc ja pega o Vray relativamente bem em um mês.. se fizer esses exercicios q mencionei, vc pega relativamente bem o Vray em uma semana XD...)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Jr2011, tudo bem?

Eu passei pela mesma coisa que você, migrando do Mental Ray para o V-Ray, mas antes do Mental Ray eu já tinha estudado outros renderizadores e anos antes do Mental Ray morrer eu já tinha migrado para o Redshift.

Lembra como o Mental Ray tinha um monte de parâmetros que não eram usados, pois eram antigos como os Photons de GI?
O V-Ray também é um render antigo e tem muitos parâmetros que não são mais usados.
Sabendo os poucos parâmetros usados atualmente, você configura ele facinho.

Lembra também como as configurações do Mental Ray eram sempre as mesmas?
Raramente tinha que modificar alguma coisa de uma cena para outra.
O mesmo acontece em todos os renderizadores, pois só vai mudar quando a escala da cena for muito diferente e em maquete é sempre a mesma escala.

Então, se aprender a usar o método de renderização mais moderno do V-Ray, sempre vai configurar da mesma forma facilmente.
Se você tiver uma boa placa de vídeo, o Juliano Kloss postou as configurações que ele usa neste tópico: https://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/101185

Note que ele utiliza o módulo V-Ray GPU Next e não o CPU, por isso que depende de boa placa de vídeo.

Depois disso você só precisa aprender os recursos das luzes para configurar facilmente igual fazia com as Photometrics no Mental Ray e aprender a configurar o material VRayMtl principalmente.

O VRayMtl é bem parecido com o Arch&Design, mas alguns procedimentos são diferentes como a criação de metais e translucências.
É nesta parte dos materiais que vai gastar a maior parte do estudo.

Sobre tutoriais, mesmo sem entender inglês você pode ver vários tutoriais que postei nas notícias no último ano habilitando a legenda traduzida no próprio Youtube, a maioria é para o V-Ray Next, então nesta página: https://3d1.com.br/noticias/pesquisa?busca=v-ray

Se tiver uma dúvida específica sobre algum recurso do V-Ray e eu puder ajudar, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707503.

Total de membros registrados: 135158

Últimos membros registrados: djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026, tavin21, cynthh_.

Usuário(s) on-line na última hora: 756, sendo 26 membro(s) e 730 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: clastac, Carlos E. Nogueira, CNC, Roberto Movanni, Sergio1987, emersonforentin, Eng Damasceno, Thiago, djsoul, mastermax, Henrique Ribeiro, Gauchu, Junior, Juarez, xXxanayasmovisk_01fofaxXx, Allen Anderson, TadeuB79, Le_Andro, LUCIAN89, Daniel Monteiro, Roberto Trevelin, Alexandre Longo, estebanXRK, Fernando Cunha, nakan14, SaavedraCG.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.