Oi Ramon, tudo bem?
Está certo, você pensou da forma certa e realmente daria para fazer assim, mas é inviável.
Em 3D muitas vezes simulamos as coisas para obter o mesmo efeito sem gastar tanto tempo de render.
O programa oferece diversos recursos para burlar a realidade nestes pontos para economizar tempo e obter o mesmo resultado.
Se fizer a luz ser filtrada pelo vidro para reproduzir essa rugosidade com Caustics, o tempo de render será absurdo.
Usando luzes Photometrics, você pode colocar um arquivo fornecido pelo fabricante que indica exatamente como a luz se propaga de acordo com as distorções criadas pela fonte e pelo vidro que a embala.
Assim, consegue descrever todas essas irregularidades sem aumentar em nada o tempo de render e obtendo uma iluminação muito mais realística.
Agora, não sei se o V-Ray trabalha bem com essas luzes, nas últimas convesas que eu tive com o Humberto (Hawf), que é especialista no V-Ray, ele estava encontrando problemas para usar essas luzes no V-Ray e gerar os efeitos modernos de iluminação, como GI e Caustics.
Abraços