Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
Rafa Gare   São Paulo
Evandro   Joinville - SC
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS
Bira   São Paulo

Portfólios Ver Mais

denner20   blumenau - SC
Jonatan   São josé do rio preto, São Paulo - SP
Dario Xavier   Ceará-Mirim-RN - RN
Carlos Henrique   Sáo Paulo - SP - SP

Blender Crashes

Por: SERPA  

Em: 29/12/2020 19:50

Essa semana meu Blender cismou de dar crash toda hora. 

Com atividades simples.

Abro o Blender, clico naquele cubo, escolho pra transformar em quick liquid. Depois quando tento mudar o tamanho do container ou simplesmente clicar em play. O Blender cai pro desktop.

Já reinstalei o Driver de minha placa de vídeo e nada.

Uma coisa que reparei é que ela passou a dar bug no VRAY do Rhinoceros. 

Será que minha placa está indo pro ralo ??? !!!!

Não posso nem sonhar de perder minha placa de vídeo neste momento.
Oi Serpa, tudo bem?

Normalmente as peças de Hardware ou funcionam ou não funcionam, não existe esta possibilidade de estar indo para o ralo.
Acontece isso apenas com HD, que tem partes móveis e pode começar a dar deito por um tempo antes de parar de vez, mas placa mãe, placa de vídeo, SSD e memória não tem meio termo, ou deu pau ou funciona direito.

Certamente você tem algum problema no Windows, pode ser um monte de coisa, inclusive os Drivers, mas todo tipo de conflito pode acontecer dependendo do que você instalou.
Lembra se instalou alguma coisa recentemente?

Dar problema em dois programas diferentes que antes funcionavam bem é sintoma de algum pau de Software.
Dependendo da configuração do seu Windows ele vai fazer uma imagem de recuperação antes de instalar coisas importantes, neste caso você poderá restaurar para um ponto anterior e ver se continua dando problema.

O Windows mesmo junta muito lixo com o tempo, as vezes acaba com muitas coisas rodando na memória ou pegando algum Malware na internet, então, acho importante fazer uma imagem do sistema assim que instala tudo, pois qualquer problema é só recuperar a imagem e boa, em 15 minutos volta como estava no primeiro dia.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Obrigado André.

Você me tranquilizou com essas suas informações.

Na verdade a placa e a GPU eu testei em outros softwares que fazem uso dela como o Realflow e está funcionando direito. Então creio que deve ser alguma lixarada do windows, alguma atualização que ele baixou na surdina e me ferrou.

Pelo que estou sondando, tem muita gente reclamando de crashes no Blender.

Não estou conseguindo me lembrar de algo que tenha instalado recentemente e possa ter ocasionado isso. A não ser um monte de plugins dentro do próprio Blender. Mas já restaurei ele para as opções de fábrica e nada.

Já li gente dizendo que teve que fazer downgrade para o Blender voltar a funcionar.

Poxa, muito chato se eu tiver que fazer isso pois estava justamente usando a versão com rescursos bem interessantes. E justo agora que estava começando a me apriximar novamente do Blender e até criando uma afinidade, rsrs.

Já li que isso pode estar relacionado ao novo tipo de undo do Blender e que bastaria acionar o Undo Legacy. Mas já tentei isso tbm sem sucesso.


Fui checar meu último ponto de restauração automática e está marcando 15/01/2021. Nesta data já estava dando problemas.

Fiz besteira em não gravar um ponto de restauração quando instalei algo novo.

Me lembro de recentemente ter tentado instalar o revit 2019 e o 2020 e alguma outra coisa que não recodo exatamente agora.

Resumindo. 

Dei mole. 

Agora só tenho 2 opções:

A) Senta e chora
B) Aceita que doi menos e reinstala todo o sistema do zero, inclusive o windows. Buáaa.

Mas sou brasileiro e não desisto fácil. Até pq o Blender nem é meu software de uso principal. Vou continuar procurando a solução.

Se eu encontrar a solução eu posto aqui.
Resolvi fazer downgrade para a versão 2.91 e por enquanto está funfando legal.

Ficarei no aguardo de uma outra versão mais a frente que seja estavel.

Eu estava usando a 2.92 alfa.

Tudo bem que é alfa, mas estava funfando antes. Por isso minha estranhesa.

Enfim, deixa pra lá. Não vou me estressar mais com isso. 

Quando sair a 2.92 definitiva eu baixo e vejo.
Oi Serpa, tudo bem?

Não sei se acontece igual no Blender, mas o 3ds max também pode ficar instável dependendo do Plug-in que instalar e certamente fica mais pesado conforme a quantidade de Plug-ins que adiciona.
Por exemplo o FloorGenerator, era famoso por modificar o separador decimal do Max de vírgula para ponto e causar instabilidades, imagino que atualmente já devem ter arrumado.

Se no Blender for igual, quanto mais Plug-ins instalar maior será a chance de ter problemas.
É claro que você precisa pegar para dar uma geral em todos os Plug-ins, instalar e testar para ver quais te servem, mas depois que definir tudo, faça uma instalação limpa só com os Plug-ins que precisa e confia.
Dai salva a imagem do sistema e nunca mais vai ter dor de cabeça com o Windows, qualquer pau você manda recuperar e em 15 minutos está tudo zerado de novo.

Também não é boa idéia usar versões Alpha ou Beta dos programas para estudo ou para produzir trabalhos comerciais, pois em ambos os casos vai acabar perdendo tempo com coisas que não precisava.
Inclusive, em qualquer programa, eu sugiro que estude e trabalhe com uma versão antes da última oficial, porque normalmente é a mais estável e confiável.

Veja que foi a mesma orientação que ouviu por ai, fazer o downgrade!

Se realmente for o problema do Undo como comentou, confirma o que falei acima, com versões muito recentes você acaba tendo probleminhas bobos como este que fazem perder muito tempo de estudo e trabalho.

Sobre a instalação dos Softs da Autodesk, eu não sei o que aconteceu lá nos últimos anos porque vive dando conflito na instalação de Softs mais novos com Softs mais velhos por causa do Visual C Redistributable.
Por exemplo, se for instalar uma versão mais antiga do AutoCAD, depois não consegue instalar o 3ds max mais novo, tem que instalar primeiro o Max e depois o AutoCAD, é o fim da picada!!!
Então, se tentou instalar o Revit e deu algum erro, pode ter ferrado algum destes arquivos do Visual C e causou o problema.

O lance é ter uma imagem do sistema com tudo perfeito e só com as coisas que precisa, dai pode zoar o PC a vontade, instalar tudo que ver pela frente e boa, qualquer coisa é só restaurar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Dei bobeira em não salvar a imagem quando tudo estava funcionando perfeitamente.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707506.

Total de membros registrados: 135167

Últimos membros registrados: Neesaun, qdsakhba, Shishui026, vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR.

Usuário(s) on-line na última hora: 774, sendo 3 membro(s) e 771 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: qdsakhba, Shishui026, nakan14.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.