Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luis.omar   São Paulo -SP - AC
Ilusiomatic   Brasil - AC
mse   Novo Hamburgo

Portfólios Ver Mais

Hericka   Curitiba - AC
Antonio   Campinas - SP
stunlight   Campos dos Goytac - RJ - AC
tingoxd   São Paulo - SP

Forest pack - Grama crescendo por cima do piso

Por: SERPA  

Em: 16/08/2019 18:06

Fiz um campo de grama e nele coloquei umas placas de concreto, porém a grama está crescendo por entre elas (OK), mas também através.

Como eu evito de a grama crescer por dentro das placas?
Vc pode fazer uma line onde vc não quer nada; na aba área vc clica no icone ( como mostra a imagem ) e depois seleciona a linha ( e marca que esse espaço que será excluido da distribuição em exclude ). Vc pode fazer o mesmo com a propria geometria dessas suas placas, mas eu acho que line evita problemas, alem de poder fazer umas lines mais assimetricas e interessantes.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

SERPA.: oi Serpa! Tudo bem? Fiz um pequeno tutorial para você bem simples mesmo, de como gerar folhagens, grama pelo ótimo plugin do "Forest pack" do 3ds Max 2018 e separei algumas poucas imagens para você. ; )

===========================================================================

Vou comentar as imagens que eu anexar com pequenos textos que você entenderá todo o processo de exclusão de geometrias ou shapes pelo "Forest pack" do 3ds Max 2018 ou superior, ok?

** Imagem 1.: Seleciona o plane (piso em grama) e aplica o "Forest pack Pro" nele.

** Imagem 2.: Seleciona o plane (piso em grama) e aplica o "Forest pack Pro" nele.

** Imagem 3.: Cria shapes (linhas 2D) no formato "exato" dos 8 pisos em concreto. Esses 8 shapes servirão para serem anexados no Menu "Areas" do Forest pack, e colocá-los como "exclude" nos oito pisos.

OBS.: A opção "exclude" permite que a grama do "Forest Pack Pro" não entre dentro da geometria dos pisos em concreto. Para um maior "respeito" da grama não entrar dentro dos pisos, ainda no menu "Areas" do Forest, selecione o Surface area ( que é o piso em grama ) e escolha a opção "edge" em Boundary checking...

============================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!


__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Valeu pela ajuda pessoal.

Danilo fiz exatamente isso que vc falou e funcionou perfeitamente!

Notei q ele cria uma certa margem em volta da placa, mas ajustei no parâmetro scale, que fica nesta mesma aba (Área), logo abaixo de resolution.
Olá pessoal da 3d1... boa madrugada a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Fico feliz que tenha dado tudo certo com as suas configurações do "Forest Pack Pro" vs.6.2.1 ou a 6.2.2 ( mais recente ) pro 3ds Max 2019 ou superior.

=============================================================================

Fiz uns novos testes com o 3ds Max 2018, usando o render V-Ray adv. 3.60 e obtive uma nova imagem com uma configuração do "Forest Pack Pro", ok?

A seguir te mando algumas imagens com as configurações e os renders finais.

** OBS.:
Alguns chumaços de grama que entraram no piso em pedra podem ser controlados também. Para um melhor "respeito" da grama para não entrar no piso em pedra aonde está o teapot metálico, basta você selecionar o circle002 ( que é o círculo 002 formada pela grama ) e no menu "Areas" >> Boundary checking >> Edge ( escolha a opção edge )...

** OBS-2.: Uma das coisas mais importantes do mundo para aplicar o "Forest Pack Pro" pro 3ds Max 2018 ou superior, é modelar as coisas como gramados, jardins em escala real ( no mesmo tamanho dos gramados e jardins do mundo real ). 

Até a escala do "Forest Pack Pro" pro 3ds Max 2018 já se adequa automaticamente muito bem a uma geometria 3d modelada no tamanho correto do mundo real, ok?

Quando você modela um jardim com medidas muito pequenas mesmo ( vamos supor em "cm" ), os pressets do "Forest Pack Pro" vão tentar se adequar a esse pequeno tamanho que você modelou, porém a grama tenderá a ficar grande, pois a medida que foi modelada o jardim era pequena demais e não condizia com as medidas do mundo real.

Aí nesse caso terá que ajustar os parâmetros de Global scale ( diminuindo a escala do presset da grama ) que  foi gerada pelo "Forest Pack Pro" para poder se adequar a geometria pequena que foi modelada do jardim em cm e mudar também o parâmetro "Scale"(em %) que fica do lado do parâmetro "threshold" no menu "Areas"...

Por isso que é importante demais mesmo modelar tudo em tamanho real ( jardins, gramados, floreiras..etc ) porque fica muito mais fácil configurar e ajustar os parâmetros de configuração do "Forest Pack Pro" pro 3ds Max 2019 ou superior.

Espero que tenha o ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Lembrando a você que pode criar também vegetações verticais pelo "Forest Pack Pro" 6.2.1 ou a versão 6.2.2 pelo 3ds Max 2019 ou superior.

=========================================================================

** A seguir te envio algumas imagens com configurações do "Forest Pack Pro" pro 3ds Max 2018, renderizada no render V-Ray adv. 3.60, ok?

Fiz um pequeno tutorial ( bem simples mesmo ) com poucos passos que te mostra como pode criar paredes verdes verticais, que estão muito na moda por nós arquitetos... rsrs

Salvo não me engano existe uma Biblioteca Pro para baixar pelo "Forest Pack Pro" pro 3ds Max 2019 ou superior ( e em versões mais antigas também ) que te permite instalar novas vegetações, folhagens, pedras, pedriscos e uma série de outras coisas também.

==========================================================================

** OBS.: Anexei 3 imagens para você. As duas primeiras imagens são desse "mini" tutorial que criei pra você e a última e terceira imagem é a imagem do render final com a parede verde vertical, para você ver como fica um efeito bem interessante e charmoso também em qualquer ambiente...rsrs

** OBS-2.:  Lembrando que o "Forest Pack Pro" ainda permite colocar vários tipos de arbustos, musgos, pedras, pedriscos nas paredes verticais.

Também permite variar as posições, rotações, escalas de cada arbusto, musgo e definir a posição (paginação de cada arbusto na parede) simplesmente colocando um mapa preto e branco no menu "Distribution" e com isso fazer várias paginações de paredes verticais diferentes, se guiando pelas cores desse mapa aplicado.

** Se quiser ver a imagem final em uma resolução maior, aqui está o linkParede vertical ( 3ds Max 2018 + render V-Ray )

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e muito sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135160

Últimos membros registrados: JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77, dumps23, ksanzvra, gigathccarts, Deidara026.

Usuário(s) on-line na última hora: 740, sendo 23 membro(s) e 717 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Reinaldo Silva, brunolacerdal, Hot, Ronaldo Junior, deathstars, Duda, Felipe Duarte, rmagaton, Nuno, Joao Barreto, Abilio, raflixh, cristian rocha da silva, Henrique Ribeiro, Ronaldo, Eduardo Ramos, Thiago Couto, lucielen, nakan14, Fernando Cunha, SaavedraCG, Marco Rocha, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.