3DS Max - Editar a animação com som

Por: SERPA  

Em: 04/10/2021 12:24

Vocês costumam utilizar este recurso?

Já usei no passado mas foi só para experimentar.

Normalmente exporto a animação e coloco o som em outros programas (After, Premiere).

Mas ontem senti a necessidade de fazer isso só para verificar a ambientação do som antes de ter que ter toda essa mão de obra. Testanto ali na previewport do max mesmo.

Ontem fui tentar fazer e ao selecionar um arquivo wav(aliás na caixa de formatos ele só permite WAV e AVI), é isso mesmo?

Enfim, tentei chamar um arquivo de áudio WAV e olha o que apareceu.

Outro dia acessei dentro do max, não lembro onde e me disse que estava faltando um tal de ffmpeg.


Já achei a resposta aqui neste thread.

Caso alguém passe pelo mesmo problema...

https://forums.autodesk.com/t5/3ds-max-forum/can-t-open-file-or-file-has-no-audio-streams/td-p/4138507

A questão é pegar o wav abrir em um programa tipo sound forge e depois salvar ele novamente, se atentando para salvar com 16bits. Neste formato "Audio: 44.100 Hz; 16 Bit; Stereo; PCM".

Como eu mencionei, como é apenas para testar o casamento do som com a animação, esse formato serve pra mim.

Eita! depois de tudo resolvido, fui dar play e o MAX deu CRASH.

O programa irritante.

Preguiça de estudar Blender dar nisso, tem que ficar se submetendo a esses crashes inexplicáveis. 

Ontem mesmo, do nada o Corona começou a apresentar erro.
Oi Serpa, tudo bem?

Não é comum renderizar com áudio no 3ds max, mesmo quando precisa sincronizar o som com o 3D precisamente, pois não vale a pena renderizar em formato de vídeo.

Os formatos de vídeo recebem compressão do Codec de vídeo e perdem qualidade, então, é um desperdício você gastar tempo renderizando com qualidade para salvar como vídeo com qualidade inferior, portanto, sempre vai renderizar como sequência de imagens, geralmente TGA ou EXR, dependendo do tipo de composição que vai fazer.

Quando precisa sincronizar o áudio com os objetos 3D, você usa este recurso do Max para carregar o WAV e ajustar o 3D, mas no final vai renderizar em sequência de imagens sem áudio.

O áudio sempre será adicionado na pós-produção, normalmente usando um editor de vídeo igual o Premiere em vez de compositores de vídeo como o After.

Sobre a mensagem de erro que recebeu, coloque um nome no arquivo sem caracteres latinos ou especiais, apenas letras comuns.
Use sempre WAV, pois AVI depende de Codec e pode ter uma taxa de Frames por segundo diferente da sua animação, dai vai dar problema, a mensagem pedindo ffmpeg é por falta de Codec de vídeo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bom saber dessas infos.

Renderar animação direto pra vídeo. NUNCA MAIS FAÇO ISSO!

Aqui em casa quando chove de vez em quando dá uns apagões.

Renderar pra fotogramas eu prossigo do ponto onde parei.

Já em animação direto pra vídeo, xiii. Daria uma trabalheira danada pra continuar.

E o bom de renderar pra fotograma e depois poder escolher o codec que eu quiser pra montar o filme. Além da questão da trilha sonora, dos fades. 

Eu costumo gravar fotogramas em JPG, por ser mais leve. Andava fazendo isso quando a inteção era vídeo para postarem nas redes sociais.

Mas agora pensando melhor, acho que vou adotar o TGA.

Oi Serpa, tudo bem?

Existem alguns casos raros onde você precisa renderizar em formato de vídeo com áudio e tudo, por exemplo, as excelentes animações do Animusic criadas há mais de 15 anos no antigo 3D Studio Max.

Não sei se você já viu, então, coloquei uma delas ai em cima, ficaram muito famosas na época, pois mostram um sincronismo perfeito da simulação física com o áudio.

Neste caso precisa renderizar sem compressão nenhuma no vídeo, formando um arquivo gigante e ruim de trabalhar.

Sobre o formato do fotograma, JPG é um tipo de arquivo compactado que perde qualidade, ele perde cores na compactação.

TGA sempre foi usado em produção de vídeo porque não perde qualidade, mas atualmente acho que você pode usar PNG também se quiser reduzir um pouco o tamanho, pois PNG não perde qualidade nas cores, só no Alpha, então, se for gravar a imagem com Alpha é melhor usar TGA.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707451.

Total de membros registrados: 135127

Últimos membros registrados: marcos011, PARRAH, mmoisess, pqrenan, maruedson, adriel122, danyarq, luiz_fileti.

Usuário(s) on-line na última hora: 838, sendo 15 membro(s) e 823 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, gilson antunes, Fernandostd44, raflixh, PARRAH, Juarez, claro_lima, Starter, Le_Andro, marcos011, Pricarvalho, Thiago, mmoisess, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.