In?cio da modelagem

Por: WOLFMAN  

Em: 13/06/2005 16:52

Olá galera, sou novo aqui e sou novo tbm no mundo do 3D, acabei de fazer um curso de 3D Studio Max porém não sei nada sobre modelagem, e quando digo nada é N A D A messsssssmo! (sobre modelagem livre, como rostos, aeronaves, personagens, etc...) Gostei muito do curso q tive mas o curso era bem "básico" e não tive muito aprendizado sobre modelagem de "personagens" q é o meu interesse primordial. Sou muito bom com desenhos, mas só feitos à mão, e quero muito passar esses meus personagens para o 3d, mas não sei nem por onde começar... :( Estive olhando o fórum todo e a menos q tenha passado desapercebido por mim, não encontrei nenhum tutorial q ensine desde o começo como modelar um rosto por exemplo, pois todos os tutoriais q vi aqui sobre modelagem já falam de uma forma tão simples que esquecem de citar alguns detalhes q para quem não sabe nada de modelagem seria muiiito importante, pois infelizmente tratam o assunto como se todos soubessem onde ir, q ferramenta usar, ensinando apenas o chamado "pulo do gato", mas e quem não sabe nem por onde começar?! Não questiono a qualidade dos tutoriais q são muito bons, inclusive assiti todos os passos do tut. sobre "bones" e gostei muito, achei perfeito pra dizer a verdade pois lá ensina tudinho tudinho pra quem quer começar a mexer com bones, e justamente por isso resolvi pedir para alguém me dizer um bom tutorial ou me ensinar a modelar. Ah, outra coisinha... eu quero aprender o básico pq tenho minhas idéias e quero expôr meu desenhos direto de minha cabeça, não através de fotos se é q me entendem!? Quero começar a desenhar direto no programa e depois ir fazendo ajustes ao decorrer do desenho, se isso for possível. Desculpem se coloquei no setor do fórum errado, mas como já disse sou novo e se puderem me ajudar assim q eu der "vida" a um de meus personagens faço questão de postar aqui como forma de agradecimento a turma toda do site... Obrigado! P.S.: Este site é fantástico, vocês estão de parabéns, virei fã de carteirinha!!!
olá wolfman, primeiramente benvindo ao fórum da 3d1, o pessoal daqui é muito gente boa, vc vai ver. entre na 3dtotal, lá tem um tutorial muito bom de modelagem chamado joana darc, é um classico da modelagem. os tutoriais da 3d1 mostram as técnicas em detalhes de cada ferramenta, pode ser por isso que vc nao se habituou ainda. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Bem vindo ao forum 3d1 WOLFMAN!!!! 8) Bom, você disse que fez um curso bem basico do 3ds max. Você poderia nos dizer o que tudo você aprendeu, para termos mais nossão do que você sabe e o que não sabe! Wolfman, um bom lugar para você ir é no site da Redpixel: www.redpixel.com.br , la você vai encontrar 94 video tutoriais, e se você não sabe por onde começar assista os video tutoriais de Editable Poly, pois é com ele que modelamos qualquer coisa, também assista o video tutorial da modelagem de uma cadeira de escritório, cara depois de eu assistir aquele video eu fiquei bem melhor em materia de modelagem!!! :D Bom, geralmente quando começamos uma modelgem, construimos primeiramente um box ou um plane, mas você pode iniciar sua modelgem com qualquer objeto primitivo ou extendido, para modelgem de rostos, carros e outras formas organicas geralmente construimos um plane e vamos arrastando vértices dali, vértices daqui e assim vai, você modela primeiro seus objetos em em low poly( quer dizer em poucos poligonos ) e depois aplica o modificador meshsmooht, caso seu max seja a versão 7 eu aconselho você aplicar o turbo smooth, fica bem mais rapido! A maioria das pessoas modela apenas metade do rosto e depois aplica o modificador symetry, que preenxe a outra metade. Provavelmete sua primeira modelagem não ficara muito boa, mas não desanime, pois um artista vai pegando técnicas e massetes com o tempo. É como se fosse uma massa de modelar, a gente só fica bom com a pratica! Outra forma de você também ficar bom no 3ds max é usar o Help, mergulha fundo nos estudos e tutoriais!! :D Qualquer outra duvida pergunta ai que nós tentaremos responder! Também use a busca para achar mais informações sobre modelgem e etc. Tchal!! 8)
http://www.sfs-studio.com.br
Bem galera... primeiramente obrigadão aí pela atenção e pelas "boas vindas" realmente nota-se q o pessoal aqui é de alto nível. Seguinte... o curso q fiz de 3d max, englobava apenas os recursos básicos do software, como por exemplo "Standard primitives, Extended primitives, Compound Objects, Modify" enfim, os recursos básicos mesmo, aqueles q servem para usar apenas as ferramentas primitivas e algumas funções e modificações, não engloba "bones, reactor, e modelagem orgânica q eu considero um nível mais alto de modelagem do q pegar um box e transformá-lo em alguma coisa (isso eu sei fazer o q eu não sei mesmo é modelagem livre à partir de um nada fazer um tudo..hehehehe... ). O fato de eu ter colocado em Negrito a palavra "reactor" é pq meu curso tbm não me ensinou como usar as ferramentas do reactor, e se possível gostaria de aprender a usá-lo. O Max q eu tenho é o 7.0 e acabei de puxar o 7.5 mas ainda não consegui instalar. Com relação ao aabb2003, eu não entendi o q ele disse sobre "3dtotal" isso é um site? "www.3dtotal.com.br" Se for eu tentei entrar e diz q não existe, se não for me explique melhor onde eu acho esse "3dtotal". Obrigado mais uma vez pessoal e até a próxima. :D
oi wolfman, desculpe pela mensagem incompleta. o site que eu citei é o www.3dtotal.com, uma ótima fonte de tutoriais em ingles. na pagina inicial tem um menu escrito free stuff, colocando o mouse sobre ele o menu se abre mostrando o botao tutorials, clique nele e veja o tutorial que quiser, tem muitos deles lá, inclusive o da joana d'arc que citei na mensagem anterior. tb concordo com o jonathan_m quanto ao help do max, tanto o user reference quanto os tutorials são excelentes, muito didáticos prinicipalmente os tutorials, fazendo todos eles (o que é bem demorado) vc pode ter uma boa noção de todas as ferramentas do max, é claro que tem coisas que só com o tempo e muita prática vc vai dominar completamente porque o max é muito grande, é quase um mundo todo dentro do software. é isso aí, boa sorte nos estudos, qq coisa estamos ai. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717342.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 462

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.