Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
Gaona   Brasil - AC
Joao   Itapetininga-SP - SP
EvandroGP   Paraná - PR
mdpontes   Macapá - AC

Portfólios Ver Mais

Rick Rici   Brasil - SP
Evandro   Joinville - SC
junifor   Concordia SC
Carretel3D   Rio de Janeiro - AC

Houdini - Dúvidas

Por: SERPA  

Em: 28/07/2021 11:59

Pessoal,

Resolvi abrir este tópico específico para dúvidas sobre o Houdini.

Estou tentando acompanha este tutorial.

https://www.youtube.com/watch?v=DhqC13Z_hYc

So que em dado momento ele cria o node da fonte e depois cria o node "end" e logo abaixo deste o node "Null". Depois ele liga os dois em um DOP Network.

Estava conseguindo acompanhar de boa. Porém quando tentei criar os nodes "end" e "null" que são subordinados ao node "font" eu simplesmente não consegui criar ele na raíz, somente dentro do node "font".

Quando clico em TAB e tendo escrever "end" não aparece.

Outra coisa. Pq meu node "DOP NETWORK" tem apenas um ponto de ligação enquando o do tutorial tem 4?

Minha versão é 18.5.596

O software realmente é fantástico e estou começando a endender a forma como ele trabalha, o esquema de hierarquia. Pegando a manha desta hierarquia acho que o resto vai fluir. Nodes eu já saco como é, pois já uso o Realflow e é bem parecido o esquema.

obrigado.

Oi Serpa, tudo bem?

O maior problema do Houdini é justamente material de estudo, nem se compara com a quantidade que tem para os outros programas.

Eu brinquei um pouco com ele vários anos atrás e depois não mexi mais, então, não vou conseguir ajudar em praticamente nada relacionado ao Houdini e creio que só vai encontrar alguma ajuda em fóruns internacionais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Uma pena as tentativas de se montar grupos de estudos por aqui não irem adiante.

Pois seria muito interessante um grupo de estudo sobre Houdini e Blender.

2 ferramentas que tenho interesse em aprender e acredito que muita gente tmb. Ainda mais agora com a integração de nodes no Blender.

Em tempo.

Adorei a resposta que um usuário de um forum gringo deu ao outro que estava cobrando se a sidefx vai lançar o Houdini 19 ou é apenas rumor.

Só quero dizer que os artistas devem parar de ser mimados e parar de pressionar essas empresas, principalmente as privadas. Fique feliz porque o SideFX não pertence aos acionistas, caso contrário, você verá o lado negro do desenvolvimento. Deixe que eles façam o que precisam para garantir que cada lançamento seguinte seja sólido. Após 7 anos de Cinema 4D mudei para o Houdini e um dos motivos foi justamente esse, empresa que é privada. Só espero que os desenvolvedores e todos os demais na empresa sejam bem tratados e que o SideFX seja, em sua essência, um cara legal, assim como o próprio Houdini (software).
https://d2wvmrjymyrujw.cloudfront.net/products/houdini/core-features/

Gostei dessa coisa do direct modeling que ele tem. Poder ver o resultado do boolean em tempo real é muito massa.

Será que o max ou o blender já fazem isso?

Agora que aos poucos estou vencendo algumas barreiras inicias e já estou começando a fazer algumas coisas, descobri que ele é chatinho para configurar o diretório padrão para salvar os projetos.

Não estou conseguindo de jeito nenhum!
Oi Serpa, tudo bem?

Eu acho que a gente precisa dar o maior valor para estas empresas independentes, que não são geridas por gananciosos do mercado financeiro igual Autodesk e Adobe, pois estas empresas geridas por desenvolvedores e artistas focam nos usuários, dão ouvidos para eles e seguem na direção que eles querem.
Empresas onde a direção não entende nada de CG, só de como ganhar dinheiro, não pensam duas vezes para matar um programa que muitos usam, para deixar o programa de lado sem investimento igual fizeram com o Max e coisas do tipo.
Então, eu concordo plenamente com o que o usuário postou no fórum gringo e você replicou aqui.

Pois olha o que a Autodesk faz com os usuários, cobram caro por assinatura anual e você só recebe tudo que pagou no final do ano quando a assinatura está acabando!!
Antigamente você olhava o lançamento do programa e pensava se valeria a pena atualizar ou não, poderia esperar 2 ou 3 anos para atualizar conforme as novidades que apresentavam previamente, agora você paga antecipado todo ano e bem por isso as novidades são cada vez menores.

Enquanto o Blender está investindo na implantação de um sistema de modelagem procedural igual o do Houdini, o 3ds max está investindo no Smart Extrude e na modernização dos modificadores, precisa falar mais alguma coisa?

Agora, sobre o Boolean animado, dá para fazer igual no Max com o Boolean comum e com o ProBoolean, também tem o Plug-in KeyHydra que faz melhor ainda e tem uma versão gratuita aqui: https://www.keyhydra.net/get-keyhydra-v1-free

Você pode ver um vídeo mostrando o funcionamento dele nesta notícia: https://3d1.com.br/noticia/69303

Abração e tudo de bom.

André Vieira
O dia em que tiver Tyflow para o Blender eu ficarei bastante tentado a abandonar de vez o max.

Ou quando o Blender estiver com a modelagem procedural no nível do Grasshopper.
Oi Serpa, tudo bem?

O Blender tem ótimos Add-Ons para efeitos com partículas, mas realmente o TyFlow é um dos recursos mais avançados atualmente, graças ao Tyson Ibele.

Já a modelagem procedural no Blender, eles já iniciaram o processo e deve dar um bom salto na versão 3, porém, a forma de pensar e fazer as coisas são um pouco diferentes nos programas de CAD como o Rhino em relação aos programas tipo DCC como Blender e 3ds max.
Será possível criar objetos iguais aos que o Grasshopper consegue gerar, mas a forma de fazer será diferente.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707497.

Total de membros registrados: 135154

Últimos membros registrados: gigathccarts, Deidara026, tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1.

Usuário(s) on-line na última hora: 632, sendo 2 membro(s) e 630 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Deidara026, gigathccarts.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.