Olá,
meu Max não costuma dar erro..
As janelas do windows trabalham com "conversas".. o windows está o tempo todo gerando conversas com os programas, assim como o programa manda um pedido pra fechar ele mesmo pro windows... etc.. Quem programa um pouquinho sabe oque eu to falando, WinProc.
O que ocorre de travar o Max é que ele não responde ao windows, quando o windows manda mensagens como "Estou restaurando sua janela.. apareça.. ou quero minimizar voce.." Que não necessariamente travou, muito dos casos o 3ds apenas ficou sobrecarregado.. e se vc tiver paciencia e esperar bastante tempo ele volta a responder, inclusive as mensagens do windows ficaram na fila e ele vai começar a obedecer depois.. Quando ocorre do Max pedir pra salvar.. é por q realmente foi abordado pelo Max.. Que considera a ação perigosa e pra não travar o windows, resolve fechar para parar o que está fazendo (geralmente um loop)..
De fato computadores mais rapidos teoricamente travariam menor, e maior mémória Ram (fisica) como a virtual (HD) transforma as trocas de informações mais rapidas..
:P Parece q to enrolando né? Mas só expliquei por q o windows trava hehehe o Linux é capaz de parar de vez um programa, e é capaz de dividir processamento.. enfim alguns erros não ocorrem lá..
Então o Max trava igual a qualquer programa pesado no windows, nao é culpa dele tadinho :P
Valeu