Renderização de cena com mental ray..

Por: lfdo20  

Em: 24/07/2005 03:23

Pessoal, pretendo renderizar a minha cena com Mental Ray, com GI, HDRI e tudo mais que tiver direito. Sei que vai ficar bastante pesado, mas eu vou renderizar com 2 máquinas, e levo o tempo que precisar para isso.. Talvez minha animação tenha uns 800 frames.. A parte pesada mesmo da cena são umas correntes penduradas no teto com simulação de movimento em reactor, 5 sistemas de partículas para 5 formas diferentes de mato, daqueles altos, e o HDRI com GI. E estou pensando em botar umas gotas de líquido pingando das correntes. Daí eu pergunto se rola mesmo de fazer isso, se o Mental Ray aceita isso tudo ou se ele vai encrencar com algo. Tipo que eu mandei fazer uma renderização do solo com os matos em particulas e deu esse erro: O que eu entendi é que minha máquina não tem memória RAM suficiente para isso, ok? A solução é diminuir o número de particulas..? Mais uma coisa, peço encarecidamente por um tutorial de como usar HDRI com emissão de luz e reflexo em outros materiais. Eu sei que muito já foi falado aqui sobre isso, mas nem nos tutoriais, nem nos tópicos consegui achar um passo a passo ensinando a fazer isso no MR.. Já tentei e nada.:( Muito obrigado a todos! Grande abraço.. Até!
Que tipo de material você está usando ? usando displace? Qual a config? usa o MAX 7.5
n00b
"Vympel" disse: Que tipo de material você está usando ? usando displace? Qual a config? usa o MAX 7.5
Não to usando displace, to usando PFsource para emitir os objetos como particulas.. E o material é multi-sub object com texturas em Diffuse e Bump. Só.. No evento do particle view tem os seguintes controladores: -Birth -Shape Instance -Scale -Position Object -Rotation -Display Tentei usar o keep Apart pros objetos não se cruzarem, mas não consegui. E então? Falow.. Abraços.
qual a suaconfig. Tem quantas particulas?
n00b
Oi lfdo20 Estive acompanhando os tópicos relativos a esta animação que você está desenvolvendo e estou com algumas dúvidas. Porquê você está escolhendo os caminhos mais difíceis para fazer a sua animação ? Sinceramente não consigo ver a necessidade de você estar usando simuladores para fazer animações simples como balançar as correntes e a lâmpada. Digo isto não como crítica mas apenas no intúito de ajudar. Me parece que você está tentando descobrir qual o limite que a sua máquina pode suportar. :seila: Abraço Phy
"Vympel" disse: qual a suaconfig. Tem quantas particulas?
Eu tinha colocado 1500 particulas em casa PFSource, x5 = 7500 partiulas.. Depois eu fiz testes reduzindo e deu certo.. Acho que era isso mesmo.. E quanto as outras coisas, é possível ? Ou rola algum desentendimento com o Mental Ray ? Falow.. Abraços...
7500 particulas não é muito, mas temq euver a config. De uma olahda nas dicas do PHY ele tem bastante experiência com 3D e animações
n00b
Oi Ifdo,tudo bem? As coisas não são tão simples assim. O Mental Ray é um render complexo e cheio de macetes, como qualquer outro renderizador profissional. Normalmente precisa cerca de um ano de estudo para poder usar tudo que o render sabe fazer. Normalmente se testa os efeitos em cenas simples, para pegar as manhas do renderizador, se nunca usou um render como esse e já vai aplicar de cara numa cena mais complexa, vai ser difícil mesmo. Nenhum renderizador profissional é igual ao Scanline padrão do Max, que você só clica em render e boa, precisa de muitas configurações, muitos testes de render até chegar no melhor resultado com o menor tempo de render, e economizando o máximo de recursos do sistema. No artigo que escrevi este mês para Digital Designer, e só deve sair na edição 77, lá para outubro, eu falo justamente sobre isso. Que dependendo da forma que configurar a cena, dependendo da forma que criar os materiais, iluminação e tudo mais, o Mental Ray até aceita renderizar, mas leva muito mais tempo que o necessário. Para saber a melhor forma de configurar e chegar no melhor tempo de render com o máximo de qualidade, leva um bom tempo de prática, como tudo na vida, nada