Ferramentas BIM

Por: J.F.Verissimo  

Em: 28/10/2019 22:07

Ola Pessoal,

Sera que uma sessão somente sobre BIM aqui na 3d1 vale a pena? Estou estudando alguns softwares e sinto a necessidade de trocar informações a respeito. Alguem por aqui ja trabalha com BIM? Particularmente, eu não me adaptei ao REVIT mas devo explorar o ARCHICAD. Achei o REVIT muito ruim para modelagem 3d, contudo é necessário aprender algum desses softwares BIM pois atualmente muitos escritorios de arquitetura estão exigindo experiencia na área; por isso, eu acho necessário o site 3d1 abrir uma sessão para essas ferramentas. O que voces acham?

Grande Abraço a todos.
Eu acho de grande valia. 

Particularmente ando explorando o REVIT. Estou achando ele bem legal embora bastante técnico.

Uma coisa que descobri semana passada foi um plugin incrível que faz a integração dele diretamente com o Twin motion.

https://www.unrealengine.com/en-US/twinmotion/plugins

Você cria a maquete no REVIT aperta o botão para vê-la no Twinmotion e ele simplesment abre o programa e te mostra ela lá. Com a opção de levar os materiais do REVIT ou repor apenas o modelo e usar os materiais do Twinmotion.

E depois ele fica linkado, ou seja, qualquer alteração que fizer na maquete, basta apertar o botão novamente q ele rapidamente atualiza o modelo lá no Twinmotion, mantendo todas as texutras que vc aplicou lá, inclusive os objetos que vc incluiu pelo Twinmotion.

Só por isso ele já me encantou, rsrs.

Andei mexendo no Archicad e me pareceu muito mais prático de usar que o REVIT.

Agora profissionalmente falando, acho que o mercado de trabalho usa mais o REVIT. Mas archicad tem crescido bastante. Tanto que em sites que utilizo para baixar blocos BIM, tem alguns blocos que têm disponíveis no formato Archicad e não tem em REVIT.

Acho que essa briga vai ser feia, assim como a briga do Lumion com o Twinmotion. 



Legal Serpa. Bom comentário. Realmente, aqui no Brasil o REVIT esta em voga mas alguns estão achando o ARCHICAD bem legal. Acho interessante dar olhada nos recursos do ARCHICAD. Vou estudar mais o processo BIM em geral para tentar trabalhar com eles. A priori, a modelagem do 3ds max para mim é bem mais "livre" contudo tenho que me adaptar ao mercado. 

Grande Abraço. 
Acho que, no futuro, os programas 3d vão ter 'modulos' pra trabalhar com BIM e modelagem-paramétrica nesse sentido (do BIM).. 

Eu sempre me fascinei por programas como o Inventor e tal (sei q tem outros, mas n lembro os nomes..) , q fazem as 'simulações de todas as coisas', de maneira a q vc possa fazer o 'formato-perfeito' (ou proximo disso) no mundo real, com os materiais q foram simulados... 

(obs: Pra quem n sabe, BIM (até onde eu lembro) quer dizer "Building Information Modeling" (uma modelagem feita com base ou atraves da informação da construção), e é algo valioso quando se pensa em conceber, de uma maneira factivel, às nossas construções e máquinas..), é um tipo de modelagem muito mais 'parametrica' do que 'livre', embora que seja de extrema valia)

Pra se fazer (na verdade, conceber) objetos (no sentido da concepção de uma máquina ou estrutura arquitetônica), eu acho isso (BIM) uma coisa extremamente valida.. No sentido da perfectibilidade da estesia visual ainda nem tanto, mas dá pra passar o model pra um programa tipo 3ds e retocar pondo materiais legais e etc.. Então, eu considero o BIM como um paradigma até legal pra modelagem... embora q eu não conheça muito bem... 

Eu tinha um modelo de "motor linear" e tal XD... Era todo mecânico com umas par de rodas (umas dentadas, outras não) e ia ser um saco de imprimir e fazer funcionar... Mas pensei num formato bem melhor e sem partes moveis =D... Ia ser legal ter esse tipo de programa pra ver os limites dos materiais e onde eles poderiam quebrar, pra eu deixar mais grosso, coisa assim...

Pq eu tenho q fazer esse motor linear (na verdade eu chamo ele de 'linear' pq ele anda pra uma direção, tipo q nem uma maquina de lavar as vezes anda..) pra poder fazer o meu 'Vimana', e saír voando por aí q nem 'BRUXÃO' XD...


Mas é... só pra descontraír... eu lembro de uma bandinha lá da decada de 90 quando eu andava de skate e tal... Essa banda o pessoal q curte BIM deve curtir... Pq é bem isso!!! E ainda tem 'skala'... (XD... hoho... =3...), vou deixar uma musiquinha aqui XD... Essa banda se chama "Bim Skala Bim" XDDD...




 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Veríssimo, tudo bem?

Você pode usar qualquer uma das seções de dúvidas do fórum para postar perguntas sobre BIM e se quiser também pode abrir um grupo de estudo sobre isso no fórum Grupos de Estudo e Dicas.
Creio que muitos leitores do site trabalham com BIM diariamente, mas a grande maioria eu imagino que atue artisticamente na produção da maquete realista depois do projeto criado num Soft BIM.

Eu não acompanho de perto estes programas, então, não posso ajudar muito.
Um amigo e membro do site que conhece bastante sobre BIM é o Marco Rocha, que fez os primeiros cursos de Revit da 3D1, mas ele está meio desencantado com projetos técnicos.

Outra dica, já que disse não ter se acostumado com o Revit, é dar uma olhada no Rhino, ele tem um Plug-in que adiciona todas as funções BIM, chama VisualArq e o link é este: https://www.visualarq.com/

A vantagem do Rhino é ter o Grasshopper para modelagem procedural e paramétrica através de programação visual, o Revit está desenvolvendo o Dynamo faz anos para competir com o Grasshopper, mas não tiveram muito sucesso.

Eu acho que a tecnologia mais de ponta atualmente na arquitetura é a modelagem por programação visual, mas o Brasil é muito atrasado, o BIM é da época da migração do AutoCAD para o Revit há mais de 10 anos, porém, no Brasil muitos não migraram e ainda usam o AutoCAD, tem uns que usam até o SKetchUp para projetar!!!!!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707594.

Total de membros registrados: 135216

Últimos membros registrados: LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220, Omyketoukreviews, Chioo026, yanag.

Usuário(s) on-line na última hora: 1084, sendo 22 membro(s) e 1062 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, _mark0_cefiro, wdesign2006, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Geraldo Nunes, Le_Andro, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Felipe Duarte, Duda, MIIRAGE CREATIVE STUDIO , Nuno, D2_Unrio, Sergio1987, TadeuB79, Anderson Miguel, Gibran Farfud, mixel.amorim, Alexandre Longo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.