Oi Jr2011, tudo bem?
Eu passei pela mesma coisa que você, migrando do Mental Ray para o V-Ray, mas antes do Mental Ray eu já tinha estudado outros renderizadores e anos antes do Mental Ray morrer eu já tinha migrado para o Redshift.
Lembra como o Mental Ray tinha um monte de parâmetros que não eram usados, pois eram antigos como os Photons de GI?
O V-Ray também é um render antigo e tem muitos parâmetros que não são mais usados.
Sabendo os poucos parâmetros usados atualmente, você configura ele facinho.
Lembra também como as configurações do Mental Ray eram sempre as mesmas?
Raramente tinha que modificar alguma coisa de uma cena para outra.
O mesmo acontece em todos os renderizadores, pois só vai mudar quando a escala da cena for muito diferente e em maquete é sempre a mesma escala.
Então, se aprender a usar o método de renderização mais moderno do V-Ray, sempre vai configurar da mesma forma facilmente.
Se você tiver uma boa placa de vídeo, o Juliano Kloss postou as configurações que ele usa neste tópico:
https://3d1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/101185Note que ele utiliza o módulo V-Ray GPU Next e não o CPU, por isso que depende de boa placa de vídeo.
Depois disso você só precisa aprender os recursos das luzes para configurar facilmente igual fazia com as Photometrics no Mental Ray e aprender a configurar o material VRayMtl principalmente.
O VRayMtl é bem parecido com o Arch&Design, mas alguns procedimentos são diferentes como a criação de metais e translucências.
É nesta parte dos materiais que vai gastar a maior parte do estudo.
Sobre tutoriais, mesmo sem entender inglês você pode ver vários tutoriais que postei nas notícias no último ano habilitando a legenda traduzida no próprio Youtube, a maioria é para o V-Ray Next, então nesta página:
https://3d1.com.br/noticias/pesquisa?busca=v-raySe tiver uma dúvida específica sobre algum recurso do V-Ray e eu puder ajudar, é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira