Mato de part?culas e MR.

Por: lfdo20  

Em: 05/07/2005 18:56

Boa tarde pessoal.. Na cena que estou fazendo, precisei colocar matos, daqueles bem altos e densos. A maneira que achei de fazer isso, foi modelar o mato, e usar o sistema de partículas para emitir os objetos.. Assim, fiz 5 modelos de matos diferentes, e usei 5 PFSource para emitir os objetos, cada um deles emite 1500 matos, totalizando 7500 partículas.. Eu sei, ficou pesado mesmo, mas no Default Render, até que rola uma velocidade legal, mas no Mental Ray, a coisa complica, esperei uns 10 minutos o Max travou, e nem vi o resultado. Porque isso ? Alguém tem alguma dica de configuração? É assim mesmo? Eu não queria mudar o sistema dos matos pq ja está tudo pronto, mas se alguém tiver uma idéia melhor, sou grato. Ah, os matos não tem nenhum movimento, mas preciso de um certo detalhamento, porque a câmera vai passar no meio deles pra chegar até a casa. Então não dá pra fazer com displace. Eu acho. E uma outra dúvida, como eu faço pras particulas não se colidirem ? Porque os matos ficam entrando um no outro. Seria legal se isso não acontecesse. Obrigado ae! Até!
Se você tem o MAX 7.5 o shave and haircut apra fazer o mato. Que operadores do Pflow você está usando ?
n00b
tem um operador no pflow chamado keepapart que serve para fazer isso, só teria que dar uma fuçada pra descobrir como configurá-lo direito. um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Eu não consigo o Max 7.5 em lugar algum... Deixa pra lá.. Como falei, tenho 5 PFSource com operador render ligados a 5 eventos que contém: Birth; Shape Instance; Scale; Position Object; Rotation; Display. Eu tentei colocar o keepapart, mas não deu muito certo, fiz varios testes, mas como não entendi nada do operador, acabei deixando pra lá, já que cada renderização de teste levava 5 minutos. Alguém sabe usar o Keep Apart ? Obrigado! Até!
"Estrazulas" disse: OOPs!! Na Cadritech deve ter, ou em outro representante Discreet aqui no Brasil. Desculpe, não resisti. he he he...
hehe, pois é.. Eu tava procurando na saraiva, nunca ia achar mesmo.. hauhauhauhauhauha Valew !!
Oi Ifdo20, tudo bem? Veja só, o Mental Ray é um render cheio de macetes, dependendo como configurar a cena, ele aceita renderizar mas leva 10 vezes mais tempo, ou até trava por falta de memória. Não é problema no render ou no max, é a sua habilidade em configurar corretamente o renderizador. Mesmo no render padrão teria problemas com uma grama muito densa, porque são muitas faces e fica pesado, leva horas para renderizar, mas se configurado corretamente, tem que renderizar sem problemas, pode levar horas, mas tem que renderizar. Uma dica importante é desligar a emissão de sombras pelas gramas, isso vai economizar muita memória e deixará o render bem mais rápido. Tem muitos detalhes envolvidos, ainda mais se está usando o Mental Ray. Eu sugiro que aprenda primeiro o render padrão do programa, e só depois que estiver por dentro das técnicas de iluminação 3D, começa a estudar o Mental Ray. E ante de usá-lo para valer numa cena, precisa testar seus recursos em cenas de exemplo, para entender perfeitamente como funcionam e como são otimizados. Caso contrário vai ficar bem difícil mesmo, porque o Mental Ray é cheio de macetes como eu disse. Não é igual ao render padrão, que manda renderizar e pronto, tem trocentas configurações que precisa fazer, tem que testar render até chegar no ponto que deseja, com o menor tempo de render possível. Isso vale para qualquer renderizador profissional, sem conhecer bem o render padrão e as técnicas de iluminação 3D, fica bem mais difícil e vai encontrar muitos problemas como esse que está encontrando. Não mude a forma que fez a grama, é uma boa forma, mude o renderizador, use o Render padrão até conhecer bem o Mental Ray. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 484

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.