Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
mdpontes   Macapá - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

caio   fortaleza - CE
hender   Imbé-RS - RS
ezequielnc   Belo Horizonte - AC

Modelagem 3ds max ou tenho que usar CAD?

Por: stenionet  

Em: 07/06/2023 13:45

Boa tarde, Pessoal.

Depois de vários anos, voltei a postar na comunidade.

Estou tentando modelar algo parecido com a imagem em anexo (azul).
Fiz as cobras com Spline e usei o modificador Extrude (Imagem em amarelo),
Mas agora não sei como fazer a parte que uma parte abaixa e outra sobe para que as cobras fiquem entrelaçadas.

Alguém poderia ajudar?

*Estou usando o 3ds max 2009

Oi Stenio, tudo bem?
 
Fico feliz que voltou a postar no fórum.

Sobre a modelagem, tem várias formas de fazer, porém, aplicar o Extude é a pior delas porque vai dificultar a edição e a suavização.
 
Uma boa forma seria partir de um Plane e usar o Shift para duplicar as Edges dele criando a "fita" em forma de cobra, dai poderia criar o entrelaçado facilmente movendo os vértices para cima de um lado e para baixo do outro, no final aplicaria o Shell para criar a espessura.
 
Porém, eu acho que é mais fácil partir de uma Spline, marcando a opção de exibir o Mesh na Viewport com o perfil retangular, como mostra a primeira imagem em anexo.
 
Dai é só usar o Mirror para criar a outra parte e mover os vértices para cima e para baixo em cada lado para entrelaçar.
 
Se quiser que a cobra fique arredondada é só aplicar o Turbo Smooth, igual mostra a imagem 2.
 
Mas se quiser que fique mais quadrada igual na imagem de referência, é só chanfrar os cantos e aplicar o Turbo Smooth, igual mostram as imagens 3 e 4, quanto menor for o chanfro mais quadrada ela ficará.
 
Eu usei o modificador Chamfer para facilitar e chanfrar automaticamente, mas não tem no Max 2009, então, terá que criar o chanfro manualmente igual era antigamente, selecionando as Edges e dando Chamfer dentro do Edit Poly.
 
Abração e tudo de bom.

André Vieira

Oi, André Vieira.
muito obrigado pelo tutorial. Ficou ótimo.

Um abraço.

Oi Stênio, tudo bem?

Quando li a sua resposta notei que na verdade não entrelacei as duas partes, estou envelhecendo e ficando meio retardado. rsrsrsr

Mas fazendo deste jeito é fácil editar, então, peguei e movi os vértices da linha intercaladamente para realmente entrelaçar as duas.

Quando fizer isso pode ser que curve um pouco o perfil retangular, mas você resolve aplicando um Edit Poly em cima e rotacionando as Edges dele para a posição certa, como mostram as imagens em anexo.

OBS: Quando criar a Spline, entre no menu Interpolate dela e diminua o valor do Steps, para não criar muitos segmentos na linha e facilitar a edição.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Belo desafio, em modo expresso que foi esta modelação, no meu caso para entrelaçar as cobras eu criei uma line e utilizei o path deform.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!

Fernando Cunha.: oi Fernando! Tudo bem? Parabéns pelo seu ótimo modelo dessas cobras entrelaçadas com o símbolo R+ N. Esse símbolo é da Medicina ou de outra área

Achei esse link interessante falando um pouco de forma resumida o símbolo do "Caduceu de Hermes" e o "bastão de esculápio". O link é este aqui: Qual é o símbolo da medicina, seu significado e anel do curso?

====================================================================

** Faltou só você fazer o furo pequeno na cabeça redonda e colocar as letras "R" e "N". Parabéns pelo ótimo trabalho, Fernando.

Abraços e sucesso!

__________________________________
"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...

Bom dia, André vieira.

Mesmo depois de usar o max por muito tempo (fiquei alguns anos sem usar por problema de saúde), eu ainda fico batendo cabeça.
Ainda bem que existe a comunidade 3d1 para ajudar.

Teu tutorial ficou melhor ainda. Vou ver se termino o trabalho hoje, pois estou a 2 dias enrolado com ele.

Mais uma vez, obrigado.

Bom dia, Fernando Cunha.

Teu modelo ficou show. Poderia dizer como você consegue modelar tão bem?

Como você conseguiu mudar a espessura ao longo do caminho usando o Path Deform?

 

Oi Fernando, tudo bem?
 
Você está coberto de razão, estou ficando enferrujado de modelagem já, pois certamente é muito melhor e mais fácil usar o Path Deform, assim, vai modelar apenas uma cobra em vez das duas, além de poder fazer ela reta e já entrelaçar com a cabeça pronta e o rabo afinado.
 
Ótima lembrança de ferramenta!!
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira
Boas Stenionet já respondi lá nas mensagens.
Modelar eu fui apanhando o jeito com o tempo, vendo uns tutoriais e praticando, ainda cometo muitos erros de flow da geometria pois não costumo modelar muita coisa orgânica, por isso é que quando vi o seu post me deu logo vontade de modelar para testar se as minhas capacidades ainda estavam no ponto kkkkkkk.

Inclusive testei novos métodos, tanto na modelação como no caso do path deform para entrelaçar a cobra, são esse tipo de desafios que eu acho interessante no 3d, dá para fazer a mesma coisa de muitas maneiras diferentes.

Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707647.

Total de membros registrados: 135255

Últimos membros registrados: ninjadiego, ARQMANU, alesacramento, LU887MELLO, mc29, Caleb Tales Oliveira, brnuness, kellyabs.

Usuário(s) on-line na última hora: 572, sendo 16 membro(s) e 556 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, ninjadiego, Starter, jhownicolas, Le_Andro, Henrique Ribeiro, Ronaldo Junior, Reinaldo Silva, Daniel Monteiro, TadeuB79, pinart, Archiviz, Sergio1987, Duda, emersonforentin, mixel.amorim.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.