Oi Th3one, tudo bem?
Desculpe a demora para responder, tirei férias nestas últimas semanas.
Agora eu entendo perfeitamente o problema que está passando, pois você disse que trabalha com a exposição desligada.
Este é um dos motivos do Denoiser não funcionar bem, também não deixa o Antialising funcionar direito.
Para tudo dar certo, luzes reais, materiais fisicamente corretos e o próprio cálculo do GI, você tem que trabalhar com a exposição ligada!!!!
Sem controle de exposição o renderizador não sabe quanta luz está entrando na câmera e dai você precisa ajustar manualmente cada luz afetando o GI, é muito mais difícil ficar bom!!!!
Se estiver tendo problemas com a exposição ligada é porque os materiais e as luzes não estão configurados corretamente.
Todo mundo passou por isso durante a transição da iluminação artística para a fisicamente correta, quando a gente trabalhava sem correção de Gamma e não era qualquer um que fazia imagens realista.
Com a técnica fisicamente correta qualquer um sem grandes conhecimentos de 3D consegue fazer imagens perfeitamente realistas, basta seguir as regras.
O único problema é na configuração dos materiais, por isso que muita gente usa materiais prontos.
Se você está configurando o Render da forma que citei, então, foque os esforços nos materiais e tente sempre configurar a iluminação da mesma forma que seria na realidade, usando o sistema Sun e Sky sem mudar nada ou HDRI e luzes artificiais com intensidades reais.
Assim, é só controlar o EV na câmera para definir a claridade da imagem.
O segredo do realismo está no refinamento detalhado dos materiais, pois iluminação e configuração de Render é praticamente uma receita de bolo atualmente se trabalhar de forma fisicamente correta.
Quanto mais primar nos materiais e na modelagem detalhada, mais realista fica.
Por exemplo, não deixe repetir os padrões das texturas como aparece na lateral da casa na segunda imagem.
Também não fica bonito atualmente fazer grama com Displacement, geralmente usam chumaços de grama modelada em 3D para distribuir com algum sistema de Scatter, normalmente o Forest Pack.
Uma dica importante é tomar muito cuidado com a cor da textura aplicada no Diffuse do material, pois o GI é gerado por esta cor e se a textura for muito saturada o GI também ficará saturado.
Se por acaso você desligou a correção de Gamma nas preferências do Max ou mudou para 1.0 em vez de 2.2, volte para a configuração padrão, ligue a exposição e qualquer problema que tiver é só falar, quando pegar o jeito vai pirar com a facilidade!
Sobre baixar o valor do Noise Threshold, isso vai diminuir a ação do Denoiser, mas faz a renderização demorar mais, normalmente 0.005 costuma ficar bom se estiver com tudo fisicamente correto.
O problema que falou sobre HDRI apresentar muito Noise, é porque não está fisicamente correto com exposição e tudo mais, o tempo e qualidade de renderização entre HDRI e o sistema Sun e Sky é praticamente o mesmo, já postei vídeo nas notícias mostrando artistas que fizeram estes testes.
Pode acreditar, acertar direito a renderização fisicamente correta vai mudar a sua vida na frente do Max ou de outros Softs, seja com qualquer renderizador que tiver, pois todos seguem os mesmos princípios, já que só tem uma física da luz. rsrsrs
Abração e tudo de bom.
André Vieira