Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
rafaelboliver   Goiânia - AC

Portfólios Ver Mais

lucasberto7   Recife, PE - PE
kainkiller   sao paulo - SP
fejao   São Bernardo / SP / Brasi
castro   são paulo

Camara Setup unidades 3d max - vray - corona

Por: th3one  

Em: 10/12/2020 08:16

Nos meus trabalhos uso sempre referencias para tentar chegar a uma imagem real(realista) mas por vezes tenho dificuldade em alcançar o objecto,por vezes consigo uma boa imagem mas ás vezes mais ou menos mas nunca sei se o problema vem logo do inicio, a configuação do 3d max, já vi muitos tutorias e inclusive oficias e cheguei à conclusão mantendo o sistama do 3dmax em inches seria a melhor forma - porque ele trabalha em inches e "fala" melhor com outos programas como o REVIT, e deixo o Display em metros.

Eu uso o Vray à já muitos anos e nesta versão, versão 5, as coisas se tornaram mais faceis, deixei de usar o IR e passei a usar o Bruto Force, basicamente deixo ele standard, só no final e que aumento o LC  e aumento o MAX subdivs para 100 e o Min shadading rate para 8 ou 10 e a resolução para 3000px, e usando a camara standerd do 3d max.
Mas mesmo assim as imagens ficam com muito noise, mesmo usando o dinoiser porque borra a imagem.

Já pensei Varias vezes em Ver O Corona mas será que é melhor que o Vray?

Obrigado!
www.Hexohive.com
Tudo bem, brother?
Corona ou Vray consegue imagens muito boas. Na verdade, o Corona demora mais na renderização, porém o GI sempre irá se manter em alta qualidade. O Vray possui opções de otimização, como Irradiance Map com a opção Low. Mas já que tu passou a usar Brute Force, então não faz muita diferença em relação ao tempo de renderização no Corona.

O Vray possui opção para renderização por GPU. Se tu tiver uma placa de vídeo mediana, tu já consegue melhorar bem o tempo de renderização e mantendo qualidade de alta definição no GI. A única questão é a quantidade de memória da placa de vídeo, pois se não for suficiente no momento da renderização, torna os cálculos mais lentos.

A minha placa de vídeo possui menos de 400 CUDA CORES e, mesmo assim, o tempo de renderização é bem menor do que usando CPU.

O Vray tem a opção híbrida também, GPU + CPU, mas ainda não sei dizer se passa a usar a memória do computador caso a memória da placa de vídeo não for suficiente.

Então se for uma cena que não seja muito pesada, eu iria de Vray GPU
new:
Tudo bem, brother?
Corona ou Vray consegue imagens muito boas. Na verdade, o Corona demora mais na renderização, porém o GI sempre irá se manter em alta qualidade. O Vray possui opções de otimização, como Irradiance Map com a opção Low. Mas já que tu passou a usar Brute Force, então não faz muita diferença em relação ao tempo de renderização no Corona.

O Vray possui opção para renderização por GPU. Se tu tiver uma placa de vídeo mediana, tu já consegue melhorar bem o tempo de renderização e mantendo qualidade de alta definição no GI. A única questão é a quantidade de memória da placa de vídeo, pois se não for suficiente no momento da renderização, torna os cálculos mais lentos.

A minha placa de vídeo possui menos de 400 CUDA CORES e, mesmo assim, o tempo de renderização é bem menor do que usando CPU.

O Vray tem a opção híbrida também, GPU + CPU, mas ainda não sei dizer se passa a usar a memória do computador caso a memória da placa de vídeo não for suficiente.

Então se for uma cena que não seja muito pesada, eu iria de Vray GPU
Sim é exatamente isso que faço, para imagens rapidas uso por GPU, agora não sabia que existe essa opção hibrida. como se faz?
Passei a usar o bruto force para usar o light mix, o IR não suporta...
Mas não tua opinião a qualidade é melhor no Corona?
www.Hexohive.com
Cara, os dois chegam no mesmo resultado ( o limite é o artista rs ), mas no corona tudo é mais simples, menos setagem, recursos mais faceis como fog, desfoque de camera ( dá pra fazer escolher desfoque na propria imagem )e etc. No novo corona não precisa nem colocar portais pra facilitar calculos e tal. Pra Archivz acho Corona mais prático. E quem já trampa com v-ray a transição é bem suave.
th3one:
new:
Tudo bem, brother?
Corona ou Vray consegue imagens muito boas. Na verdade, o Corona demora mais na renderização, porém o GI sempre irá se manter em alta qualidade. O Vray possui opções de otimização, como Irradiance Map com a opção Low. Mas já que tu passou a usar Brute Force, então não faz muita diferença em relação ao tempo de renderização no Corona.

