Cryptomatte e outros recursos de pós-produção?

Por: Abilio  

Em: 27/02/2022 14:35

OI
 
Quais recursos existem , para pós-produção de imagens estáticas renderizadas nos programas 3d , para photoshop ? 
pode ser em geral , todos os softwares 3d . é mais para conhecer o mercado .
 
Eu sei que existe: criptomatte
e ouvi falar sobre o controle das características das luzes renderiazadas no 3ds max para photoshop.
 
há mais recursos ?
em outros softwares 3d tambem ?
 
obrigado
Boas Abilio, tem os render passes, você pode escolher quais os que necessita e depois carregar no photoshop.
Por exemplo, pode escolher o render pass reflection e quando fizer o render ele vai criar junto do render normal um só com a mascara dos reflexos e assim tem o controle individual dos reflexos na pós.
Não sei se deu para enteder mas no youtube deve ter muito video sobre os render passes.
Abraço
ola

para que serve o render passes ?


obrigado
Oi Abílio, tudo bem?

A pós-produção se resume em alterar o aspecto dos elementos da imagem depois da renderização, portanto, a coisa mais importante do mundo é conseguir selecionar os elementos para poder editar e existem diversas técnicas para facilitar este processo.

A mais importante e principal é a geração de Render Passes como o Fernando indicou, porque assim você vai gerar imagens contendo apenas informações espefícicas como reflexos, sombras, GI, iluminação direta, refrações, Fog, Hair, entre outros, pois imagine como seria difícil selecionar este tipo de elemento na imagem sem separar estas informações na renderização.
Então, os Render Passes são imagens onde cada uma delas contém apenas uma determinada informação da cena, quando juntar todas da forma correta no Photoshop ou After Effects, por exemplo, você vê a renderização completa e realista, além de poder editar cada elemento separadamente.

Agora, você também vai precisar selecionar objetos na imagem como móveis, vegetações, decorações se quiser editar alguma coisa, claro que até dá para selecionar manualmente este tipo de elemento, porém, será muito mais fácil se criar uma imagem com uma cor pura em cada objeto, sem sombra nem nada, só uma cor diferente em cada objeto.

Com essa imagem, que chamam de Color ID, você seleciona qualquer objeto rapidamente pela cor, ela pode ser feita manualmente no Max, aplicando um material de cada cor em cada objeto e fazendo um Render Pass do Albedo, mas dá trabalho, então, inventaram o Cryptomatte para fazer a imagem de Color ID automaticamente e sem alterar os materiais da cena, ou seja, ele serve para agilizar a geração de um dos diversos Render Passes que usamos na pós-produção.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
uma vez eu vi no seu site que é possivel separar cada luz da cena no render no 3ds max .
é verdade ?

sera que eu consigo fazer isso no blender ?

obrigado
Boas Abilio no corona e vray chama-se light mix, não uso o blender mas se não estou em erro também dá para fazer lá com light layers acho que é esse o nome.
Deve ter um monte de videos sobre isso no youtube com certeza.
Oi Abílio, tudo bem?

Antigamente existia essa técnica de gerar o mapa de Normals da cena em relação a cada luz para poder controlar a iluminação de cada uma de forma independente no Photoshop ou After Effects.

É uma técnica trabalhosa, então, os desenvolvedores criaram o Light Mix, que atualmente está disponível em diversos renderizadores e automatiza a mesma técnica com diversas vantagens como a possibilidade de iluminar com várias HDRIs em vez de apenas luzes 3D.

Infelizmente eu não entendo quase nada sobre o Blender, segue a dica do Fernando e pesquise por Light Layers para o Blender.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707615.

Total de membros registrados: 135229

Últimos membros registrados: rauldossantossousa, adudis_, mauriciovrc, rodneitjr, anacarolfinardic, saulo favero, sanerreddie, Humberto1082.

Usuário(s) on-line na última hora: 1016, sendo nenhum membro e 1016 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.