Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Erlon   João Pessoa - PB

Portfólios Ver Mais

fabiospinasse   Vitória - AC
g.neder   SP - São Paulo
Estrazulas   Porto Alegre - RS

TDR - Alguém conhece ou já mexeu?

Por: SERPA  

Em: 15/08/2020 16:58

Penso que esse parâmetro ai seria a chave para aquelas travadas irritantes no max as vezes. 

Porque estou mencionando esse parâmetro?

Recentemente fui instalar aqui o redshift em meu max 2018 e na instalação apareceu uma mensagem e uma caixinha marcada, e nesta estava aumentando o valor de TDR.

Então fui fuçar para saber um pouco mais e achei esses links:

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/display/timeout-detection-and-recovery

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/display/tdr-registry-keys

Sendo que, a partir do windows 8 passou a ser adotado essa diretriz:

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-hardware/drivers/display/tdr-changes-in-windows-8

Por curiosidade, entrei no meu registro do windows, na chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers

E constatei que lá existe a chave TdrDelay e está marcada para 60 segundos. Ou seja, antes de pensar q o PC travou de vez quando estiver executando algo na GP, conte até 60 segundos. 

Acho que a grande maioria dos supostos travamentos do max era justamente por causa desse parâmetro. Creio que para cenas complexas seria talvez o caso de aumentar esse tempo de espera, antes de o sistema achar q o PC travou. 

Eu sei que essa descoberta me deixou chateado pois talvez não precisasse ter reinstalado meu max.





Oi Serpa, tudo bem?

Você já instalou o Substance Painter na sua máquina?
Assim que termina a instalação ele pede justamente para alterar o valor do TdrDelay para evitar que o Windows ache que a placa de vídeo travou durante o processamento do Bake de mapas, que leva um certo tempo para processar na GPU.
Ou seja, o TdrDelay não avita a travada do sistema, só evita do Windows fechar o programa por causa do travamento, assim, dá tempo do programa terminar de calcular e sair do travamento.

Isso só acontece quando está exigindo muito da placa de vídeo, que supostamente era para calcular tudo em tempo real e exibir na tela, quando isso não acontece é porque o sistema travou.
Porém, com os Softs que calculam certas coisas pesadas na placa de vídeo este travamento é temporário e o Windows precisa esperar mais antes de encerrar ele.
Também não é bom colocar valores muito altos porque o PC pode estar realmente travado e o Windows achar que não.
Alguns programas configuram o TdrDelay quando são instalados, por isso o valor pode variar conforme o PC usando o mesmo Windows, mas você pode redefinir o valor manualmente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Não instalei não.

Só sei que de agora em diante sempre que o windows ou qualquer soft dá uma travada eu só começo a estranhar depois de 60 segundos. hehe.

Eu sempre tive esse hábito.

Mas depois de colocar 32gb de ram, 2ssds e placa de vídeo de 2gb, eu passei a ficar mais exigente e menos paciente com travadinhas.

Mas vale lembrar que 2gb hj em dia não é nada.



Oi Serpa, tudo bem?

Realmente, se estiver trabalhando com programas que fazem cálculos pela GPU tem que esperar um tempo com o PC travado até terminar, pois quando está usando tudo da GPU ela não consegue exibir as modificações na tela e o PC parece travado, mas não está.

Neste caso de cálculos de mapas como Bake de AO e Normal, por exemplo, não é a memória da placa que importa, mas principalmente o processamento dela, os Cores CUDA que ela possui ou RT Cores nas placas RTX.
Quanto mais Cores a placa tiver, mais rápido será o processamento, porém, geralmente as placas com mais memória também são as que possuem mais processamento.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707425.

Total de membros registrados: 135110

Últimos membros registrados: Otavioctengenheiro, silashp300, gelson.leite, Ats7, walmir1998, Agatha5458, nanapsssss, LeonBR2007.

Usuário(s) on-line na última hora: 329, sendo 13 membro(s) e 316 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, Gauchu, Eduardo Ramos, Alberto Santos, Thiago Couto, Reinaldo Silva, Le_Andro, Ronaldo Junior, Pedro Juliato, Tomas, jgarquides3d, Augusto Peixoto, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.