O Vray possui opção para renderização por GPU. Se tu tiver uma placa de vídeo mediana, tu já consegue melhorar bem o tempo de renderização e mantendo qualidade de alta definição no GI. A única questão é a quantidade de memória da placa de vídeo, pois se não for suficiente no momento da renderização, torna os cálculos mais lentos.

A minha placa de vídeo possui menos de 400 CUDA CORES e, mesmo assim, o tempo de renderização é bem menor do que usando CPU.

O Vray tem a opção híbrida também, GPU + CPU, mas ainda não sei dizer se passa a usar a memória do computador caso a memória da placa de vídeo não for suficiente.

Então se for uma cena que não seja muito pesada, eu iria de Vray GPU
Sim é exatamente isso que faço, para imagens rapidas uso por GPU, agora não sabia que existe essa opção hibrida. como se faz?
Passei a usar o bruto force para usar o light mix, o IR não suporta...
Mas não tua opinião a qualidade é melhor no Corona?


beleza, man?
veja aqui: https://docs.chaosgroup.com/display/VMAX/V-Ray+GPU+Setup para ver onde habilitar GPU + CPU.

Corona é mais simples de configurar do que o vray CPU. Agora o vray GPU também acho ser bem simples de configurar, pois não possui otimizações de GI.

Tanto vray como o Corona tu vai conseguir imagens muito boas. A maior diferença está entre o Vray CPU para o Corona, pois o Vray CPU tu tem que ficar configurando manualmente algumas coisas, enquaznto que no Corona é mais automático. Se tu possuir uma placa de vídeo mediana, testa aí o Vray GPU, pois ele também é mais automatico.
Oi th3one, tudo bem?

Eu já vi isso acontecer várias vezes, inclusive, também aconteceu comigo, mas a cada dia acontece menos graças aos avanços dos próprios renderizadores, que facilitaram as configurações, e do Hardware, que permite a visualização dos testes rapidamente.

É normal que no início nada fique realista, depois chega neste ponto onde algumas imagens saem realistas e outras nem tanto, então, se continuar persistindo, mais para frente vai chegar o ponto onde todas as imagens saem realistas sem esforço algum.

Existe a questão das unidades que você disse, algumas facilitam as coisas mais do que outras, mas isso não impede o realismo, só é importante estar na escala real de acordo com a unidade que estiver trabalhando, caso contrário nada vai dar certo, então, se tem uma parede com 1 metro ela precisa aparecer com 1m se estiver usando metros, tem que aparecer com 100cm se estiver usando centímetros e assim vai.

A configuração do Render também não influi no realismo, influi apenas na qualidade da imagem, ou seja, com Noise ou sem, borrada ou nítida, com manchas ou suave, portanto, se for uma imagem realista, ela continuará realista, mas com Noise, com manchas e tal, que obviamente não são desejados, mas não diminuem o realismo.

Como os colegas falaram, realmente o Corona é mais prático para arquitetura, pois é um render mais novo e não precisa manter a compatibilidade com coisas antigas enchendo a interface de parâmetros, tudo é mais direto nele, além de oferecer uma ótima biblioteca de materiais que ajuda bastante.

Porém, na questão da configuração do Render em si, se você souber quais são os recursos antigos do V-Ray que não usam mais e aprender a configurar no método novo, verá que é tão fácil quanto o Corona, pois basta ajustar um único valor se quiser.

Basicamente é só não mexer em nada das configurações padrões e para os testes iniciais você baixa o valor do Max Subdivisions para 8, um pouco mais ou um pouco menos conforme preferir, depois zera o Render Time e coloca 0.05 no Noise Threshold, como mostra a imagem em anexo, isso vai criar uma renderização com baixa qualidade, ou seja, com bastante Noise, mas será rápida.
Para diminuir o Noise você deve acessar a aba Render Elements, clicar no botão Add e escolher o VRayDenoiser na lista, assim, ele aparecerá no quadro e só precisa clicar na caixinha Enable, mais nada, igual mostra a imagem em anexo.
Isso vai gerar uma renderização borrada, pois tem muito Noise e para suavizar o Denoiser acaba borrando.

