Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alex   Belém - PA - PA
Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Deucher Jr   Jonville - SC - Brasil
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

LeandroTS   Birigui - AC
danilovfx   Marilia - SP
crbezerra007   salvador - AC

Quanto cobrar pelo meu trabalho 3D?

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 05/06/2021 15:13

Cara, n sei pq talvez o Andre n esteja entendendo... É q, tem 'coisas', e nisso cabe muito bem A Arte 3d (não tanto por isso mas mais pq por a gente fazer o 3d acho q fica mais proximo pra gente entender...), ou a quaisquer outras artes tbm...
 
Eu acho, realmente, que dá pra calcular, objetivamente (num sentido "material" (não de-fato, mas o custo financeiro, etc..)), ao custo do que seria o 'render' de uma cena (estática ou animada, etc..) numa renderfarm, pelo tempo q uma renderfarm renderizaria à cena (sendo estática ou sequencia (animada))... 
 
Mas, pro Artista, pensar "o timtim-por-timtim" da composição de uma cena, e do personagem da cena e tal (caso haja), é OUTRA COISA...(Essa Arte Técnica é diferente do que é a uma ou outra arte impressa. etc...) 
 
Então, o comum, no mundo (do Freelance), é o artista cobrar pelo trampo... (tipo assim "c quer a Monica-Super-Sayajin-3, blz vou te entregar de 'tal' jeito, com 'essas' animações e 'nessa' data, etc..)... é como eu disse, tem mesmo q combinar com o cliente.
 
(e, o cliente é (sem querer zuar os nossos clientes e tal sem maldade msm) q nem uma hiena ou chacal mesmo, se vc falar que "ta cobrando barato", a atitude reflexiva mesmo deles vai ser tentar te fazer cobrar (ainda) menos... Aí tem essa tbm... o cara tá te chamando, algumas vezes, pq ele n sabe mais ninguem q faça o q vc faz, pelo preço q vc pode praticar, etc... e então desse jeito, vc aceitando um valor que vc instintivamente considera incorreto, vc imediatamente desdenha tanto de vc mesmo, quanto dos seus coleguinhas...) 





Ah é, vou por àquela do 'Anjinho' pra ilustrar... 





A excelencia, dos programas, não vêm pra antagonizar à perfectibilidade dos Artistas, e sim, pra complementar. 



 
 
Aí se o cara quer te contratar pra coisa fixa, aí vcs, juntos, pensam nessa questão aí de 'tanto e quanto, por hora' e tal...
(né, tipo essa coisa "vô te pagar 'tanto' por 'hora' e tal"... é coisa mais pra "carteira-assinada" e tal... NO MUNDO, esse negócio de "tanto por hora" é coisa de contrato ou idêntico ou análogo à "carteira assinada" (contrato de medio a longo prazo...)...) 

(Mas é evidente... Tem funcionarios, nas empresas, q fazem justamente isso aí (#!@%*# com vc)... Vai contratar um cara q manja mais, por hora... e um cara q manja menos, por trampo. Isso é o que se chama de "nivelar-por-baixo" e tal...) 





... Mas é interessante, vez ou outra, vc mostrar pro cliente "quem q é o BOM" tbm e tal hehe... mas na simpatia e sempre em resoluções baixas pro cara n poder usar e tal XD...









Pra quem já leu Tolkien, é como perguntar pro Feanor quanto custa a hora dele, pra ele fazer uma jóia de sílima.





@edit: Vo por uma musiquinha naquele tópico "q musica tou ouvindo agora" e tal, em comemoração =D



@edit: Apesar q nos MEI do Brasil tem umas parada assim... aí c tem q inventar ("calcular") o qto foi por hora, como se vc fosse um funcionario colar azul e tal ... mas o bom disso é q vc pode deduzir dos impostos os valores das licensas dos programas e tal hehe =D... 

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Desculpe sinceramente, mas eu não tinha lido a sua mensagem quando respondi o Neosmar, pois estava com pressa e a sua mensagem era longa.

Agora eu li tudo, entendi perfeitamente o seu ponto de vista e concordo plenamente.

Certamente uma pessoa que faz mais rápido será prejudicada em relação a outra que faz mais lentamente se os dois cobram o mesmo preço por hora.

Concordo que o preço precisa ser combinado entre as partes e principalmente levando em conta a finalidade do trabalho, como você muito bem comentou, é diferente fazer um trabalho para aluno de TCC e um projeto de um empreendimento imobiliário que vão ganhar uma nota em cima.

Creio que a confusão aconteceu por pensarem que o cálculo seria usado para dar o preço por hora para o cliente.

Eu imagino que o Fernando indicou o cálculo para o Neosmar poder se basear, mas não para passar para o cliente.

Fazendo o cálculo ele saberá o mínimo que precisa ganhar por hora para se manter bem, então, ele tem mais informações para negociar, sabendo que não pode baixar de certo limite.
Sem este cálculo, ele fica no escuro, chutando valores sem uma base sólida, entende?
É só para se basear, nunca vai falar para o cliente que o mínimo dele por hora é tanto!!! rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Neosmar, tudo bem?

Agora eu acho que entendi o ponto que você acha ruim de cobrar por hora.

Não é para passar este valor para o seu cliente, é para você saber o mínimo que precisa ganhar por hora para sobreviver bem.

O certo é que você cobre mais do que este mínimo, mas sabendo este valor você tem margem para negociar, sabe até onde pode chegar, em vez de chutar valores no escuro.

O cálculo que o Fernando indicou serve para você se basear, mas é claro que vai cobrar diferente por hora para fazer imagens de uma casa popular e de um prédio de apartamentos de alto padrão.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Valeu André
Obrigado pela Atenção,  agora tenho uma moção melhor de quanto cobrar.

Abração 
Comendo à moção do vizinho.

E tbm à paciência dos colegas comigo :3... as vezes eu realmente falo muito, querendo dizer muito pouco, mas, as vezes, só as vezes mesmo, algumas poucas coisas realmente pertinentes. 



ó! só pra rebater a deprê (samba paulista do Paulo Vanzolini) :3   
(musica)
 
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox, tudo bem?

Que isso cara, você sempre fala coisas muito pertinentes e não tem o menor problema de falar bastante, pois eu também falo, é que naquele dia eu estava com pressa mesmo.

O único problema de falar bastante, pelo menos para mim, é que costumo falar besteira sem necessidade, justamente porque falo pelos cotovelos. rsrsrsrs
Acabo sendo constrangedor sem querer, fazendo piadas na hora errada, cometendo sincericídios e coisas do tipo. rsrsrsrs

Espero que estas coisas não aconteçam com você. rsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
CAU possui tabela para piso de valor. A única coisa que voce precisaria saber é quanto tempo voce gasta para pdorduzir suas imagens e poder reaizar sua base de cáculo (que é uma fórmula complexa).

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707673.

Total de membros registrados: 135275

Últimos membros registrados: pedroca27, j3ff3rson, fernando mourao, raven3ds, Rex12345, MKSW, Patrícia Filipa , gsleit123.

Usuário(s) on-line na última hora: 451, sendo 10 membro(s) e 441 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cristian rocha da silva, Eng Damasceno, Le_Andro, JMDesign, raflixh, Celso Borttoloto, Osvaldo Arquiteto, Baldo, Gibran Farfud, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.