Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
doug2210   Rio de Janeiro
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
feliperebelo   Rio de Janeiro - RJ
Grasiano   Campo bom - RS - RS

Portfólios Ver Mais

J3D   Saúde - AC
rudieriel   Gravataí - RS
sassa   Piracicaba-SP - AC
Rosinha   Rio de Janeiro - AC

Criar spline a partir de seleção de contorno de uma foto.

Por: SERPA  

Em: 30/09/2021 11:55

Pessoal

A dúvida é o seguinte.

Eu possuo a foto de uma garrafa em um fundo branco. 

Consigo selecionar somente ela numa boa. 

A questão é: Como transformo aquele contorno em uma spline?

Razão da pergunta.

Apesar de ser fácil modelar uma garrafa. Estou sem tempo agora e queria agilizar, hehe.

Boa tarde Serpa.

Qual Soft vc está usando?

Se for o 3dmax, ponha a foto na cena, pegue a ferramenta line e contorne apenas um lado da garrafa, sem fechar o desenho, aí vc ajusta o povo, ponto onde ela gira, ou move, da um modificador chamado couth e ela girar a formando a garrafa.

Espero que tenha entendido.
Abraço 
Eu sei como é Neosmar.

Inclusive costumo fazer no Rhino, onde tenho mais habilidade/costume pra fazer essas coisas.

Mas é que estou muito aterefado sem tempo nem pra modelar um cubo, rsrs

Obrigado pela atenção.

É que o Photoshop tem tantos recursos atualmente, até seleção por tema usando IA. Deve ter algo lá dentro que permita isso.

Sei lá, pegar aquela seleção e transformar em dxf pra eu pegar no rhino, cortar no meio e depois fazer o revolve.
Oi Serpa, tudo bem?

Até no Photoshop antigo você consegue fazer isso, eu uso o CS6 até hoje, pois me recuso a cadastrar meus dados naquela porcaria do Creative Cloud.

Você pode converter uma seleção fechada em Path no menuzinho que fica no canto da aba Paths (Make Work Path), como mostra a imagem 1 em anexo, mas não sei como está no Photoshop atual.

Depois, você salva o Path no mesmo menuzinho e exporta pelo File > Export > Paths For Illustrator, assim, vai salvar no formato AI.

Desta forma você consegue importar no 3ds max e abrir como linha na Viewport, igual mostra a imagem 2 em anexo.

Portanto, pode deletar metade do traçado e aplicar o modificador Lathe para formar o Mesh 3D da garrafa, como mostra a imagem 3 em anexo.

Porém, a linha vem cheia de Aliasing e o modificador Normalize Spline do 3ds max é uma porcaria, ele não consegue resolver, então, a malha ficará serrilhada igual mostra a imagem 4 em anexo.

Você pode testar Scripts para normalizar Splines, tem vários no Scriptspot e acredito que algum vai funcionar bem, aqui tem um para você iniciar: http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/normalize-spline

Também existe um Script comercial para o Max que faz a vetorização automaticamente na Viewport, você pode ter mais informações sobre ele neste link: https://3d1.com.br/noticia/72719

Como você disse que usa o Rhino, também existe um Plug-in para vetorizar nele, está neste link: https://www.food4rhino.com/en/app/vectorize

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Eu fazia isso no Photoshop mas acontece que já tem mais de 20 anos que não uso ele. Esqueci muita coisa.

Nem usava ele com frequência e o pouco que aprendi, terei que reaprender.

Mas atualmente terei que pegar mais nele e vou partir pra cima, rsrs.

Valeu pelas informações, vou testar lá.

Neosmar, obrigado mais uma vez.
André.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Mas infelizmente não localizei o comando path. 

Na minha aba só aparecem as abas "camadas", "canais" e "demarcadores".

Bem até onde eu sei, path significa caminho. Mas como uma vez eu li uma tradução para o português da expressão "magnify glass" como "magnífico copo", podemos esperar tudo, rsrs.

Aliás, pensando seriamente em colocar meu Photoshop para Inglês. 
Aqui em casa está meio zuada essa questão. Alguns programas em português, outros em inglês.
Acho melhor fazer como antigamente e colocar tudo pra inglês. Até pq tem uns que parecem que traduzem só até metade do caminho e lá por dentro fica uma mistura doida e outra, na hora de buscar tutoriais na internet, muitos serão da versão em inglês.

De corel por exemplo até dá pra ficar em português pois tem uma galera no brasil fazendo varejo e impressos e usam bastante e colocam muitos tutoriais na internet.

Eu acabei resolvendo de outra forma, dentro do Photoshop mesmo. Uma forma aliás, bem mais trabalhosa. 

Depois volto pra tentar fazer desse jeito que tu explicou.
Bom dia Serpa 

Eu vejo isto com uma coisa muito simples, não se é que eu não esteja entendendo o que vc quer realmente.

1 coloque a foto da garrafa num plane no 3ds Max.

2 com o desenho de line ( ao lado da bola, que é de objetos) , aí você vai contornando um lado da garrafa, bem no meio,  selecione os pontos e clique na tela com botão direito do mouse e selecione smosh,  aí transformará em curvas as linhas retas, então você ajusta direitinho no contorno da metade da garrafa.

3 Ajuste o pivot,  eixo de rotação,  bem no ponto onde vc começou a contornar, que será o meio da garrafa, e aplica o modificador lought,  não me lembrei direito como se escreve, este cara a linha circular 360 graus formando o desenho da garrafa.
Condor for vc pode transformá lá  poli e se tornará numa peça sólida.

Tenta aí  se não conseguir nos fale. Ok 


Fiz umas imagens como eu faço no 3Dmax
Espero que entenda e te ajude.
Ficoujm fora de ordem, espero que vc entenda.
Boa sorte Serpa.
Antonio,

Eu sei fazer isso que vc está falando, apenas queria algo que fosse mais rápido.

Aliás essa dica que tu deu de fazer tudo reto e depois dar smooth, hmmm, não lembrava deste recurso, rsrs.

De qualquer forma eu já resolvi.

Fiz de uma forma meio estranha, dando uma certa volta (pra quem não estava com tempo hein, rsrs). Mas no final das contas foi até legal pq aprendi umas coisinhas no Photoshop que vão me servir mais pra frente.

A coisa mais fascinante no aprendizado é vc aprender coisas inesperadas. Você vai focado em fazer algo e no caminho surgem coisas que vc nem sabia que existiam. 

Por isso que eu digo. São as dificuldades que nos fazem crescer. 

Isso vale pra tudo na vida.

Obrigado a todos pela ajuda.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707632.

Total de membros registrados: 135243

Últimos membros registrados: Helgaella99, Girleide, glauciapaiva, OtavioOG, charles.chaves, GG-.NK, walle03, yasmimin.

Usuário(s) on-line na última hora: 757, sendo 15 membro(s) e 742 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., jotasoares, João Von Rondow, Victor Mendonça, Gabriel, Felipe França , Baldo, Gabriel.C, Felipe Duarte, Abilio, charles.chaves, JMDesign, Adalberto Rocha, Vladis, Helgaella99.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.