3DS MAX ABRINDO COM TEMPLATE

Por: SERPA  

Em: 02/09/2019 19:20

Existe uma forma de programar o max para ao abrir já selecione automaticamente:

Renderizador = Vray
Exposure control = No Exposure control
Resolução de saída = 1920x1080


Penso que uma forma de fazer isto é abrir o max, escolher estes parâmetros e salvar como se fosse um template.

Mas dentro do programa existe alguma forma se deixar essas opções como default?

obrigado.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

SERPA.: Oi Serpa! Tudo bem? Para deixar as configurações padrões do programa 3ds Max 2019 ou superior da forma como você deseja, basta teclar F10 ( abrir a janela do render scene ) e escolher as opções com as numerações marcadas com letras amarelas que irá dar tudo certo...

========================================================================

De acordo com as imagens 1 e 2 respectivamente que anexei em minha mensagem, basta você seguir o passo-a-passo que irá dar tudo certo...

** Quando você clica no número 3 da 1a. imagem ( Save as Defaults ), o 3ds Max cria um arquivo "RPS" que salva as configurações das fichas: Common, Effects, Environment, render elements...etc

Com relação a opção ficar habilitada do exposure control (8), acho que criando e salvando um arquivo "RPS" que citei anteriormente, provavelmente as configurações do exposure control, já devem ficar salvas. 

De qualquer forma testa aí o que falei e vê se dá certo mesmo, ok? 

========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Uma pena pois meu max é o 2018. Ele só grava o render default.

Mas mesmo assim obrigado pela resposta.

Provavel que com o script de inicialização dê pra fazer isso desde versões mais antigas... 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

SERPA.: oi Serpa! Tudo bem? Estranho o seu 3ds Max 2018 não ter salvo as configurações padrões do "Save as Defaults", pois o meu 3ds Max também é o 2018 e consigo fazer isso perfeitamente.

==========================================================================

O render V-Ray tem um ótimo script chamado "SolidRocks" (V-Ray Wizard), está na versão 2.3.1 e tem instalação totalmente compatível com o 3ds Max 2013-2020. Ele requer no mínimo a versão do V-Ray 2.40 ao 4.0 Next (Update 2.1)

Você pode baixar o script do "SolidRocks" para o render V-Ray gratuitamente ou pode se quiser, comprar uma versão com mais recursos dele, ok?

Particularmente não gosto de usar o "SolidRocks", porque prefiro sempre abrir a janela de qualquer renderizador que uso para configurá-lo do "zero", assim sempre vou aprendendo e memorizando todos os parâmetros do renderizador ( independente de qual seja ) que costumo usar, porém reconheço a importância desse ótimo script na rapidez das configurações de setup do render...

** Obviamente a versão free do "SolidRocks" é limitada, se não me engano a resolução final do render é limitada em 1920x 960 pixels, modo de ultra qualidade é bloqueado e o "flythrough" é bloqueado em até no máximo 120 frames para animação.

O link para você baixar o script gratuito do "SolidRocks" é este aqui: Solidrocks- Free version ( 3ds Max 2013-2020 )

=========================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços  e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Oi Serpa, tudo bem?

Eu gosto de usar o Defaults Switcher para configurar o V-Ray como Render padrão do 3ds max.

É só entrar no menu Customize > Custom UI and Defaults Switcher.

Vai abrir a janelinha mostrada na primeira imagem em anexo, dai você seleciona a opção Max.vray no quadro da esquerda e clica no botão Set.
Quando abrir o Max novamente o V-Ray estará como renderizador, além disso diversas outras configurações serão ajustadas para o V-Ray como exibir VRayMtl no Material Editor e aplicar V-Ray Shadow em todas as luzes.

Para definir a resolução e outras configurações do Render você pode salvar um Render Preset e carregar quando quiser, dai até as configurações do V-Ray ficarão ajustadas da forma que preferir.

Depois que configurar tudo na janela do Render Setup, você clica na setinha do Render Preset e escolhe a opção Save Preset, como mostra a segunda imagem em anexo.
Poderá colocar o nome que quiser e dai será exibido na lista com os demais Presets que aparecem nesta mesma setinha.

Uma opção que acho interessante é o Max Start, se você configurar um arquivo MAX com tudo que quiser, inclusive com luzes, câmeras e objetos na cena, depois salvar este arquivo com o nome maxstart.MAX e indicar isso no User Paths, o 3ds max sempre vai iniciar abrindo este arquivo e quando der Reset vai carregar este arquivo.

É ótimo para quem trabalha com visualização de produtos ou estandes, por exemplo, pois pode deixar uma cena montada com tudo pronto só para importar o projeto, aplicar materiais e renderizar.

O Max Start fica no menu Customize > Configure User Paths, dentro da aba File I/O, como mostra a terceira imagem em anexo.

É só selecionar a opção Max Start na lista e clicar no botão Modify para indicar a pasta onde está o seu arquivo maxstart.MAX.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 756, sendo 16 membro(s) e 740 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., jotasoares, Victor Mendonça, Gabriel, Felipe França , Baldo, pinart, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, charles.chaves, Girleide, JMDesign, Adalberto Rocha, Vladis, Helgaella99.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.