Eu tbm gosto muito do Blender, mas é mais pra, tipo, como se diz, se a Autodesk explodisse num ou outro dia e tal XD... Volta e meia eu penso q eu deveria estudar mais o Blender..
Mas até onde eu pude perceber, esse forum é mais centrado no 3ds Max mesmo :)..
Acho que essas coisas "indie" tem 2 desafios.. um é o principal, que é "SER BOM" e tal ,e o outro desafio é conseguir ter "uma certa presença no mercado"... O Blender, por ser livre e de codigo aberto e todas essas coisas fofas, não tem essas questões todas de marketing, q os programas pagos geralmente têm...
O interessante, nessa questão, é que a qualidade desses programas livres têm chegado proximo, hoje em dia, em diversas questões, ao nível da qualidade dos programas pagos... isso gera mesmo, naturalmente, esse tipo de questão...
...
Antigamente, a gente podia ir na "fenasoft" e comprar um jogo na caixa (na época seria o Diablo 1), e ia comprar uma caixinha bonita, q dentro tinha um livrinho bonito de "regras do jogo" e mais um livrinho ainda mais bonito q tinha umas artes do jogo e "lore" do jogo tbm e tal (alem do jogo, evidentemente)... se alguem simplesmente baixasse a esse jogo, de maneira 'pirata', o cara n ia ter a caixinha bonita, nem os livrinhos bacanas do jogo...
Mas, hoje em dia, vc praticamente só consegue comprar os joguinhos online... essas versões q eram comuns antigamente, hoje em dia são "versões SUPER de luxo" e tal... ou seja.. hoje em dia, vc baixar um jogo piratão mesmo, vai ter a mesmissima experiencia, q se tivesse pago o preço total imaginado do game...
Eu acho que têm q ter um capricho, nessas coisas... Eu considero até que o Blender seja uma questão que venha a forçar aos programas pagos a serem melhores...
Talvez o Blender nunca venha a ser o "melhor" programa 3d e etc... Mas é FATO que o Blender FORÇA muita coisa em muitos programas 3d mainstream.
@edit: Por uma musica da Celly pra estudar =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..