Oi Juliano, tudo bem?
Realmente não é fácil, fiz vários testes também e apesar de conseguir chegar mais ou menos no tipo de brilho da estátua, não consegui reproduzir o sombreamento delineando os detalhes porque o V-Ray não tem AO por material.
Precisaria de um AO no material igual tinha no Arch&Design e o V-Ray só tem o AO global, porque se eu adicionar o VRayDirt no Diffuse estarei afetando também o GI e dai fica escuro demais nas depressões, enquanto o AO de verdade afeta apenas o sombreamento.
Portanto, a única forma que vejo de reproduzir o sombreado de contorno dos detalhes é compondo com o passo de AO na pós-produção.
Já o brilho da superfície, bem especular na silhueta e bem difuso nas faces perpendiculares, primeiro eu tentei com o SSS, o resultado está na primeira imagem em anexo.
Veja como ele cria facilmente o efeito especular na silhueta e difuso nas faces perpendiculares, porém, vem junto com o efeito de Subsurface Scattering que não é desejado, mesmo diminuindo o Radius vai aparecer em partes finas do objeto.
Então, fiz o teste que comentei com o Fernando, usando o esquema dele, mas controlando o Roughness e o Glossiness com Falloff, o resultado está na segunda imagem em anexo, achei que melhorou, mas criou um aspecto aveludado que não é desejado.
Por fim, tentei mais uma opção, misturar um material com brilho bem difuso e um material com brilho especular usando o VRayBlendMtl e um Falloff como máscara, o resultado está na terceira imagem em anexo.
Achei que este último teste ficou mais parecido, perdeu um pouco do aveludado, gerou um brilho mais parecido com o seu exemplo e os contrastes escuros nas áreas ocludidas, mas mesmo aplicando AO em todos os testes eu não consegui delinear os detalhes igual fazia no Arch&Design, acho que dai precisa compor com o passo de AO no Photoshop.
É uma pena que não estudei o Corona, pois gostaria de fazer este teste nele, é um teste muito interessante e me diverti bastante depois de anos sem brincar com Render convencional.
OBS: Fiz os testes no V-Ray 3.6 e Max 2016, levaram um ou dois minutos para renderizar num PC bem vagabundo i3 com 8GB de RAM e placa de vídeo GTX 970.
Coloquei a cena com os 3 materiais no Mega para você ver, você tem muito mais experiência no V-Ray do que eu, então, dá um desconto nas configurações de Render que não devem ser as melhores possíveis.
O Link para download é este:
https://mega.nz/file/AvoxgShb#yGt9Hww3KEXyhtbbE_E72m2_f0ThK-OrqEtDm96OfgISinto por não conseguir dar uma ajuda melhor.
Abração e tudo de bom.
André Vieira