Não que eu seja o 'top of mind' das imagens, até pq eu não trabalhei muito com a imagem mesmo (mais com modelos (no caso da arquitetura) embora q ja tenha feito sim, inclusive os primeiros trampos foram com empresas de móveis planejados XD, na "época de ouro do Vray" =D..), e assets pra aplicações interativas (unity e ue4), mas, pelo menos pra mim, o normal é o artista e o cliente combinarem um valor pelo trabalho e não "pela hora" q o artista vai trabalhar... Até pq, imagina, uma pessoa que começou agora, leva 20 horas pra criar uma imagem q vc cria em uma, aí então, por ter estudado, por ter tido todos os sacrificios, ao ponto de fazer em uma hora o q outro cara faz em 20, vc é punido?!? Então, pra mim, tem q combinar o valor pelo serviço mesmo, e não 'por hora'. Acho q o normal é isso, até pra imagem tbm... Então, vc não deve ser punido pelo desenvolvimento da técnica. É evidente que uma pessoa tecnicamente mais desenvolvida vai ter uma eficacia maior, num tempo menor (ou, simplesmente, conseguir fazer quase instantaneamente algo que alguem que não conheça os entremeios da técnica simplesmente não consegue fazer independente do tempo que se dê pra fazer, etc...). Então, essa questão de "quanto cobrar por hora" tá mais pra questão de funcionario braçal, ou serviços pouco intelectuais como apertar parafusos ou virar hamburgers. Embora que se possa elevar o preço-por-hora, esse paradigma de cobrança/pagamento, pra uma questão artistica ou tecnicamente mais elevada, eu considero como sendo incompatível.
Aí tem outra coisa mais geral do que exclusivamente as imagens tbm... É o artista (no caso você) pensar no preço levando em consideração o uso que vai ser feito do trampo. Por exemplo, volta e meia eu faço um personagem, ou mapinha de jogo, pra um pessoal que ta terminando cursinhos de games por exemplo (a primeira vez, eu falei com o cara, e ele falou q "ia gastar a mesada inteira" com o meu trampo, hehe...) aí eu cobro coisa de 200 conto, coisa assim, faço baratinho mesmo q o cara tá usando pra um curso, n tem razão de cobrar muito. Outro cenário, evidentemente, seria se eu tivesse fazendo coisa pra treinamento de uma empresa grande, ou, se eu tivesse fazendo uma imagem de relevância pra publicidade de uma empresa grande, aí é evidente que eu ponho uns 2 zeros ali. Natural, pelo menos pra mim, o menino lá não ia usar o personagem ou mapinha de game pra ganhar nada em cima, e então eu fiz baratinho, mas, se fosse uma empresa de moveis planejados, me pedindo um render de interiores, pra usar em outdoors e nos lados dos caminhões, seria outra conversa, no que diz respeito a valores...
Vc cobrando bem (e é razoável, isso é importante tbm pro cliente querer te chamar de novo, etc...), a nivel de rendimento, é parecido com corretor de imóveis de luxo (q ganham comissão), tem uns meses q c n ganha nada mesmo, mas dependendo do trampo é 2 ou 3 por ano e vc vive relativamente bem... Embora q as questões da COVID tenham aviltado à esse tipo de questão tbm :z...
Ter um bom relacionamento com o cliente, e habilidade de fazer manutenção ou correções no seu trampo, é muito bom tbm... No meu caso eu ja digo pro cliente inicialmente q eventuais correções e manutenção são gratis (na grande maioria dos casos).
Acho que é isso, pra mim é coisa de bom senso mesmo, o bom é conversar com o cliente pra ele te entender e vc entender ele tbm, aí então discutir o valor, etc... E tentar manter a calma (não ficar nervoso com valores ridiculos XD) é importante tbm, hehe...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..