Oi Danilo, tudo bem?
Realmente o 3ds max foi ladeira abaixo nos últimos 6 anos, perdeu muitos usuários, apesar deles afirmarem que não diminuiu a base de usuários pagantes, pode até ser verdade porque as pessoas se acomodam com o programa, mas se não diminuiu nos últimos anos, também não aumentou nada, apenas se manteve, que na minha opinião significa um fracasso, porque depois da estabilidade vem a queda e dai ninguém segura.
Entretanto, eu estou vendo uma tentativa de retomarem o programa nas últimas atualizações, percebi que eles querem implantar um Workflow de modelagem procedural para o Max não ficar tão desatualizado, incluíram o modificador Array e agora o Boolean.
Se isso for verdade é uma boa notícia, apesar que na minha opinião o Max vai se tornar o programa mais difícil de todos, porque aturar o Edit Stack numa modelagem complexa vai ser bravo, ter que ficar vasculhando a lista para acessar os parâmetros de cada parte vai ser trabalhoso, além de tudo, sem ter um sistema de gravar e carregar Presets no Modify se torna completamente impraticável, pois terá que montar tudo de novo todas as vezes, enquanto que, com os sistemas de Nodes empregados no Blender e no Unreal tudo se torna muito mais fácil, já que não são apenas procedurais, mas também são modulares.
A coisa mais maravilhosa do mundo no Unreal não é a parte gráfica e nem mesmo os super ultra poderosos Blueprints, a parte mais extraordinária é a modularidade dele, tudo é feito em pedacinhos separados e assim você pode deixar os pedacinhos prontos para usar quando quiser sem nunca mais ter que fazer do zero de novo.
Por exemplo, você vai animar a câmera, mas os movimentos de câmera são sempre os mesmos, Pan, Travelling, Tilt, então você pode deixar pronto e só arrastar para a cena quando quiser usar um ou outro, vai texturizar, mas os materiais são sempre os mesmos, então, ele aplica para você, vai iluminar, mas as luminárias e configurações das luzes são sempre as mesmas, então, ele faz tudo sozinho para você.
Isso sem envolver inteligência artificial como você comentou, mas se quiser criar recursos com acesso ao sistema do Chat GPT, custa 30 dólares o Plug-in, já para o 3ds max, só a versão 2040 que terá alguma coisa de AI.
Note que nem mesmo os Plug-ins, que antes eram todos feitos para o 3ds max e depois surgiam versões para outros Softs 3D, continuam sendo feitos para o Max, hoje sai Plug-in de Stable Diffusion para Blender, Unreal, Houdini e até SketchUp, mas não sai para 3ds max, porque não tem mais desenvolvedores de Plug-ins para ele.
Então, mesmo que implantam um bom sistema de modelagem procedural, tem coisas que não dá nem para sonhar no 3ds max, acho que eles se desestruturaram quando saiu a equipe do Petit e levaram estes 6 anos para reformular tudo de novo, tanto que só agora mostraram a equipe novamente, mas 6 anos no mundo de hoje é muito tempo.
É complicado, tudo evolui e muda rápido, os programas 3D estão perdendo importância e acredito que continuará assim, mais cedo ou mais tarde vai chegar também no Blender, porque o 3D não é mais como era antes, se for para criar imagens e animações realistas, não precisa de um programa igual o Max, faz mais rápido e mais fácil em programas mais simples.
Faz pelo menos 10 anos que renderizar imagem realista virou coisa de criança, qualquer um faz em qualquer lugar, por isso que não vale mais nada, o Top agora é visualização virtual através de aplicação interativa 3D, nos próximos anos o Metaverso se tornará realidade, os sites vão passar de 2D para 3D, você vai navegar entre ambientes 3D em vez de páginas, tudo será exibido virtualmente em 3D e os programas DCC não fazem isso, só os Engines e o Omniverse.
Os Softs 3D tipo DCC vão servir por um tempo para a modelagem, mas os Engines estão implantando sistemas de modelagem também, então, ou os Softs DCC implantam recursos para criar aplicações interativas ou vão desaparecer.
O futuro do 3D é interativo, imagens e animações serão geradas por inteligência artificial facilmente, quem não perceber isso vai ser pego de surpresa, pois as coisas estão mudando rápido.
OBS: Para instalar o Unreal precisa de 32 GB de disco, depois precisa de um certo espaço para desenvolver o projeto, mas dai depende do projeto e das coisas que habilitar nele.
OBS2: Eu ainda não consegui terminar, mas graças a Deus agora falta pouco, o curso é gigante, tem mais de 120 horas de duração para poder explicar tudo que é mais importante no Engine, eu lancei no final do ano porque estava com medo do que iria acontecer com a economia e deveria ter lançado antes das eleições.
Se Deus quiser vou terminar nos próximos dias e dai o curso estará completo como imaginei há quase 3 anos atrás e atualizado até a versão 5.1, porém, ainda pretendo colocar vídeos extas com diversos exemplos e se for bem vou manter atualizado, então, nunca vou parar de adicionar ou substituir vídeos.
Também pretendo oferecer um presente especial para todos que compraram antes de estar pronto, pois acreditaram na qualidade do curso e no meu trabalho.
Depois que terminar quero instalar o Max 2024 para conhecer o Boolean procedural, dai eu te falo o que aconteceu.
Abração e tudo de bom.
André Vieira