Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rodrigo   Salvador, BA - BA
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alexmen   Fortaleza - CE
leoaks   Brasil - MG
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC

Portfólios Ver Mais

Sidaum3D   Joinville
Brian   Santa Catarina - AC
Rtrevelin   santo andré - sp

Como ajustar a profundidade de uma camera

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 29/06/2021 22:57

foto
foto 
configurações
render ortogonal
Oi Neosmar, tudo bem?

O exemplo que você mostrou é perfeito para ilustrar justamente o que eu te falei na mensagem anterior.

Note como a câmera está bem distante do carro de  F1 na foto, por isso o fotógrafo teve que usar uma lente maior, por exemplo 200 mm.
É exatamente por causa disso que a perspectiva parece mais chapada e as rodas parecem que são do mesmo tamanho, apesar de uma estar mais distante da câmera do que a outra.

Agora, repare bem na imagem que você fez do F1, parece que o fotógrafo está na beira da pista apontando a câmera para focar o carro.
Neste caso, se colocar uma lente de 200 mm vai fotografar só o logotipo do Malboro em Close na lateral do carro, então, o fotógrato tem que usar uma lente menor para pegar o carro todo, por exemplo 35 mm.

Justamente por causa desta lente a sensação de perspectiva fica mais intensa fazendo os objetos próximos da câmera parecerem maiores do que os objetos mais distantes, dando a impressão que a roda mais próxima da câmera está maior do que a outra mais distante.

Você mesmo fez o teste que eu iria propor, removendo o fundo para não causar uma sensação estranha pela diferença de perspectiva e afastando a câmera do carro, dai você teve que aumentar a lente para focar o carro novamente e a perspectiva ficou mais chapada, como aconteceu nesta última imagem que postou.

Na primeira imagem em anexo eu renderizei o seu XR3 no meu estúdio branco com lente de 35 mm, por isso precisei aproximar a câmera para enquadrar o carro na imagem.
Olha como a perspectiva fica bem intensa, fazendo as coisas próximas da câmera parecerem maiores do que as coisas mais distantes, porque o plano de foco é pequeno.

Na segunda imagem em anexo eu apenas troque a lente para 200 mm e por causa disso precisei afastar a câmera para poder manter o carro todo enquadrado da imagem.
Olha como a perspectiva ficou completamente chapada, fazendo tudo parecer do mesmo tamanho.

A última imagem mostra onde fica a configuração da lente da Physical Camera.

Portanto, se a foto de fundo foi tirada com uma lente pequena, você tem que respeitar isso na câmera 3D para poder encaixar o carro na perspectiva da foto.
Para ficar do jeito que você deseja precisa fotografar a foto de fundo com uma lente grande ou não usar foto de fundo.

Sobre a opção que indicou, ela não tem nada haver com a câmera ou a vista, serve para definir quantos Frames por segundo você deseja manter na Viewport antes de acionar os recursos do Adaptive Degradation, é um lance para o desempenho da Viewport.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710583.

Total de membros registrados: 138045

Últimos membros registrados: LeoGuedes3D, barwardbarber, brunluck, felippemarquessss, dowglasr, ForcsBR, dflk, Vitinhop4.

Usuário(s) on-line na última hora: 783, sendo 3 membro(s) e 780 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: LeoGuedes3D, felippemarquessss, barwardbarber.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.