Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jeff   ARAPONGAS - PR
woshngton   Guarulhos - SP - SP
Fabio Mensen   São Paulo - SP
Gordianstudio   Porto Alegre - AC

Portfólios Ver Mais

PFAgustini   Americana, SP
pedro2206   Rio de Janeiro - AC
brunathais   rio de janeiro - RJ

Ajuda com Curvas de Bézier

Por: MsSantana  

Em: 30/08/2020 17:24

Poderiam me ajudar com a questão abaixo?

"Duas curvas de Bézier construídas a partir de quatro pontos de controle e funções base de grau 3 podem ser combinadas de forma que exista continuidade G0, quando o ponto final da primeira curva é igual ao ponto inicial da segunda curva, e continuidade G1, quando a derivada da primeira curva no ponto final é igual a derivada da segunda curva no ponto inicial.

Mostre que a continuidade G1 pode ser obtida se alinharmos o último segmento do polígono de controle da primeira curva ao primeiro segmento do polígono de controle da segunda curva."

Cara, não sei nem se entendi e se etamos falando do mesmo bezier. O que entendo é que bezier é uma manipulação no vertex de uma line para gerar curvas. Com “Bezier corner” vc manipula os pontos, mas as "quinas" entre as linhas sem mantem. Somente belzier as quinas não se mantem, pois sempre seguirão a um curvatura coerente entre dois segments. Do que vc falou entendi nada, parece questionário de vestibular de física kk

Boa noite MsSantana, tudo tranquilo?

Tu é aluno de ciências da computação ou algo do tipo? Essa sua pergunta me parece uma questão sobre continuidade geométrica e continuidade paramétrica, coisa das aulas de computação gráfica em cursos de ciências da computação.

Bom, esse fórum é tipicamente frequentado por artistas gráficos, que usam CG como ferramenta de trabalho e não necessariamente se aprofundam em questões técnicas de programação de computação gráfica, como curvas de bezier, splines, b-splines e etc. Mas com certeza vai ter um ou outro usuário que entende mais de programação e eventualmente pode te ajudar com isso.

De qualquer forma, te adianto que a sua questão não é super simples, eu mesmo estudei computação gráfica na graduação e não vi splines tão a fundo, mas acho que posso te ajudar a encontrar onde se aprofundar nesse assunto e achar a resposta que queres.

Essa é uma questão sobre splines e a curva de bezier é um tipo de representação gráfica que usa interpolação linear e pontos de controle pra desenhar uma curva. Acho que vai poder achar a informação que você precisa lendo esses materiais que vou colocar nos links aqui abaixo. Tenha uma boa leitura, e se descobrir algo relevante e quiser compartilhar conosco, um feedback será bem vindo. Um abraço.

https://graphics.stanford.edu/courses/cs348a-08-winter/Handouts/handout27.pdf

http://luthuli.cs.uiuc.edu/~daf/courses/ComputerGraphics/Week11/Curves.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=AF7lCadJUSU

Edit:
No google acadêmico tem uma penca de artigos sobre o tema, vai achar o que procura por lá.

https://scholar.google.com.br/scholar?q=geometric+and+parametric+continuity&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart

Oi Caio, tudo bem?

É um prazer enorme ver uma mensagem sua aqui no fórum depois de tanto tempo e agradeço pela ajuda que deu para o MsSantana.

Agradeço também pelas outras postagens que fez, principalmente a do Buteco relembrando os bons tempos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi MsSantana, tudo bem?

Realmente parece uma pergunta teórica de curso universitário ou programação, como o Caio disse, então, apenas estudantes ou professores da área poderão te responder, a maioria dos nossos leitores são artistas que aplicam a matemática na prática através dos programas 3D sem se envolverem com as noções teóricas.

Creio que a resposta do Caio será a melhor que vai conseguir aqui e em outros fóruns artísticos, poderá obter mais ajusda para este tipo de pergunta em foruns de matemática e programação.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707599.

Total de membros registrados: 135219

Últimos membros registrados: Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220.

Usuário(s) on-line na última hora: 1046, sendo 2 membro(s) e 1044 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ztesu026, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.