Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AC
lima121   são luis -maranhão - AC
Alexandro   Cascavel - PR
ardiarqui   Argentina Buenos Aires - AC

Portfólios Ver Mais

M. Elias   Rio de Janeiro - RJ
Tiago   Indaiatuba - AC
Rodrigo   Brasil - MG
DEMOTHAO   Maringá - PR

Como ajustar a profundidade de uma camera

Por: Antonio Neosmar P Silva  

Em: 29/06/2021 22:57

Boa noite moçada, blz

Estou aqui pedindo mais uma ajudinha.
Já que tentei várias vezes descobrir como resolver esta questão.

Falo do 3D max 2020

Eu quero diminuir a angulação, ou profundidade da imagem. Eu não consigo explicar direito em palavras, mas vou tentar.

Note que na imagem, o zum da camera amplia muito a parte do carro que esta mais proxima, más eu queria de diminuir esta angulação, pois a roda mias róxima fica muito maior que a outra, eu quero deixas mais próximo da visão "ortográfica" da viewport. assim o carro fica distorcido demais e não encaixa direito na cena.
Já tentei mudar várias configurações da camera más não funcionou, meci também nas configurações das viewports, nada. Nas versões mais antigas do 3dMax era simples, eu clicava no sinal de + que tem do esquerdo no alto, da viewport, ai eu mudava uma numeração, que não me lembro qual era, ja tentei todas e nada.

As linhas amarelas seria mias ou menos o que eu queria.

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

grande abraço
desculpem, linhas verdes.
Oi Neosmar, tudo bem?

Olhando para a imagem, eu acho que a perspectiva do carro em relação a foto está correta.
Se modificar vai estragar a perspectiva e o carro parecerá desencaixado da foto, como uma colagem.

Só daria para modificar se a imagem de fundo fosse diferente, fotografada com uma lente maior para distorcer menos a perspectiva, assim, o carro também distoceria menos, mas acompanharia a foto.

Quem produz este efeito é a lente da câmera, que funciona como um Zoom óptico, então, conforme você aumenta ou diminui a lente, tem a impressão que a imagem afasta ou aproxima, mas ao mesmo tempo que afasta, ela também distorce menos a perspectiva, e ao mesmo tempo que aproxima, também distorce mais a perspectiva.

Ou seja, para fazer o ajuste na lente que você deseja, a câmera teria que estar bem mais distante e com uma lente bem maior na hora de fotografar a Backplate, a imagem de fundo, caso contrário o carro vai desalinhar com a foto de fundo.

Eu não sei qual é esta opção que falou no sinal de + na Viewport do Max, mas a única opção que existe para corrigir a perspectiva é o Camera Correction Modifier, que fica no botão direito do Mouse quando clica em cima da câmera.
Porém, se aplicá-lo vai desalinhar o carro com a foto.

Se você usa uma foto de fundo tem que respeitar a câmera que tirou a foto, se fizer uma imagem de estúdio, ai tudo bem, pode configurar a câmera do jeito que quiser.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
André, blz.

Quero usar está foto para vermos melhor o que vejo nas minhas cenas.

Os dois carros estão bem próximo lado a lado 
Porém o carro vermelho parece bem menor que o prata, perceba o tamanho das rodas.
A profundidade está exagerada,  au acho.
Deveriam está com uma diferença menor de tamanho. 

Bom, mas acho que vou seguir sua dica é tentar diminuir um pouco está angulação. 


Obrigado
Grande abraço 
Imagem de referencia de perspectiva que desejo.
Repare nos tamanhos das rodas como estão próximos.

Abração
imagem distorcida que gerei

Eu acho q isso tem a ver com FOV e DOF :3..
("Field of View" e "Depth of Field") 

Na fotografia (uma foto mesmo (e tbm na maioria dos renderizadores dos programas 3d a a gente ama),etc..), os objetos (na verdade, a 'região 2d' ("o plano de foco da camera", etc...)) de "foco" tem uma influencia pra nitidez ("sharpness"), e o conteúdo fotografico, de fora dessa região, ficaria "embaçado" (basicamente um blur, etc...) e tal... Muito embora que as 'cameras' dos programas 3d estejam livres de muitas limitações inerentes às cameras materiais... Não sei se fui satisfatório ante o abrimento e fechamento de parênteses :3.. (por isso sempre gostei das notas-de-rodapé...)..

Ah é.. esse parágrafo anterior aí foi sobre o 'Depth of Field', dá pra vc renderizar só isso tbm pra fazer composições em sequencias (animações) e tal (quase como o "Z-Depth")...

Mas achei q vc tá falando sobre o FOV mesmo ("field of view"... é, basicamente, o ângulo total da sua visão (ou da camera, etc..), isso é uma coisa q é tanto pertinente à propria 'lente' (aí nas configurações das nossas cameras-virtuais e tal...), e tmb (em menor proporção) à movimentação dos elementos da cena e principalmente da camera em sí em relação ao objeto cênico de relevância (o 'herói' do 'conto' da cena, etc...) (por exemplo o "efeito" dolly-zoom (geralmente usam de uma maneira dramática))...

      











@edit: Ah é, só pra complementar com uma coisa bonita (video) =D... 







A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Já tentei
configurações que eu usava no max v9
Render na Visão Ortogonal.
Bem mais próximo da foto.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707970.

Total de membros registrados: 135533

Últimos membros registrados: lkalalalal, asfdefsa01, ramesrence, nexaslimerfarenheter, Hogorama026, herika, Paulo Castro, agiulha.

Usuário(s) on-line na última hora: 493, sendo 21 membro(s) e 472 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Baldo, Vladis, claro_lima, WinterPT, Fabio Catelleno, rodolfosantos3d, JMDesign, Lisandro, Eduardo Ramos, Pedro Juliato, Adalberto Rocha, gilson antunes, Ronaldo Junior, magster, Abilio, Elis, marcio.alain, Alexandre Longo, Marco Rocha, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.