Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
LeandroFca   Camboriú - Santa Catarina
Luiz   São Paulo - SP
Evandro   Joinville - SC

Portfólios Ver Mais

gustavorios2   Brasil - RJ
gabriel205   São Paulo , Brasil - SP
RA98   Brasil
Railson   caxias/MA - AC

Dúvidas sobre V-Ray.

Por: jr2011  

Em: 04/08/2019 03:42

Enfim, resolvi atualizar meu 3ds Max 2017 para 2020, e já que tenho que abandonar de vez o Mental Ray (com muita dor no coração) por isso, resolvi instalar o V-Ray. Uma das dúvidas que surgiram é: Para ter a cena o mais otimizada para o V-Ray, o ideal é eu criar materiais, luzes e câmeras V-Ray? Ou não ai fazer diferença, por exemplo, se algumas luzes e materiais forem do padrão do 3ds Max?
Oi Jr2011, tudo bem?

Realmente vai valer muito a pena trocar para o V-Ray, mesmo que continue com uma versão mais antiga do 3ds max, pois faz tempo que o Mental Ray se tornou inviável devido ao tempo de renderização.
Só de trocar para o V-Ray vai parecer que trocou de computador por um 100 vezes mais veloz!

Sobre a sua dúvida, em qualquer Render é melhor usar os materiais próprios dele e as luzes próprias dele.
A câmera normalmente não faz muita diferença, principalmente se usar a Physical Camera, pois a câmera comum não suporta diversos recursos.

No caso do V-Ray é melhor ainda usar a Physical Camera do 3ds max, pois ela foi feita com a ajuda da Chaos e foi baseada na antiga VRayPhysicalCamera.
Se você usa o V-Ray Next, ele tem uma nova Physical Camera com alguns efeitos de Blur radial que a Physical Camera não possui, mas só tem que usar ela se precisar destes efeitos, no resto pode usar a Physical Camera do Max numa boa.

De qualquer forma, o V-Ray aceita as luzes Photometrics do Max e também o material Arch&Design do Mental Ray, ele será convertido para o VRayMtl na hora da renderização, mas não é a melhor opção nem de tempo e nem de qualidade.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu tô usando a última versão do V-Ray (eu acho). É o Next sim. Minha placa de vídeo é uma GeForce GTX 1060 6GB, então acho que deve ajudar no render por causa dos núcleos CUDA, né?
placa de vídeo só será ajuda na renderização se tu for usar Vray RT.
Vray Advanced usa os núcleos do processador.
Oi New, tudo bem?

Eu achava que o V-Ray Adv. tinha algums recursos acelerados por GPU, não tem nenhum?
Pois ele é muito mais veloz do que outros renderizadores sem aceleração como o Arnold, por exemplo.

Você tem algum link para indicar falando sobre isso?

Agradeço muito pela informação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi jr2011, tudo bem?

Antigamente a placa de vídeo (GPU) não influia no tempo de renderização, como no caso do Mental Ray, mas os renderizadores modernos aceleram diversos recursos através da GPU e alguns fazem tudo apenas pela GPU ou usando GPU e o processador (CPU) do PC ao mesmo tempo, portanto, dependendo do Render que for usar é mais importante a placa de vídeo do que o processador e a memória RAM do PC.

Eu acho que o V-Ray Adv. ou CPU também tem alguns recursos acelerados pela GPU, mas o New disse que ele usa apenas a CPU, mesmo assim é muito mais veloz do que o Mental Ray.

O V-Ray tem vários métodos de renderização nos dois módulos de Render, igual o Mental Ray também tinha, o V-Ray RT ou GPU pode trabalhar apenas com a placa de vídeo ou pode trabalhar de forma híbrida usando o processador junto, isso acelera ainda mais a renderização.

Você pode ver um breve artigo da Chaos sobre isso com testes comparativos neste link: https://www.chaosgroup.com/blog/understanding-v-ray-hybrid-rendering

A sua placa GTX 1060 é excelente e vai ajudar muito com certeza.
Com ela você consegue até brincar com Ray Tracing em tempo real no Unreal Engine!!!

Meses atrás eu postei a notícia de um novo Driver para placas a partir da GTX 1060 que melhora ainda mais o desempenho dela, está nesta página: https://3d1.com.br/noticia/68702

Sobre os Cores CUDA, quanto mais tiver, mais rápida será a renderização.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André!
Parece que eu falei de forma um pouco equivocada, pois as novas versões do Vray não tenho certeza disso. Mas creio que o Advanced ainda usa apenas os núcleos do processador.

O link que você indicou:
https://www.chaosgroup.com/blog/understanding-v-ray-hybrid-rendering
diz que, em vez de usar apenas GPU com sua memoria, agora pode ser usado também as CPUs com a memória do computador, porém trata-se de renderizador separado do Vray Advanced.

"It’s important to note that the V-Ray Hybrid (GPU–CPU CUDA) renderer is not the same as the V-Ray Production (CPU) renderer, and the two engines will continue to remain separate."

"É importante observar que o renderizador V-Ray Hybrid (GPU – CPU CUDA) não é o mesmo que o renderizador V-Ray Production (CPU), e os dois mecanismos continuarão separados."

Creio que o V-Ray Hybrid seja o vray RT. Apesar da falta de certeza acho que seja certo em dizer que o Advanced continua usando apenas CPU mesmo. Do contrário acho que não faria muito sentido o artigo do link.
Oi New, tudo bem?

Eu também fiquei com a mesma dúvida sobre o V-Ray Advanced, pois pelo que pesquisei e por este artigo da Chaos, fica claro que o modo de renderização híbrido só está disponível no V-Ray RT como você falou.
Dai você pode escolher se trabalha com CPU e GPU ao mesmo tempo ou só com GPU, então, é como usar a CPU para acelerar a renderização principal pela GPU.
Porém, além da renderização híbrida somando CPU e GPU, existe a aceleração de certos recursos pela GPU, dai a renderização principal por CPU que será acelerada pela GPU.

Eu gostaria muito de encontrar um texto confiável sobre isso como algo escrito pela própria Chaos, mas é mais antigo e eu não acompanhava o V-Ray de perto nesta época.
Isso aconteceu antes do RT ficar bom para renderização final, devem ter implantado lá pela versão 3 quando a GPU começou a fazer diferença na renderização, não é um recurso recente.

Se você ver alguma coisa sobre isso por ai, por favor, posta aqui.

Obrigado novamente.

Abração e tudo de bom.

André
Tendo uma boa placa de video nao mais vale a pena configurar a cena e usar o modo antigo com a CPU, no Vray GPU Next é só usar a combinação CPU + GPU e renderizar, unico ajuste é necessario é o Noise Limit, valor 0,01 fica perfeito porem eleva o tempo de renderização, para render de teste pode ser 0,05, mais pode combinar valor 0,035 + Denoiser o tempo e qualidade de render é abusurdo. Em camparação uma cena minha em HD com Mentaray era de 2 horas, hoje leva poucos mais de alguns minutos ou até segundos.
Cara...
acho que vou instalar o Vray NExt aqui. Serio mesmo. HEHE!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135161

Últimos membros registrados: WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts.

Usuário(s) on-line na última hora: 842, sendo 25 membro(s) e 817 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Fabio Amorim, LASLF, Eber.Silva, Moura, luckweb, Ronaldo Junior, Felipe Duarte, gouvearb, Nuno, Abilio, Geraldo Nunes, cristian rocha da silva, Celso Borttoloto, WASHINGTON.NBO, rafa.carvalho, Tomas, Thiago Couto, marcelo de moraes, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Gabriel.C, pauloreis2000, lucielen, byboca, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.