se aprende e fica bom do dia para noite, ainda mais um renderizador como esse. O seu problema de Out Of Memory com certeza absoluta é a configuração da cena. Porque pode demorar, mas para dar out of memory tem que exagerar muito. A não seu que sua máquina seja muito fraca e tenha menos de 512 MB de RAM. Se deseja aprender Mental Ray, eu sugiro que passe a comprar a Digital Designer, a mais de 6 meses eu estou escrevendo um mini-curso sobre ele em artigos mensais. Atualmente está na banca um artigo sobre a criação de vidros e Casutics, e nas edições 77 e 78 eu vou falar sobre HDRI em todas as situações. Portanto, acho melhor programar uma linha de estudo, tendo em mente que vai levar pelo menos um ano, para então começar a conseguir obter os melhores resultados com o menor tempo possível de render, e podendo usar todos os recursos como deseja. Tudo que pensar pode ser feito com o Mental Ray, todos os efeitos de render moderno são possíveis com ele, só depende de conhecer bem o programa, se dedique que vai chegar lá, mas não vai ser amanhã. Não adianta passar a configuração aqui para gente, isso é outra coisa que comento no artigo que sairá na edição 77 da Digital Designer. A configuração depende do tamanho dos objetos na cena, das distâncias entre eles, essas coisas, portanto, não adianta nada saber os valores do Final Gather e do Photon Map, porque pode ser bom ou ruim dependendo do tamanho dos objetos na cena. Tem que aprender a configurar para encontrar o melhor valor para sua cena, e cada caso é um caso. E concordo plenamente com o comentário do Phy. Você está querendo aprender tudo de uma vez só numa cena só e tentando fazer da forma mais difícil possível. Assim vai ser bem difícil. É importante estudar o programa por completo, para conhecer os recursos mais básicos e não sai matando mosca com bala de canhão, que é o que está acontecendo. Abraços
"Phy" disse: Oi lfdo20 Estive acompanhando os tópicos relativos a esta animação que você está desenvolvendo e estou com algumas dúvidas. Porquê você está escolhendo os caminhos mais difíceis para fazer a sua animação ? Sinceramente não consigo ver a necessidade de você estar usando simuladores para fazer animações simples como balançar as correntes e a lâmpada. Digo isto não como crítica mas apenas no intúito de ajudar. Me parece que você está tentando descobrir qual o limite que a sua máquina pode suportar. :seila: Abraço Phy
Hehehe.. É o seguinte.. Sou beeem novato na área, me interessei, fiz todos os tutoriais da 3d1 e mais alguns que encontrei, com o desenvolvimento de um desses tutoriais, cheguei na idéia de uma pequena animação, então eu desenvolvo a animação com o que eu sei, muito pouco, nem tenho como optar por algum outro sistema mais fácil. Apesar que eu ja estou no fim da animação e não pretendo mudar tudo para uma forma mais fácil agora, eu gostaria que me disesse quais as outras escolhas que eu poderia fazer para essa animação. O pouco que falta agora é texturizar, o HDRI, colocar um sistema de líquidos, animar a câmera e pronto ! :) Valew cara, abraço !
Valew galera, pelas dicas ! Valew 3d1 ! Entendi, eu até ja havia entendido que preciso entender o software como um todo antes de partir para uma animação complexa, mas sabe como é agente sempre fica afoito por uma animaçãozinha que seja, e é até animador superar esses desafios, mesmo que seja pelo caminho mais difícil. Mas pode deixar que depois dessa, vou partir pros pequenos testes e fazer mais um bocado de tutoriais e estudar. Eu queria muito fazer o curso da AZMT de um ano, mas por enquanto o custo é impossível pra mim.. Quanto a Digital Designer, quando estava empregado eu comprei da edição 64 a 71, mas tive que parar de comprar, a pouco tempo ganhei uma edição antiga no Anima Mundi que rolou aqui no Rio.. hehe Vou tentar comprar esses numeros que falou.. Eu só quero terminar essa animaçãozinha, daí eu continuo com os estudos. Valew.. Abraços. Até!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 384

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.