Normal Maps em Render to Texture

Por: rabellogp  

Em: 18/06/2005 20:07

Galera, to começando a estudar Normal Maps, para substituir alguns bumps que utilizo em minhas cenas e dar mais realismo a elas. Por enquanto, a unica maneira de faze-los que eu sei é pelo Render to Texture do Max7. Mas eu estou com um problema, Quero produzir um Normal Map de um terreno com montanhas, mas não estou conseguindo renderiza-lo em uma projeção plana, para aplicar depois em um plane. Alguem pode me dar uma luz? Um tutorial em algum lugar... qualquer coisa ta valendo.
Eai Ggahz, tudo bem? Pelo que eu entendi você está querendo querendo aplicar bumps em suas cenas para dar mais realismo não é? Você esta tentando apicar no canal bump para fazer montanhas em um plane também, não é? O unico geito de você poder fazer montanhas com um mapa é usando o modificadador displace, com um mapa bump você não consegue pois ele cerve para fazer relevos pequeninos! Espero ter te ajudado... caso sua duvida seja outra coisa poste ai de novo!!! Falow! 8)
http://www.sfs-studio.com.br
OI gente, tudo bem? Realmente o Jonathan tem razão. Não dá para usar o Normal Map como Displacement. Ele é para fazer saliências até mais profundas que o Bump, mas fazer uma montanha de um Plane não dá. Para usar o Normal Map tem que ter o objeto em alta resolução com a rugosidade criada de verdade no Mesh, ai o Max vai gerar um mapa especial baseado nas Normals do objeto original, por isso ele tem que ter as rugosidades no próprio Mesh. Não dá para aplicar um Bump num objeto liso e gerar o Normal Map dele. O que pode é criar Normal Maps com técnicas de pintura e filtros no PhotoShop, sem base de modelo nenhum, com base numa imagem 2D, e depois aplicar num modelo. Agora, pela sua mensagem, o problema não é com o Normal Map, é com o mapeamento, o Render to Texture depende de um mapeamento perfeito para ele trabalhar, se não houver ele vai aplicar um Unwrap, só que ai você não tem mais controle, é melhor você aplicar e ajustar o Unwrap antes de ir para o Render to Texture. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717342.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 465

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.