Quando quiser melhorar a qualidade da imagem para a renderização final, é só subir o Max Subdivisions para 16, 18, 24, se tiver materiais com reflexo e refração borrada é melhor usar 24 ou mais.
Em seguida, diminua o valor do Noise Threshold para 0.005 ou menos se ainda aparecer Noise em algum lugar.

Como eu disse, se quiser pode configurar usando apenas o Noise Threshold, deixando um valor mediano no Max Subvisions como 24 ou 32, mas controlando os dois você consegue otimizar mais os testes.

Esquece Irradiance Map e nunca use 100 no Max Subdivisions, não precisa!!!

Agora, sobre o realismo em si, o que manda são os materiais, além é claro de geometrias bem feitas e bem detalhadas, mas hoje em dia ninguém usa geometrias sextavadas igual antigamente.
Portanto, primar no detalhamento da alvenaria que você modela, usar móveis e objetos de decoração bem modelados, mas principalmente primar na configuração dos materiais.
Criar materiais perfeitos é irreal, por exemplo, cromados perfeitamente polidos, madeiras perfeitamente polidas, é importante adicionar imperfeições como manchas, marcas de dedo, arranhões e coisas deste tipo.
Você faz isso facilmente com mapas em tons de cinza aplicados no canal Glossiness ou Roughness, conforme o material e o Render que estiver usando.

Iluminação também não tem mais segredo, basta configurar as luzes com intensidades reais em Lumens ou Candelas que nunca mais terá problema, inclusive, poderá iluminar sempre igual em qualquer renderizador fisicamente correto, pois só existe uma física da luz.
Usar unidades genéricas nas luzes é a pior opção de todas e vai te prejudicar em outras coisas.
Portanto, foque na configuração dos materiais para passar deste ponto e tudo sempre ficar realista.

Qualquer coisa que precisar para superar esta etapa e a gente puder ajudar, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi th3one, tudo bem?

Eu já vi isso acontecer várias vezes, inclusive, também aconteceu comigo, mas a cada dia acontece menos graças aos avanços dos próprios renderizadores, que facilitaram as configurações, e do Hardware, que permite a visualização dos testes rapidamente.

É normal que no início nada fique realista, depois chega neste ponto onde algumas imagens saem realistas e outras nem tanto, então, se continuar persistindo, mais para frente vai chegar o ponto onde todas as imagens saem realistas sem esforço algum.

Existe a questão das unidades que você disse, algumas facilitam as coisas mais do que outras, mas isso não impede o realismo, só é importante estar na escala real de acordo com a unidade que estiver trabalhando, caso contrário nada vai dar certo, então, se tem uma parede com 1 metro ela precisa aparecer com 1m se estiver usando metros, tem que aparecer com 100cm se estiver usando centímetros e assim vai.

A configuração do Render também não influi no realismo, influi apenas na qualidade da imagem, ou seja, com Noise ou sem, borrada ou nítida, com manchas ou suave, portanto, se for uma imagem realista, ela continuará realista, mas com Noise, com manchas e tal, que obviamente não são desejados, mas não diminuem o realismo.

Como os colegas falaram, realmente o Corona é mais prático para arquitetura, pois é um render mais novo e não precisa manter a compatibilidade com coisas antigas enchendo a interface de parâmetros, tudo é mais direto nele, além de oferecer uma ótima biblioteca de materiais que ajuda bastante.

Porém, na questão da configuração do Render em si, se você souber quais são os recursos antigos do V-Ray que não usam mais e aprender a configurar no método novo, verá que é tão fácil quanto o Corona, pois basta ajustar um único valor se quiser.

Basicamente é só não mexer em nada das configurações padrões e para os testes iniciais você baixa o valor do Max Subdivisions para 8, um pouco mais ou um pouco menos conforme preferir, depois zera o Render Time e coloca 0.05 no Noise Threshold, como mostra a imagem em anexo, isso vai criar uma renderização com baixa qualidade, ou seja, com bastante Noise, mas será rápida.
Para diminuir o Noise você deve acessar a aba Render Elements, clicar no botão Add e escolher o VRayDenoiser na lista, assim, ele aparecerá no quadro e só precisa clicar na caixinha Enable, mais nada, igual mostra a imagem em anexo.
Isso vai gerar uma renderização borrada, pois tem muito Noise e para suavizar o Denoiser acaba borrando.

