new:Sim é exatamente isso que faço, para imagens rapidas uso por GPU, agora não sabia que existe essa opção hibrida. como se faz?
Tudo bem, brother?
Corona ou Vray consegue imagens muito boas. Na verdade, o Corona demora mais na renderização, porém o GI sempre irá se manter em alta qualidade. O Vray possui opções de otimização, como Irradiance Map com a opção Low. Mas já que tu passou a usar Brute Force, então não faz muita diferença em relação ao tempo de renderização no Corona.
O Vray possui opção para renderização por GPU. Se tu tiver uma placa de vídeo mediana, tu já consegue melhorar bem o tempo de renderização e mantendo qualidade de alta definição no GI. A única questão é a quantidade de memória da placa de vídeo, pois se não for suficiente no momento da renderização, torna os cálculos mais lentos.
A minha placa de vídeo possui menos de 400 CUDA CORES e, mesmo assim, o tempo de renderização é bem menor do que usando CPU.
O Vray tem a opção híbrida também, GPU + CPU, mas ainda não sei dizer se passa a usar a memória do computador caso a memória da placa de vídeo não for suficiente.
Então se for uma cena que não seja muito pesada, eu iria de Vray GPU
th3one:new:Sim é exatamente isso que faço, para imagens rapidas uso por GPU, agora não sabia que existe essa opção hibrida. como se faz?
Tudo bem, brother?
Corona ou Vray consegue imagens muito boas. Na verdade, o Corona demora mais na renderização, porém o GI sempre irá se manter em alta qualidade. O Vray possui opções de otimização, como Irradiance Map com a opção Low. Mas já que tu passou a usar Brute Force, então não faz muita diferença em relação ao tempo de renderização no Corona.
O Vray possui opção para renderização por GPU. Se tu tiver uma placa de vídeo mediana, tu já consegue melhorar bem o tempo de renderização e mantendo qualidade de alta definição no GI. A única questão é a quantidade de memória da placa de vídeo, pois se não for suficiente no momento da renderização, torna os cálculos mais lentos.
A minha placa de vídeo possui menos de 400 CUDA CORES e, mesmo assim, o tempo de renderização é bem menor do que usando CPU.
O Vray tem a opção híbrida também, GPU + CPU, mas ainda não sei dizer se passa a usar a memória do computador caso a memória da placa de vídeo não for suficiente.
Então se for uma cena que não seja muito pesada, eu iria de Vray GPU
Passei a usar o bruto force para usar o light mix, o IR não suporta...
Mas não tua opinião a qualidade é melhor no Corona?
Andre Vieira:Olá André Tudo bem?
Oi th3one, tudo bem?
Eu já vi isso acontecer várias vezes, inclusive, também aconteceu comigo, mas a cada dia acontece menos graças aos avanços dos próprios renderizadores, que facilitaram as configurações, e do Hardware, que permite a visualização dos testes rapidamente.
É normal que no início nada fique realista, depois chega neste ponto onde algumas imagens saem realistas e outras nem tanto, então, se continuar persistindo, mais para frente vai chegar o ponto onde todas as imagens saem realistas sem esforço algum.
Existe a questão das unidades que você disse, algumas facilitam as coisas mais do que outras, mas isso não impede o realismo, só é importante estar na escala real de acordo com a unidade que estiver trabalhando, caso contrário nada vai dar certo, então, se tem uma parede com 1 metro ela precisa aparecer com 1m se estiver usando metros, tem que aparecer com 100cm se estiver usando centímetros e assim vai.
A configuração do Render também não influi no realismo, influi apenas na qualidade da imagem, ou seja, com Noise ou sem, borrada ou nítida, com manchas ou suave, portanto, se for uma imagem realista, ela continuará realista, mas com Noise, com manchas e tal, que obviamente não são desejados, mas não diminuem o realismo.
