Cara, n sei pq talvez o Andre n esteja entendendo... É q, tem 'coisas', e nisso cabe muito bem A Arte 3d (não tanto por isso mas mais pq por a gente fazer o 3d acho q fica mais proximo pra gente entender...), ou a quaisquer outras artes tbm...
Eu acho, realmente, que dá pra calcular, objetivamente (num sentido "material" (não de-fato, mas o custo financeiro, etc..)), ao custo do que seria o 'render' de uma cena (estática ou animada, etc..) numa renderfarm, pelo tempo q uma renderfarm renderizaria à cena (sendo estática ou sequencia (animada))...
Mas, pro Artista, pensar "o timtim-por-timtim" da composição de uma cena, e do personagem da cena e tal (caso haja), é OUTRA COISA...(Essa Arte Técnica é diferente do que é a uma ou outra arte impressa. etc...)
Então, o comum, no mundo (do Freelance), é o artista cobrar pelo trampo... (tipo assim "c quer a Monica-Super-Sayajin-3, blz vou te entregar de 'tal' jeito, com 'essas' animações e 'nessa' data, etc..)... é como eu disse, tem mesmo q combinar com o cliente.
(e, o cliente é (sem querer zuar os nossos clientes e tal sem maldade msm) q nem uma hiena ou chacal mesmo, se vc falar que "ta cobrando barato", a atitude reflexiva mesmo deles vai ser tentar te fazer cobrar (ainda) menos... Aí tem essa tbm... o cara tá te chamando, algumas vezes, pq ele n sabe mais ninguem q faça o q vc faz, pelo preço q vc pode praticar, etc... e então desse jeito, vc aceitando um valor que vc instintivamente considera incorreto, vc imediatamente desdenha tanto de vc mesmo, quanto dos seus coleguinhas...)
Ah é, vou por àquela do 'Anjinho' pra ilustrar...
A excelencia, dos programas, não vêm pra antagonizar à perfectibilidade dos Artistas, e sim, pra complementar.
Aí se o cara quer te contratar pra coisa fixa, aí vcs, juntos, pensam nessa questão aí de 'tanto e quanto, por hora' e tal...
(né, tipo essa coisa "vô te pagar 'tanto' por 'hora' e tal"... é coisa mais pra "carteira-assinada" e tal... NO MUNDO, esse negócio de "tanto por hora" é coisa de contrato ou idêntico ou análogo à "carteira assinada" (contrato de medio a longo prazo...)...)
(Mas é evidente... Tem funcionarios, nas empresas, q fazem justamente isso aí (#!@%*# com vc)... Vai contratar um cara q manja mais, por hora... e um cara q manja menos, por trampo. Isso é o que se chama de "nivelar-por-baixo" e tal...)
... Mas é interessante, vez ou outra, vc mostrar pro cliente "quem q é o BOM" tbm e tal hehe... mas na simpatia e sempre em resoluções baixas pro cara n poder usar e tal XD...
Pra quem já leu Tolkien, é como perguntar pro Feanor quanto custa a hora dele, pra ele fazer uma jóia de sílima.
@edit: Vo por uma musiquinha naquele tópico "q musica tou ouvindo agora" e tal, em comemoração =D
@edit: Apesar q nos MEI do Brasil tem umas parada assim... aí c tem q inventar ("calcular") o qto foi por hora, como se vc fosse um funcionario colar azul e tal ... mas o bom disso é q vc pode deduzir dos impostos os valores das licensas dos programas e tal hehe =D...