Quando quiser melhorar a qualidade da imagem para a renderização final, é só subir o Max Subdivisions para 16, 18, 24, se tiver materiais com reflexo e refração borrada é melhor usar 24 ou mais.
Em seguida, diminua o valor do Noise Threshold para 0.005 ou menos se ainda aparecer Noise em algum lugar.

Como eu disse, se quiser pode configurar usando apenas o Noise Threshold, deixando um valor mediano no Max Subvisions como 24 ou 32, mas controlando os dois você consegue otimizar mais os testes.

Esquece Irradiance Map e nunca use 100 no Max Subdivisions, não precisa!!!

Agora, sobre o realismo em si, o que manda são os materiais, além é claro de geometrias bem feitas e bem detalhadas, mas hoje em dia ninguém usa geometrias sextavadas igual antigamente.
Portanto, primar no detalhamento da alvenaria que você modela, usar móveis e objetos de decoração bem modelados, mas principalmente primar na configuração dos materiais.
Criar materiais perfeitos é irreal, por exemplo, cromados perfeitamente polidos, madeiras perfeitamente polidas, é importante adicionar imperfeições como manchas, marcas de dedo, arranhões e coisas deste tipo.
Você faz isso facilmente com mapas em tons de cinza aplicados no canal Glossiness ou Roughness, conforme o material e o Render que estiver usando.

Iluminação também não tem mais segredo, basta configurar as luzes com intensidades reais em Lumens ou Candelas que nunca mais terá problema, inclusive, poderá iluminar sempre igual em qualquer renderizador fisicamente correto, pois só existe uma física da luz.
Usar unidades genéricas nas luzes é a pior opção de todas e vai te prejudicar em outras coisas.
Portanto, foque na configuração dos materiais para passar deste ponto e tudo sempre ficar realista.

Qualquer coisa que precisar para superar esta etapa e a gente puder ajudar, é só falar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André Tudo bem?
Sim para configurar o vray, na ultima versão tenho deixado tudo standerd, só mexo nos valores que mencionaste. e no fim sou obrigado em usar o denoise, que nunca fica um resultado satisfatorio..
mas mesmo assim nunca fico satisfeito. segue em anexo um trabalho que estou a fazer agora a imagem de trás a relva está um pouco exagerado



Sim é verdade tudo aquilo que falaste e tenho usado essa metedologia ao longo dos anos, mas em relação ao noise threshold tenho usado no maximo 0,005 nunca passei para 0,003 ou até mesmo 0,002 na proxima vou tentar.

Em relação à luzes, usado metrica real, depende como tens configurado a camara, se tiveres a expossição ligado ou desligado dá resultados diferentes. Eu ultimamente tenho usado a camara vray com a exposição desligada e depois controlo a exposição no VB do vray.

Em relação ao noise também tenho notado que usando o hdri para exteriores traz também muito noise para a cena, por isso é que estou a começar a usar o vray sun e tenho tido bons resultados
www.Hexohive.com
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Th3one.: oi Th3one! Tudo bem? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO! A sua pergunta é ótima e abre precedentes para uma série de reflexões bem interessantes mesmo sobre o realismo dos trabalhos na área de C.G ( Computação Gráfica )...

====================================================================

Os nossos amigos e colaboradores já te deram várias dicas bem pertinentes mesmo, principalmente os colegas: Max Idalgo, André Vieira e New...

** Realismo é um assunto que interessa a todos nós artistas gráficos que trabalhamos há anos com 3d. Mesmo os artistas gráficos freelancers, ou os artistas gráficos que trabalham em estúdios nacionais e internacionais, todos já se renderam ao quesito: realismo.

Por mais que façamos cenas estilo "cartoon" às vezes, ou cenas mais artísticas ( sem ter a intenção de criar realismo máximo ), essa parte do realismo é a parte mais difícil de ser alcançada, porque ela requer um trabalho relativamente grande de modelagem ( dependendo do que você for fazer obviamente ), depende de um trabalho mais caprichado ainda de criação de materiais PBR ( que na minha opinião, é um dos principais motivos para uma imagem extremamente realista )...

Depende de uma cena 3d muito bem iluminada ( de preferência com iluminação HDRI ) que gera bons reflexos, mas ao mesmo tempo, as imagens HDR geram alguns "fireflies" muito indesejados, e tem que reconfigurar os renderizadores para evitar esses tipos de problemas...

