Plantas tamb

Por: Ricardo  

Em: 01/09/2005 19:23

Aí pessoal, nunca mais tinha colocado nada por aqui... tava e ainda estou tentando colocar as paradas de 3d pra frente na Idéias 4D. Fui fazer umas plantas pra aprender mais sobre textura procedural, modelagem e otimização de modelos, E ainda fazer e ficar com uns modelos 3d mais personalizados no ponto de plantas pra usar em maquetes estáticas ou passeios virtuais. fiz elas pra serem visualizadas de uma distância mediana e tentar não ser muito pesadas. Criticas e elogios muito bem vindos... Dá aí o parecer de vocês! Abração! Ricmage Galera foi mal, naum sabia que era proibido colocar imagens maiores aqui, tranquilo, ta no link abaixo: http://img326.imageshack.us/img326/1966/plantasmontagem4dk.jpg boa parte das texturas das folhas fiz procedural mesmo, poxa naum sabia que dava pra fazer só com procedural, curti muito.
Olá Ricmage tudo bem? Primeiramente vou falar sobre a regra que diz que e proibido a postagem de imagens maiores que 800 x 600, tentei editar o seu link mas não consegui, portanto corrija isso, nesse caso diminua a imagem ou deixe apenas o link. Sobre as plantas eu gostei muito, fale mais como você fez, curti principalmente o arbusto, seguiu algum tutorial, livro o que você fez, fale mais poi o trabalho está bem legal!
Antônio Carotini Neto
Caroti, corrigi lá, e Valeu os coments. não segui nenhum tutorial, apesar de antes já ter feito um monte sobre outras coisas, mas usei tecnicas aprendidas neles pra chegar nas plantinhas. O arbusto acho que se referiu a "ficus", uma arvoresinha podada que usam muito aqui em Fortaleza na arborização de prédios, fiz ela com uma esfera com modificadores FFD dando o formato principal, botei um poquim a mais de segmentos que o padrão na esfera, apliquei um modificador noise pra ficar mai irregular. Aí com um plane pequeno apliquei textura de uma folha, com o recorte dela no canal opacity e fiz no compound objects um scatter usando um plane pequeno como objeto a ser distribuido e a esfera o objeto onde a folhinha vai ser multiplicada e distribuída. Fiz dois scater um com uma folhinha mais verde e otro onde apliquei um rgb tint em cima da textura da folhinha verde deixando a otra folha mais amareladinha. Desculpa, longo e ainda imcompleto, mas qquer duvida ou detalhe desta ou das outras só dizer q eu coloco aqui. Abraço. Ricardo
Realmente as plantas ficaram muito legais, cuti todas, o material do "miolo" do girasol também ficou muito bom, outros dois que ostei foram o do caule da palmeira e da folha da "espada de São Jorje" se vc puder poderia dar um print screen nos settings dos materiais e colocar aqui, vai ser muito legal pois os materiais por serem procedural ficaram ótimos! Parabéns.
Antônio Carotini Neto
Pôxa Caroti o tronco da palmeira e o miolo do girassol foi dos poucos que usei foto mesmo tratando pra fazer, rsrsrsrs. mas dos outros to colocando abaixo +- como fiz. Aí pessoal, não sei se compliquei demais, mas o como fazer o material da espada de são jorge procedural eu coloquei no link abaixo. http://img179.imageshack.us/img179/9839/tutomaterialespada6va.jpg -------------- Apesar desta manha ja deve ter sido ensinada em vários tutoriais por ai vô explicar do meu jeito. Caso eu tenha complicado muito no link, é só se ligar no seguinte lance. - Usar composite no canal difuse. - Dentro desse composite em um dos map vc coloca uma textura ou um procedural ou cores quaisquer que você queira pro seu modelo - No outro map do composite vc copia o map de cima como cópia e escurece ou clarea ou bota mesmo outra textura, a idéia é não deixar o material todo só com uma variação de cores. - Daí para isso vc clica neste segundo map e muda pra mask Só Q vc não descarta mas aproveita ele como sub map. - Com isso falta só o passo final que é escolher um tipo de transição que vcs irá usar como máscara pra fazer a variação entre a 1ª cor ou mapa e a segunda que eu suregi que deixasse mais escuro ou mais claro. Daí esse tipo de transição vc faz usando qualquer mapa procedural ou textura, com ogradiente ramp dá pra fazer muita coisa, legal tãmbém sempre usar um poquim de noise na trasição pra não deixar tão retilíneo. E pronto usei disso pra fazer maioria dos materiais das plantas , as vezes é necessário vc usar mais de uma mascara caso precise de uma variação diferente em algum pedaço específico do modelo. Espero que tenha servido para algo. Qquer coisa só dizer aí. Abração Ricmage
Ricmage parabéns ótima iniciativa! Gostei muito da sua explicação, está fácil de entender, comcerteza vai ajudar muita gente! :joiae:
Antônio Carotini Neto

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 364

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.