Oi Stenio, tudo bem?
Fico feliz que voltou a postar no fórum.
Sobre a modelagem, tem várias formas de fazer, porém, aplicar o Extude é a pior delas porque vai dificultar a edição e a suavização.
Uma boa forma seria partir de um Plane e usar o Shift para duplicar as Edges dele criando a "fita" em forma de cobra, dai poderia criar o entrelaçado facilmente movendo os vértices para cima de um lado e para baixo do outro, no final aplicaria o Shell para criar a espessura.
Porém, eu acho que é mais fácil partir de uma Spline, marcando a opção de exibir o Mesh na Viewport com o perfil retangular, como mostra a primeira imagem em anexo.
Dai é só usar o Mirror para criar a outra parte e mover os vértices para cima e para baixo em cada lado para entrelaçar.
Se quiser que a cobra fique arredondada é só aplicar o Turbo Smooth, igual mostra a imagem 2.
Mas se quiser que fique mais quadrada igual na imagem de referência, é só chanfrar os cantos e aplicar o Turbo Smooth, igual mostram as imagens 3 e 4, quanto menor for o chanfro mais quadrada ela ficará.
Eu usei o modificador Chamfer para facilitar e chanfrar automaticamente, mas não tem no Max 2009, então, terá que criar o chanfro manualmente igual era antigamente, selecionando as Edges e dando Chamfer dentro do Edit Poly.
Abração e tudo de bom.
André Vieira