** Concordo 100% com as palavras do mestre André Vieira, também acho que a criação de materiais realistas (PBR) hoje em dia, é um dos principais atributos, se não for o mais importante de todos para se ter uma imagem "extremamente realista".

Tanto é que se você observar em "games" ( Computação Gráfica ) aplicada a área de jogos, você tem uma modelagem dos personagens 3d bem "low poly" mesmo, ou seja, com uma quantidade muito pequena de polígonos 3d, porém eles tem materiais extremamente realistas ( feitos na grande maioria dos casos pelos softwares da linha Substance )...

Tirar essa ideia/ sensação de uma cena 3d muito limpa, com tudo na mesma posição com as texturas na mesma rotação, posição e escala, isso tudo tira muito o realismo.

Para atingir o nível de realismo em uma cena 3d de computação gráfica, é necessário também o uso de Referências, ou seja, boas referências de imagens ( seja na área de Arquitetura, ou de design de produtos, seja na área de Personagens 3d, characters, seja na área de Publicidade ), em que área for, você sempre vai precisar de várias e boas referências de imagens...

Em cenas com um gramado, por exemplo, como é o seu caso, é muito importante que busque por "referências" de gramados reais ou áreas verdes em florestas, e verá que terá que colocar/ distribuir pedras, gravetos novos, velhos, lama, pedriscos... etc

** OBS.: O estúdio americano Black Balance da artista gráfica "Agnieszka" criou um ótimo PDF chamado: The Art of ArchVIZ ( A Arte do ArchVIZ ), aonde ela dá ótimas dicas para nossa área de ArchVIZ, de como produzir imagens extremamente realistas.

O estúdio dela do Black Balance ( ArchViz Artist ) criou esse ótimo PDF, eles usam bastante lá o 3ds Max + Corona renderer + After Effcts + Premiere Pro, mas ela mesmo já disse que com o render V-Ray se obtém os mesmos resultados, só que dá um pouco mais de trabalho... rsrs

====================================================================

** A seguir envio as imagens do ótimo PDF do estúdio Black Balance ( ArchVIZ Artist ), aonde a artista "Agnieszka" dá ótimas dicas para nossa área de ArchVIZ, de como produzir imagens extremamente realistas.

Como no site 3d1 tem um limite de 10 imagens por post, vou postar o restante das outras imagens em outro post, abaixo desse, ok?

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte e bons estudos.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Th3one.: oi Th3one! Tudo bem? Estou postando o restante das imagens do ótimo PDF criado pelo estúdio Black Balance da artista "Agnieszka" aonde ela mostra várias dicas e macetes para criar imagens extremamente realistas, ok?

=====================================================================

Faça bom proveito desse material excelente que ela produziu e dê uma lida com calma em todas as páginas. Se tiver alguma dificuldade com o inglês, pode usar algum programa on line de tradução de idiomas.

O site do estúdio do Black Balance é este aqui --- >> Black balance studio
Vale a pena olhar o site dela, tem imagens espetaculares e muito bonitas mesmo e caprichada em todos os sentidos...

Acho que vai te ajudar demais esse PDF, ok? Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Danilo:
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Th3one.: oi Th3one! Tudo bem? Estou postando o restante das imagens do ótimo PDF criado pelo estúdio Black Balance da artista "Agnieszka" aonde ela mostra várias dicas e macetes para criar imagens extremamente realistas, ok?

=====================================================================

Faça bom proveito desse material excelente que ela produziu e dê uma lida com calma em todas as páginas. Se tiver alguma dificuldade com o inglês, pode usar algum programa on line de tradução de idiomas.

O site do estúdio do Black Balance é este aqui --- >> Black balance studio
Vale a pena olhar o site dela, tem imagens espetaculares e muito bonitas mesmo e caprichada em todos os sentidos...

Acho que vai te ajudar demais esse PDF, ok? Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...
Obrigado Danilo, vou ver com atenção depois comento aqui

abraço
www.Hexohive.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135240

Últimos membros registrados: OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert.

Usuário(s) on-line na última hora: 804, sendo 26 membro(s) e 778 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Joao Barreto, Ale Marques, Sergio1987, Reinaldo Silva, mastermax, Junior, Osvaldo Arquiteto, OtavioOG, gago, Daniel Monteiro, João Von Rondow, Geraldo Nunes, charles.chaves, Roberto Movanni, JMDesign, Le_Andro, Abilio, Thiago Couto, emersonforentin, Gabriel.C, Augusto Peixoto, wdesign2006, renaz, Felipe Duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.