Como os colegas falaram, realmente o Corona é mais prático para arquitetura, pois é um render mais novo e não precisa manter a compatibilidade com coisas antigas enchendo a interface de parâmetros, tudo é mais direto nele, além de oferecer uma ótima biblioteca de materiais que ajuda bastante.
Porém, na questão da configuração do Render em si, se você souber quais são os recursos antigos do V-Ray que não usam mais e aprender a configurar no método novo, verá que é tão fácil quanto o Corona, pois basta ajustar um único valor se quiser.
Basicamente é só não mexer em nada das configurações padrões e para os testes iniciais você baixa o valor do Max Subdivisions para 8, um pouco mais ou um pouco menos conforme preferir, depois zera o Render Time e coloca 0.05 no Noise Threshold, como mostra a imagem em anexo, isso vai criar uma renderização com baixa qualidade, ou seja, com bastante Noise, mas será rápida.
Para diminuir o Noise você deve acessar a aba Render Elements, clicar no botão Add e escolher o VRayDenoiser na lista, assim, ele aparecerá no quadro e só precisa clicar na caixinha Enable, mais nada, igual mostra a imagem em anexo.
Isso vai gerar uma renderização borrada, pois tem muito Noise e para suavizar o Denoiser acaba borrando.
Quando quiser melhorar a qualidade da imagem para a renderização final, é só subir o Max Subdivisions para 16, 18, 24, se tiver materiais com reflexo e refração borrada é melhor usar 24 ou mais.
Em seguida, diminua o valor do Noise Threshold para 0.005 ou menos se ainda aparecer Noise em algum lugar.
Como eu disse, se quiser pode configurar usando apenas o Noise Threshold, deixando um valor mediano no Max Subvisions como 24 ou 32, mas controlando os dois você consegue otimizar mais os testes.
Esquece Irradiance Map e nunca use 100 no Max Subdivisions, não precisa!!!
Agora, sobre o realismo em si, o que manda são os materiais, além é claro de geometrias bem feitas e bem detalhadas, mas hoje em dia ninguém usa geometrias sextavadas igual antigamente.
Portanto, primar no detalhamento da alvenaria que você modela, usar móveis e objetos de decoração bem modelados, mas principalmente primar na configuração dos materiais.
Criar materiais perfeitos é irreal, por exemplo, cromados perfeitamente polidos, madeiras perfeitamente polidas, é importante adicionar imperfeições como manchas, marcas de dedo, arranhões e coisas deste tipo.
Você faz isso facilmente com mapas em tons de cinza aplicados no canal Glossiness ou Roughness, conforme o material e o Render que estiver usando.
Iluminação também não tem mais segredo, basta configurar as luzes com intensidades reais em Lumens ou Candelas que nunca mais terá problema, inclusive, poderá iluminar sempre igual em qualquer renderizador fisicamente correto, pois só existe uma física da luz.
Usar unidades genéricas nas luzes é a pior opção de todas e vai te prejudicar em outras coisas.
Portanto, foque na configuração dos materiais para passar deste ponto e tudo sempre ficar realista.
Qualquer coisa que precisar para superar esta etapa e a gente puder ajudar, é só falar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
Danilo:Obrigado Danilo, vou ver com atenção depois comento aqui
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!
Th3one.: oi Th3one! Tudo bem? Estou postando o restante das imagens do ótimo PDF criado pelo estúdio Black Balance da artista "Agnieszka" aonde ela mostra várias dicas e macetes para criar imagens extremamente realistas, ok?
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Faça bom proveito desse material excelente que ela produziu e dê uma lida com calma em todas as páginas. Se tiver alguma dificuldade com o inglês, pode usar algum programa on line de tradução de idiomas.
O site do estúdio do Black Balance é este aqui --- >> Black balance studio
Vale a pena olhar o site dela, tem imagens espetaculares e muito bonitas mesmo e caprichada em todos os sentidos...
Acho que vai te ajudar demais esse PDF, ok? Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e sucesso!
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